Short Term Programs supera expectativas online

Realizados pelo CPS, por meio da ARInter, cursos de férias promovem ensino e oportunidade de experiência internacional; edição de 2021 contou com a participação de cinco Fatecs e uma Etec

27 de julho de 2021 12:37 pm Etec, Fatec, Institucional

Iniciativa impulsiona o trabalho de tornar o ensino oferecido pelo CPS conhecido no mundo | Foto: Kelly Brito/Unsplash

Promovidos pelo Centro Paula Souza (CPS), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), os cursos de férias foram ministrados por professores de cinco Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e de uma Escola Técnica Estadual (Etec). Realizado entre os dias 21 e 26 de julho, o Short Term Programs CPS 2021 celebra a primeira edição online com a participação de 246 alunos, de 10 nacionalidades, incluindo brasileiros. Além de oferecerem conteúdo direcionado ao tema de cada minicurso, as aulas possibilitaram uma experiência de ensino internacional aos estudantes.

Inicialmente, a ideia era disponibilizar 200 vagas, metade para alunos das Fatecs e Etecs e a outra metade para estudantes estrangeiros, mas foi preciso expandir esse número, tamanha a procura para as inscrições. “A virtualidade permitiu um alcance maior para os cursos. Neste ano tivemos 246 estudantes participando, sendo 128 alunos estrangeiros, da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador, Peru, Portugal, Espanha e Nigéria”, conta o professor e integrante da comissão organizadora, Fábio Lima.

As atividades foram realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams, com total de 15 horas de aprendizado, em aulas síncronas e de presença obrigatória aos inscritos. “Além de conteúdos teóricos, os professores usaram materiais variados e receberam a participação de docentes convidados de outras instituições e de profissionais da área”, explica Lima.

Quatro cursos foram ministrados em inglês e um em espanhol e, ao fim da programação, os participantes apresentaram trabalhos de conclusão dos cursos. Brazilian Agribusiness Sustainable Solutions, tema ofertado pela Fatec Mogi das Cruzes, abordou sustentabilidade no agronegócio. Já Innovative Ideas Generation, da Fatec Sebrae, tratou de empreendedorismo e criação de novos negócios. O curso da Fatec Baixada Santista foi direcionado a soluções para cidades inteligentes e sustentáveis, o Sustainable Smart Cities and Circular Economy, enquanto a Fatec Americana ofereceu aulas sobre o impacto da internet das coisas no cotidiano no IoT: from data collection to data presentation. Por fim, o curso Turismo y eventos en el interior de São Paulo, ofertado em espanhol, foi uma parceria entre a Fatec Itu e a Etec Martinho Di Ciero.

A estudante Adriana Aparecida Seiko, pela primeira vez no Short Term Programs CPS, optou pelo minicurso em espanhol, pela relação com Gestão de Eventos, que ela faz na Fatec Presidente Prudente. O interesse em conhecer o processo de incentivo à valorização do turismo rural, a possibilidade de aprender sobre os atrativos turísticos de outras localidades e de interagir com alunos de outros países, foram as motivações para participar das atividades. “Foi uma experiência única e surpreendente. Conhecer um pouco mais sobre o tema e realizar o projeto final em grupos foi uma grande oportunidade de troca de conhecimentos”, conta a estudante. “Por meio desses programas de intercâmbio é possível abrir a mente para novas possibilidades e melhorar nossas relações interpessoais.”

O estudante argentino da Universidad Centro Educativo Latinoamericano (UCEL) Isaías Benítez decidiu participar, pela primeira vez, ao ganhar uma bolsa da universidade. Ele optou pelo tema Innovative Ideas Generation, ao avaliar a oportunidade de conhecer novos conceitos para a área em que está se formando e deseja atuar. “Percebi que o curso seria uma ferramenta muito útil para tudo que envolve meu futuro profissional e fui surpreendido. As aulas foram bem elaboradas, sempre havia uma base teórica, e logo partíamos para práticas em grupo. Além disso, a forma como os professores explicaram os conceitos e como nos fizeram participar das atividades fez com que eu me sentisse parte de algo maior”, relata. Ele acrescenta ainda que, caso haja outra oportunidade de mais uma experiência com os cursos do CPS, não hesitaria em aproveitar.

A iniciativa

Em sua terceira edição, o Short Term Programs CPS começou em 2018 . A Assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis Farrero, explica que a ideia surgiu para suprir a necessidade de ofertar ensino com abrangência internacional para apoiar o Paula Souza nas parcerias com instituições estrangeiras.

Além de conteúdos de excelência, a iniciativa impulsiona o trabalho de tornar o ensino oferecido pelo CPS conhecido no mundo. “Nós tínhamos a necessidade de oferecer cursos que fossem ministrados em inglês, mas sabíamos do desafio de implementar aulas em outro idioma em uma instituição tão grande. Desenvolvemos os cursos de férias, inicialmente em parceria com a Fatec Sebrae”, explica. “As duas primeiras edições tiveram tanta procura e uma repercussão tão boa, que nos tornaram conhecidos no meio acadêmico internacional. Além disso, o sucesso dos primeiros cursos impulsionou a entrada de Fatecs no projeto”, explica Marta.

No ano passado os cursos presenciais foram cancelados, obedecendo às medidas restritivas para evitar o contágio pela Covid-19. Para que os alunos não ficassem mais um ano sem o aprendizado, o Short Term Programs CPS ganhou a versão virtual. Marta acredita que o formato foi um dos pontos que fizeram o número de inscrições superar as expectativas da comissão organizadora. “O online veio para ficar, derruba fronteiras e colabora muito para a democratização da internacionalização do Centro Paula Souza. Essa experiência nos mostrou que, para as próximas edições, podemos manter a programação presencial e virtual. Assim, damos oportunidade para muitos estudantes que não podem vir ao Brasil.”

Para os alunos do CPS, os cursos representam uma experiência única na construção do conhecimento e isso, segundo Marta, explica a adesão expressiva dos estudantes. “Desde a primeira edição foi perceptível que para o nosso aluno era uma oportunidade muito significativa e, muitas vezes, inédita, poder participar de um programa internacionalizado, sem sair do Brasil, com acesso a uma grade troca de experiências e conhecimentos com jovens de outros países.”

Para os próximos Short Term Programs CPS, a expectativa é de que mais unidades tenham interesse em participar das atividades e, consequentemente, ampliar as temáticas. “Nossos cursos têm uma estrutura forte, um ensino que está no nível de qualidade de centros de ensino reconhecidos pelo mundo. Por isso, desejamos que mais Fatecs participem e mostrem a excelência do ensino que oferecem”, explica Marta. “O curso de curta duração é uma ótima oportunidade de evidenciar os trabalhos que desempenhamos e permitir que os alunos acessem uma ferramenta de internacionalização e interação com outras culturas.”

Compartilhe


Veja também