Certificação de Competências


Atenção: Pré-Inscrição de 03/01/2022 à 11/02/2022 mediante o preenchimento do requerimento de inscrição solicitado via e-mail ao departamento de Certificação de Competências –  certific.competencia@cps.sp.gov.br.

Devido a restruturação do departamento de Certificação de Competências e a suspensão das inscrições pela pandemia, retornaremos as atividades gradualmente atendendo apenas ao público externo e um número limitado de no máximo de 200 (duzentos) processos para desenvolvimento no primeiro semestre de 2022. Segue abaixo critérios para efetivação da pré-inscrição:

  • Preenchimento do requerimento e envio por e-mail ao departamento de Certificação;
  • Residir no Estado de São Paulo;
  • Mínimo de 2 (dois) anos de experiência comprovada na área do curso técnico de nível médio pleiteado;
  • Não possuir nenhum vínculo empregatício com o Centro Paula Souza;

A pré-inscrição agilizará a análise dos critérios acima e a escolha das unidades escolares que irão desenvolver os processos. Após aprovação da pré-inscrição será informado ao candidato requerente via e-mail os procedimentos para envio da documentação abaixo:

  1. Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio devidamente autenticados com a numeração da publicação. Conforme descrições abaixo:
    • Para concluintes do ensino médio a partir do ano de 2001 a publicação poderá ser visualizada pelo site da Secretaria Escolar Digital – SED https://concluintes.educacao.sp.gov.br/publica/consultapublica/Search, enviar junto com a documentação exigida.
    • Para concluintes entre os anos de 1980 a 2000 solicitar junto a unidade escolar de conclusão do ensino médio a numeração da página, caderno e volume, referente a publicação em Diário Oficial do Estado de São Paulo, enviar junto a documentação exigida.
    • Para autenticação do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio concluintes de outros Estados enviar o visto confere oferecido pelo supervisor da diretoria de ensino.
  2. Documentos de Identidade (RG E CPF), não aceitamos carteira de motorista.
  3. Certidão de nascimento ou casamento.
  4. Comprovante de endereço em nome do candidato no Estado de São Paulo (contas de consumo, extrato bancário), para candidatos locatários uma cópia do contrato de aluguel, caso não possua comprovante em seu nome.
  5. Carteira Profissional, cópias autenticadas das páginas da foto, qualificação civil e contratos de trabalhos dos 3 (três) últimos contratantes pertencentes ao curso pleiteado ou declaração do empregador em papel timbrado e assinado pelo superior.
  6. Profissionais autônomos e liberais cópia de contrato de trabalho, ou contrato de serviço, ou registro em órgão da categoria, ou portifólio.
  7. Diploma de técnico que tenha realizado ou graduação (opcional).

Atenção: Candidatos ao curso Técnico em Enfermagem é obrigatório a cópia autenticada da carteira do COREN do auxiliar de enfermagem e comprovação de no mínimo de 2 (dois) anos de experiência conforme Resolução COFEN nº 683/2021, art. 1º, 2º e Parágrafo único, através de:

  • Registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou;
  • Decretos/Portarias de nomeações;
  • Termos de posse em Cargo Público;
  • Certidões em que reconhecida a instituição certificadora, com identificadora da autoridade emitente.

Após a efetivação da inscrição o candidato passará por um processo de avaliação que envolve entrevista contextualizada, avaliações teórica e prática com duração de 6 (seis) meses contatos a partir do envio da documentação a unidade escolar que irá desenvolver o processo, sem nenhum custo. A diplomação será concedida apenas a candidatos considerados aptos pelas avaliações do processo.

O candidato deverá apresentar no momento da entrevista outras documentações caso seja solicitado pela comissão de docentes:

  • Portfólio de trabalhos desenvolvidos (opcional).
  • Componentes curriculares ou cursos concluídos com aproveitamento e devidamente comprovados na própria escola ou em outras escolas. Histórico escolar ou declaração, ou certificado de conclusão de curso, poderão ser solicitados outros documentos se necessário (ementas, conteúdos programáticos, bases tecnológicas etc.).
  • Outros Diplomas de cursos realizados no decorrer da vida profissional (cursos de curta ou média duração).


Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail certific.competencia@cps.sp.gov.br ou pelos telefones 3327-3135 / 3033 / 3097