Centro Paula Souza e Unesp formam parceria para adesão ao Profnit

Instituições criaram programa de mestrado profissional pioneiro no Estado de São Paulo a integrar a rede nacional, que conta com quase 400 docentes em 30 pontos focais

24 de abril de 2024 12:00 pm Parcerias, Pós-Graduação

Solenidade de apresentação do programa na Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, em Botucatu | Foto: Divulgação

O Profnit é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação ofertado em rede, presencial e gratuito. Criado em 2016, conta com quase 400 docentes em 30 localidades, chamadas de pontos focais. Chegou ao Estado de São Paulo graças a parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

“O novo ponto focal será em Botucatu, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. Temos orgulho de contar com a parceria de três unidades da Fatec, que são Botucatu, Pompeia e Catanduva”, diz o diretor da Agência de Inovação da Unesp e conselheiro do CPS, Saulo Philipe Sebastião Guerra.

Uma segunda base paulista foi criada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Em todo o Brasil, o curso segue o mesmo currículo e visa aos mesmos objetivos: formar profissionais qualificados a atuar nos núcleos de inovação tecnológica dos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

“Começaremos as seleções no meio de 2024 e o curso regular está previsto para iniciar em 2025, em Botucatu”, disse o conselheiro.

Na solenidade de apresentação do programa, realizada em dezembro de 2023, na Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, saudou a iniciativa.

“Quando falamos de inovação, as políticas públicas de propriedade intelectual são essenciais. Essa parceria será muito importante para as instituições e ainda para o Estado de São Paulo e para o nosso País”, declarou.