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Gestão Documental

A Lei federal 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos, estabelece que a administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. Atendendo a esse disposto legal, no Estado de São Paulo, cabe à Unidade do ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO, a atribuição de formular e implementar a política estadual de arquivos, gestão documental e acesso aos documentos públicos estaduais.

A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, classificação, avaliação, tramitação, uso, arquivamento e reprodução, que assegura a racionalização e a eficiência dos arquivos. Com a gestão documental é possível assegurar e agilizar o acesso à informação e preservar os documentos que integram o patrimônio documental do Estado.

A gestão documental é um dever dos órgãos da Administração Pública Estadual, servindo como instrumento de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. Para tanto, a gestão documental lança mão de três instrumentos fundamentais denominados Planos de Classificação (PC), Tabelas de Temporalidade de Documentos (TTD) e os Sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SPdoc e SP Sem Papel).

  • Simplificação e racionalização dos procedimentos de gestão dos documentos;
  • Eliminação criteriosa dos documentos desprovidos de valor que justifiquem sua guarda;
  • Garantia de acesso às informações e documentos públicos;
  • Agilidade no processo de tomada de decisões;
  • Maior qualidade e produtividade ao serviço público;
  • Preservação do patrimônio documental do Governo do Estado de São Paulo;
  • Transparência das ações administrativas;
  • Eficiência no planejamento, execução, controle e avaliação das ações governamentais.

Diariamente, o Centro Paula Souza produz e recebe volumes expressivos de documentos que se acumulam, ano após ano. Organizar essa massa documental acumulada, definir normas e procedimentos que regulem a produção, a tramitação e a organização de documentos públicos, bem como avaliar quais documentos podem ser eliminados e quais devem ser preservados são atividades técnicas que integram uma política de gestão documental.

O documento público, considerado documento de arquivo, é aquele produzido, recebido e acumulado pelos órgãos e pelas entidades, conservado com o objetivo de informar ou dar prova de um ato a uma organização ou pessoa, no contexto de suas obrigações legais ou na realização de suas atividades. É importante notar que essas tarefas estão postas para todos aqueles que trabalham com esses documentos, ou seja, todos os agentes públicos.

Com finalidade de auxiliar os servidores a entenderem os conceitos das espécies documentais produzidas por esta Autarquia e, com isso, utilizarem os modelos de documentos adequados disponíveis no Programa SP Sem Papel, bem como proporcionar aos servidores entendimento dos termos técnicos arquivísticos mencionados nos documentos e instrumentos de gestão documental, sugerimos a consulta dos glossários disponíveis abaixo:

A gestão documental conta com uma série de instrumentos ou ferramentas que apoiam suas atividades. São eles:

É nos protocolos que se inicia a gestão documental dos documentos físicos. Para garantir que os documentos públicos cumpram as finalidades administrativas e legais para as quais são produzidos, faz-se necessário aplicar normas e procedimentos que assegurem o seu efetivo controle desde a sua origem até a sua destinação final: eliminação ou guarda permanente.

Para garantir a padronização dos procedimentos entre os protocolos dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, o Centro de Coordenação dos Protocolos Estaduais, do Departamento de Gestão do SAESP elaborou o Manual de Normas e Procedimentos de Protocolo para a Administração Pública do Estado de São Paulo, oficializado pelo Decreto nº 60.334, de 03 de abril de 2014.

Seguem as atividades que foram normatizadas em relação aos documentos em suporte físico:

  • Recebimento
  • Registro
  • Abertura de Expediente
  • Autuação de Processo
  • Encerramento e Abertura de Volume
  • Tramitação
  • Expedição
  • Juntada
  • Desentranhamento
  • Apensamento
  • Desapensamento
  • Incorporação
  • Encerramento de Documento
  • Reconstituição
  • Regularização de Cadastro
  • Consulta
  • Pedido de Vista
  • Reativação

O Arquivo Público do Estado, na condição de órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP, tem a competência de formular e implementar a política estadual de arquivos e exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo, independente da forma ou do suporte em que a informação está registrada.

