Selo ajuda a valorizar os produtos locais de Piracicaba

Etec e Fatec participam do projeto que acaba de ser aprovado; próxima etapa é capacitar produtores e agricultores

5 de setembro de 2022 9:49 am Etec, Fatec

Resultado da parceria com Etec e Fatec, Selapir chega para valorizar produtores e produtos locais, processados ou in natura | Foto: ASphotofamily/Freepik

Para vender, não basta ter um bom produto. A lei brasileira exige que o rótulo de um item alimentício contenha dados como componentes da fórmula, tabela de composição nutricional e data de validade.

Auxiliar agricultores e produtores locais a se inserir no mercado foi a principal motivação de um consórcio de entidades para a criação do Selo Local de Alimentos de Piracicaba (Selapir).

O Projeto de Lei 140/2022, aprovado pela Câmara Municipal no dia 15 de agosto deste ano, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), que contou com a colaboração de quatro instituições de ensino, entre elas da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e da Escola Técnica Estadual (Etec) Cel. Fernando Febeliano da Costa, ambas de Piracicaba.

“Além de valorizar o produto local, o selo incentiva a permanência do produtor no campo”, afirma Ângela Correia, coordenadora do curso de tecnologia de alimentos da Fatec. O Selapir, gratuito e facultativo, se destina a produtos in natura (frutas, verduras e legumes) e processados, inclusive de origem animal (pães e geleias, leites e queijos, entre outros).

Acompanhamento em todas as etapas de produção

“O novo cronograma de ações será pensado a partir de agora”, conta Alessandra. É a fase de capacitação do selo, em que Etec e Fatec atuam junto ao produtor, dando a ele todas as informações para que possa proceder a boas práticas de higiene, fazer o cálculo nutricional e escolher a embalagem mais adequada. “Já vi pessoas que desistiram de comercializar o seu produto por falta de conhecimento em relação às informações do rótulo, ou mesmo a data de validade”, conta Alessandra Siqueira, coordenadora dos cursos técnico em nutrição e meio ambiente da Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa.

“Para os alunos, essa é uma maneira de praticar o que é aprendido nas aulas”, diz Ângela. Os estudantes devem acompanhar todas as etapas da manufatura. No caso da fabricação de um queijo, por exemplo, eles estarão presentes desde a ordenha até a finalização. As instituições de ensino Esalq-USP e Fatesp também participam desse projeto, que tem ainda o Serviço Social do Comércio (Sesc) como parceiro.

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.