Últimos dias de inscrições para obter a Certificação de Competências do CPS

Candidato passará por um processo de avaliação que envolve entrevista, avaliações teórica e prática; é possível se inscrever até quarta-feira (30)

28 de novembro de 2022 9:39 am Etec

Enfermagem está entre profissões que terão as competências avaliadas para diplomação I Foto: rawpixel.com/ Freepik

Terminam nesta quarta-feira (30) as inscrições para a Certificação de Competências do Centro Paula Souza (CPS). Profissionais que atuam no mercado há pelo menos dois anos em determinadas áreas terão a oportunidade de obter diplomação técnica de nível médio.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail certific.competencia@cps.sp.gov.br. A confirmação ocorrerá após o preenchimento da ficha e análise da documentação solicitada. A relação dos cursos técnicos ofertados para diplomação está disponível no site do CPS.

Requisitos para efetivação da inscrição:

• O candidato deve residir no Estado de São Paulo;
  • Ter, no mínimo, dois anos de experiência comprovada na área do curso técnico de nível médio desejado;
  • Apresentar a documentação (relacionada abaixo).

Documentos (cópias simples):

1. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio autenticados. A autenticação se dá pela numeração da inscrição na Secretaria Escolar Digital (SED) para concluintes a partir do ano 2001 ou pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo, por meio da descrição da página, caderno e volume descritos atrás do Histórico Escolar.
    Concluintes do Ensino Médio a partir do ano de 2001: verificar a numeração no site da Secretaria Escolar Digital;
    Concluintes do Ensino Médio entre os anos de 1980 e 2000: caso o Histórico Escolar não traga a numeração da página, do caderno e volume publicados no Diário Oficial, é necessário fazer a solicitação à unidade escolar;
    Concluintes de outros Estados: é preciso ter visto do supervisor da Diretoria de Ensino mais próxima de sua residência e/ou uma declaração de próprio punho de forma a dar ciência das informações contidas no Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio.
  2. Documentos de Identidade (RG e CPF) – Não será aceita Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  3. Certidão de nascimento ou casamento;
  4. Comprovante de endereço em nome do candidato no Estado de São Paulo (contas de consumo, extrato bancário). Para candidatos locatários, é solicitada cópia do contrato de aluguel, caso não tenham comprovante em seu nome;
  5. Carteira Profissional – Cópias simples das páginas da foto, qualificação civil e contratos de trabalhos dos três últimos contratantes pertencentes ao curso pleiteado ou declaração do empregador em papel timbrado e assinado pelo superior;
  6. Diploma de algum curso técnico que tenha realizado ou graduação (opcional).

Candidatos ao curso Técnico de Enfermagem devem apresentar cópia autenticada da carteira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Auxiliar de Enfermagem e comprovação de, no mínimo, dois anos de experiência, conforme Resolução Cofen nº 683/2021, por meio de:

• Registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou
    1. Decretos/portarias de nomeações;
    2. Termos de posse em cargo público;
    3. Certidões com reconhecimento da instituição certificadora e identificação da autoridade emitente.

Avaliação

Após a inscrição, o candidato passará por um processo de avaliação que envolve entrevista e avaliações teórica e prática. Essa etapa pode ocorrer em até seis meses a partir do contato via e-mail da comissão de docentes responsável pelo caso.

O candidato deverá apresentar, no momento da entrevista, outros documentos, caso seja solicitado pela comissão de docentes. Confira aqui os documentos opcionais.