A preocupação com a gestão e preservação de documentos digitais motivou a instituição, em 2008, de Grupo de Trabalho coordenado pelo Arquivo Público do Estado (Resolução CC n.19/2008) a fim de promover estudos e propor as diretrizes e os procedimentos necessários à integração dos documentos arquivísticos digitais na política estadual de gestão de documentos.

Esse trabalho deu origem à Instrução Normativa APE/SAESP-1, de 10-3-2009 que estabelece diretriz e define procedimentos para a gestão, a preservação e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais da Administração Pública Estadual Direta e Indireta e orientou o aprimoramento do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações – SPdoc, sistema de gerenciamento de documentos convencionais (físicos) e híbridos, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – PRODESP.

Ao longo do ano de 2017, o Arquivo Público integrou novo Grupo de Trabalho a fim de analisar sistemas de produção e gestão de documentos nato-digitais. Em decorrência dos estudos e análises realizadas pelo grupo, o Governo do Estado de São Paulo optou pelo SIGADoc, um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) para integrar o Programa SP Sem Papel, instituído pelo Decreto n. 64.355, de 31 de julho de 2019 e implantado no CPS no primeiro semestre de 2020.

Embora o SP Sem Papel seja um sistema de produção de documentos nato-digitais, o Governo do Estado de São Paulo formalizou, dia 22 de maço de 2023, conforme noticiário disponível no site da Prodesp, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta utilizada pelo Governo Federal na gestão digital de documentos e processos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, com operação da Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo.

A nova ferramenta digital substituiu o SP Sem Papel no Centro Paula Souza, dia 12 de junho de 2023, conforme estabelecido pelo Decreto n° 67.641, de 10 de abril de 2023, que dispõe sobre o uso de meio eletrônico para a formalização de processo administrativo no âmbito da Administração Pública estadual e institui o Sistema Eletrônico de Informações do Estado de São Paulo – SEI/SP, revogando as normativas que tratam sobre a produção e tramitação de documentos no SPdoc e no SP Sem Papel (SPSP), portanto, muitas funcionalidades do SPdoc, assim como do SPSP foram desativados para evitar a produção de documentos nos sistemas legados, permanecendo disponíveis somente as funcionalidades que visam a transição dos documentos para o novo sistema, encerramento e consulta de documentos.

Desse modo, o Arquivo Público do Estado busca assegurar que os documentos produzidos no exercício das funções e atividades dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, independentemente do seu suporte, sejam preservados pelos prazos adequados e tenham a destinação definida nas Tabelas de Temporalidades de Documentos.

Para mais informações, favor acessar o menu de cada Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SPdoc, SP Sem Papel e SEI).

