Como empreender na Páscoa e se destacar no mercado. Confira dicas!

Coordenador do curso de Gestão de Negócios da Fatec Sebrae, localizada na Capital, sugere ações para quem quer começar seu negócio no ramo de chocolates para essa data

20 de março de 2023 12:12 pm Cursos, Fatec

Aluna do curso de Gestão de Negócios e Inovação optou pela graduação para aprender a administrar sua marca | Foto: Divulgação

As datas comemorativas são as melhores épocas para quem deseja aumentar as vendas ou até mesmo começar um novo negócio. A Páscoa é considerada por muitos a época mais gostosa do ano e, para aqueles que almejam entrar no mercado com a venda de alimentos, decorações e, principalmente, com os tradicionais ovos de Páscoa e chocolates, esta é a oportunidade ideal. O coordenador do curso de Gestão de Negócios e professor da disciplina de Empreendedorismo e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da Capital, Caio Flávio Stettiner, dá as principais dicas para começar.

Confira as orientações:

1. Entenda quem é seu público-alvo: compreender para quem você quer vender é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso. A partir desse ponto você passará a produzir os produtos que agradem ao seu consumidor;
  2. Trabalhe com encomendas: é importante não apostar mais do que se pode perder. Fabricar o chocolate sem ter compradores pode deixar o produto parado e causar prejuízos;
  3. Atenção com a embalagem: indicar os ingredientes e o peso do produto é um direito do consumidor e evita futuros problemas. A rotulação do produto ajuda no processo de venda e permite que os clientes conheçam sua composição;
  4. Tenha uma boa comunicação: essa etapa é essencial para o andamento dos negócios. Ofereça um bom atendimento, responda às mensagens nos canais de comunicação disponíveis e escute os feedbacks, isso irá ajudar a aumentar as vendas;
  5. Estratégias de divulgação: as pessoas precisam conhecer seus produtos e saber que você está vendendo, por isso as redes sociais são ótimas aliadas nesse momento. Criar perfis da marca em redes como Instagram e Facebook ajuda tanto na divulgação quanto na captação de novos clientes. É importante que essas páginas tenham postagens da variedade dos chocolates e ovos de Páscoa, além de dar informações sobre valores, telefones para contato e sabores. Outra sugestão é criar um catálogo virtual completo e atraente que possa ser linkado a esses perfis e compartilhados no WhatsApp;
  6. Capriche nas imagens: O primeiro contato do cliente com o produto é por meio das imagens escolhidas para representar o que está à venda. Por isso, fotos com uma boa qualidade e que permitam dar zoom para ver o produto com mais detalhes são essenciais. Essas fotografias precisam ter uma boa resolução, devem ter sido feitas em um bom cenário ou ambiente neutro, ter um bom enquadramento e não usar filtros. Mas podem ser editadas para realçar alguns tons que não ficaram fiéis aos originais.

O docente explica ainda que, se a intenção é fazer com que a marca cresça e tenha bons rendimentos futuros, o ideal é formaliza-la. Uma das opções é se tornar Microeemprendedor Individual (MEI).

Aprimorando conhecimentos

Saber fazer o chocolate é importante, mas não é o suficiente. A estudante do último semestre do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae e criadora de uma marca de chocolates, Andreia Rossetto, conta que procurou a graduação para poder aprimorar a gestão de sua empresa.

Criada há 6 anos, a Brig’n’Rroll (@brignroll) nasceu com o intuito de gerar uma renda extra. Após deixar seu trabalho no mercado coorporativo, Andreia decidiu investir na empresa e realizou cursos de brigaderia e confeitaria para aprimorar suas técnicas. Rossetto também conta que as datas sazonais são os melhores períodos de vendas, mas que a Páscoa é o seu carro-chefe.

“Mesmo sendo boa na execução e na comunicação, ainda me faltava aprender sobre gestão para elevar a qualidade e o rendimento da minha marca”, comenta a aluna.  Ela afirma que foi importante entender sobre custos e como ganhar sem ter prejuízo, além de aprender como fazer um bom marketing.