Filtro de Daltonismo

Apresentação da futura Fatec de Rio Claro reúne empresários da região

Com obras em estágio final, unidade do Centro Paula Souza oferecerá cursos superiores de tecnologia para indústria 4.0; evento teve como objetivo articular parcerias

14 de maio de 2024 2:01 pm Institucional

Equipe do CPS durante evento organizado no local que abrigará a sede da futura Fatec de Rio Claro | Foto: Divulgação

A sede da futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Rio Claro foi palco de um encontro promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), nesta terça-feira (14). Com obras em estágio avançado, o local recebeu autoridades e empresários da região com o objetivo de articular parcerias. “Esse é um modelo de educação que depende fundamentalmente da parceria com empresas. A cada semestre será desenvolvido um novo projeto que busque soluções para os problemas trazidos pelo mercado”, explica a vice-diretora superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco.

Ao menos cinco empresas estão em tratativas de parceria, sendo que o primeiro contrato já foi assinado com a multinacional norte-americana Whirlpool, responsável pelas marcas Brastemp e Consul. Uma articulação que trouxe efeitos positivos antes mesmo da implantação. “Desde o início, a parceria com a Fatec está gerando uma massa crítica dentro da empresa, com diversos profissionais dispostos a dedicar tempo para estar aqui em uma relação ganha-ganha com os alunos”, diz José Luiz Pimenta Júnior, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Whirlpool.

Campus inteligente

Construída pelo Centro Paula Souza (CPS), em local que já foi ocupado pelo Colégio Vocacional e pela Escola Chanceler Raul Fernandes, a unidade contará com um formato de campus inteligente, com equipamentos de conectividade, disposição de mobiliário e tecnologias integradas ao ambiente empresarial. Localizada na Rua 2, nº 2.877, no bairro Vila Operária, a Fatec tem expectativa de início de atividades no primeiro semestre de 2025, com três cursos do eixo de tecnologia, ofertados como trilhas com duração de dois anos, em consonância com a indústria 4.0. “Vamos oferecer internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), e gestão ambiental, social e de governança, conhecida como ESG”, conta Emilena.

A unidade contará ainda com um curso na modalidade de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que permite ao jovem estudar os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio. “Vamos fazer o AMS por trilha de conhecimento. O estudante de Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, tem a opção de seguir para outras áreas no curso superior, como IoT por exemplo”, ressalta.

As trilhas serão híbridas, com 80% de aulas presenciais e 20% online assíncronas, ministradas por professores do CPS e apoiadas por profissionais das empresas parceiras. Outro diferencial é disponibilizar certificações intermediárias que facilitem a entrada dos estudantes no mercado de trabalho mesmo antes de concluir o curso.

Confira depoimento da vice-diretora superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco, sobre o evento:

Ensino Técnico

Além da futura Fatec, Rio Claro conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Armando Bayeux da Silva. Atualmente, a unidade contabiliza cerca de 1,2 mil alunos matriculados em cursos técnicos e integrados ao Ensino Médio. No Vestibulinho para o segundo semestre de 2024, a Etec oferece 120 vagas para os cursos técnicos de Administração, Eletroeletrônica e Eletromecânica.

Inscrições abertas

Os interessados em estudar a partir do segundo semestre de 2024 em uma Etec ou Fatec já podem fazer as inscrições. O Vestibulinho das Etecs está com inscrição aberta pelo site vestibulinhoetec.com.br até 9 de maio. O valor da taxa é de R$ 40. Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever pelo endereço vestibularfatec.com.br até 7 de junho. A taxa é de R$ 90. No último dia, as inscrições encerram-se às 15 horas.

Compartilhe


Veja também