Tipo normativoNúmeroDataEmentaLink
Constituição Federal do BrasilÚnico05/10/1988Excertos, incisos XXXIII e LXXIII do art.5º; incisos I, III, IV e V do art.23º; incisos VII e VIII do art.24º; inciso IX do art.30º; incisos IV, § 1º, § 2º, § 4º e § 5º do art.216º da Constituição Federal.Clique aqui
Decreto22.78919/10/1984Institui o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP.Clique aqui
Decreto22.79019/10/1984Autoriza a celebração de convênios relativos ao Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP.Clique aqui
Decreto29.83818/04/1989Dispõe sobre a constituição de Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo nas Secretarias de Estado e dá outras providências.Clique aqui
Decreto48.89727/08/2004Dispõe sobre os Arquivos Públicos, os documentos de arquivo e sua gestão, os Planos de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo.Clique aqui
Decreto48.89827/08/2004Aprova o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades – Meio e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto51.28621/11/2006Altera a redação e inclui dispositivo que especifica no Decreto nº 48.897, de 27.08.2004, que dispõe sobre os Arquivos Públicos, os documentos e sua gestão, os PC e a TTD da Adm. Pública do Estado de SPClique aqui
Decreto51.99118/07/2007Reorganiza a Casa Civil e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto52.02601/08/2007Reorganiza a Unidade do Arquivo Público do Estado e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto54.27627/04/2009Reorganiza a Unidade do Arquivo Público do Estado, da Casa Civil, e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto55.47925/02/2010Institui, na Casa Civil, Comitê Gestor do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações – SPdoc e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto56.26006/10/2010Altera o Decreto nº 55.479, de 25 de fevereiro de 2010, que institui, na Casa Civil, Comitê Gestor do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações –SPdoc e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto58.05216/05/2012Regulamenta a Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações, e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto60.13207/02/2014Dá nova redação a dispositivo do Decreto nº 55.479, de 25 de fevereiro de 2010, que institui, na Casa Civil, Comitê Gestor do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações – SPdoc e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto60.14411/02/2014Institui a Comissão Estadual de Acesso à Informação – CEAI e dá providências correlatas.Clique aqui
Decreto60.14511/02/2014Dispõe sobre recolhimento de documentos de guarda permanente, produzidos e acumulados pelos orgãos e entidades da Administração Pública estadual direta, indireta e fundacional, para a Unidade de Arquivo Público do Estado, da Casa Civil.Clique aqui
Decreto60.33403/04/2014Aprova o Manual de Normas e Procedimentos de Protocolo para a Administração Pública do Estado de São Paulo, e dá providências correlatas.Clique aqui
Decretosem número07/04/2014Designa os membros da Comissão Estadual de Acesso à Informação – CEAI.Clique aqui
Decreto61.03501/01/2015Dispõe sobre as alterações de denominação, transferências e extinções que especifica e dá providências correlatasClique aqui
Decreto61.17518/03/2015Dispõe sobre as transferências que especifica, no âmbito da Secretaria de Governo, altera a denominação da Ouvidoria Geral para Ouvidoria Geral do Estado, estabelece sua organização e dá providências correlatasClique aqui
Decreto61.55915/10/2015Dá nova redação a dispositivo do Decreto n. 58.052, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei federal n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, e dá providências correlatasClique aqui
Decreto61.83619/02/2016Dispõe sobre a classificação de documentos, dado ou informação sigilosa e pessoal no âmbito da Administração Pública direta e indiretaClique aqui
Decreto62.28302/12/2016Declara de interesse público e social o acervo privado de Mário Covas JúniorClique aqui
Decreto63.38209/05/2018Substitui os anexos do Decreto nº 48.898, de 27 de agosto de 2004, que aprova o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades-Meio, e dá providências correlatasClique aqui
Decreto63.93617/12/2018Dispõe sobre a administração, operação e implantação progressiva do Sistema SPdoc e dá providências correlatasClique aqui
Decreto64.35531/07/2019Institui o Programa SP Sem Papel, seu Comitê de Governança Digital e dá providências correlatasClique aqui
Decreto64.79013/02/2020Institui a Central de Dados do Estado de São Paulo – CDESP, a Plataforma Única de Acesso – PUA e o Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo, e dá providências correlatasClique aqui
Decreto10.27818/03/2020Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei n. 13.874, de 20 setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei n.12.682, de 9 de julho de 2012.Clique aqui
Decreto10.47426/08/2020Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança.Clique aqui
Decreto65.34709/12/2020Dispõe sobre a aplicação da Lei federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), no âmbito do Estado de São PauloClique aqui
Instrução NormativaAPE/SAESP-110/03/2009Estabelece diretrizes e define procedimentos para a gestão, a preservação e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais da Administração Pública Estadual Direta e Indireta.Clique aqui
Instrução NormativaAPE/SAESP-202/12/2010Estabelece critérios para avaliação da massa documental acumulada e procedimentos para a eliminação, transferência e recolhimento de documentos à Unidade do Arquivo Público do Estado.Clique aqui
Instrução NormativaAPE/SAESP-314/09/2015Estabelece critérios complementares à instrução Normativa APE/SAESP-2, de 2-12/-2010, para o recolhimento de documentos à Unidade do Arquivo Público do Estado, visando a efetiva aplicação do Dec. Est. 60.145-2014.Clique aqui
Instrução NormativaAPE/SAESP-405/07/2016Estabelece procedimentos para eliminação de documentos intermediários custodiados pelo Centro de Arquivo Administrativo, do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo, da Unidade do Arquivo Público do Estado.Clique aqui
Lei8.15908/01/1991Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.Clique aqui
Lei12.52718/11/2011Regula o acesso a informação previsto no inciso XXXIII do art.5º, no inciso II do § 3º do art.37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, revoga a Lei nº11.111, de 5 de maio de 2005.Clique aqui
Lei12.68209/07/2012Dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticosClique aqui
Lei12.96523/04/2014Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no BrasilClique aqui
Lei16.78704/07/2018Institui, na Secretaria de Governo, o Fundo Especial de Despesa da Unidade do Arquivo Público do Estado – FEARQ, e dá providências correlatasClique aqui
Lei13.70914/08/2018Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (NR) – (Ementa com redação dada pelo art. 1º da Lei n. 13.853/2019)Clique aqui
Lei13.87420/09/2019Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica; estabelece garantias de livre mercadoClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 104/12/2018Dispõe sobre diretrizes para a contratação de serviços arquivísticos visando à execução de atividades técnicas auxiliaresClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 204/12/2018Dispõe sobre procedimentos para orientar a modelagem de documentos digitaisClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 308/10/2020Substitui o Anexo da Resolução SG-57, de 30-09-2019, que aprova o “Manual de orientação para o uso do ambiente digital de gestão documental do Programa SP Sem Papel”. define procedimentos e dá providências correlatas.Clique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 423/11/2020Substitui os Anexos I e II da Instrução Normativa APE/SAESP nº 1, de 10 de março de 2009, que definem os requisitos e metadados a serem adotados pelo ambiente digital de gestão documental do SP Sem Papel e por outros sistemas de gestão arquivísticaClique aqui
PortariaUAPESP 211/06/2021Institui O Arquivo Digital na Unidade do Arquivo Público do EstadoClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 505/08/2021Orienta os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual sobre a digitalização de documentos públicos, a gestão e a preservação de seus representantes digitais para que produzam os mesmos efeitos legais de documentos originaisClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 625/08/2021Define procedimentos para orientar o mapeamento de documentos compostos e a modelagem de documentos digitais no ambiente digital de gestão documental “Documentos Digitais” do SP Sem PapelClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 721/01/2022Orienta a destinação ao Fundo Especial de Despesa da Unidade do Arquivo Público do Estado – FEARQ de receitas decorrentes da alienação de aparas de papel e outros materiais resultantes da eliminação de documentosClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 828/03/2022Altera a Portaria UAPESP/SAESP-7, de 21-1-2022, que orienta a destinação ao Fundo Especial de Despesa da Unidade do Arquivo Público do Estado – FEARQ de receitas decorrentes da alienação de aparas de papel e outros materiais resultantes da eliminaçãoClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP 918/04/2022Acrescenta o ANEXO II à Portaria UAPESP/SAESP-1, de 4-12-2018, com as especificações técnicas para contratação de serviços de digitalização de documentos públicos estaduaisClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP-1014/12/2022Estabelece critérios e procedimentos complementares para a eliminação, transferência ou recolhimento de documentos digitais, produzidos e armazenados por órgãos e entidades integrantes do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SaespClique aqui
PortariaUAPESP/SAESP-1116/01/2023Orienta a aplicação da Lei n. 12.527/2011(Lei de Acesso à Informação) e de seu regulamento estadual, Decreto n. 58.052/2012, nos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo -SAESPClique aqui
ResoluçãoCC-4306/10/2010Aprova o Regimento Interno do Comitê Gestor do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações – SPdoc, instituído pelo Dec. 55479-2010.Clique aqui
ResoluçãoCC-1919/04/2011Define critérios para a implementação gradual e progressiva do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações – SPdoc nos órgãos da Administração Direta do Poder Executivo.Clique aqui
ResoluçãoSG-5730/09/2019Aprova o “Manual de orientação para uso do ambiente digital de gestão documental do Programa SP Sem Papel”, define procedimentos e dá providências correlatas.Clique aqui