Professores participam de capacitação para ensino a distância

O Centro Paula Souza iniciou nesta quinta-feira, 30, a Capacitação Docente em Cursos Semipresenciais para preparar cerca de 250 professores e diretores das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais envolvidas no […]

30 de julho de 2009 10:45 am Etec, Fatec

Programa de aulas em ambiente virtual permite aos professores proporem atividades e avaliações aos estudantes do CPS | Foto: Divulgação

O Centro Paula Souza iniciou nesta quinta-feira, 30, a Capacitação Docente em Cursos Semipresenciais para preparar cerca de 250 professores e diretores das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais envolvidas no Telecurso TEC. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt; do secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; do presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun; além dos representantes da instituição: a diretora superintendente, Laura Laganá; a presidente do Conselho Deliberativo, Yolanda Silvestre; o vice-diretor superintendente, César Silva; e o coordenador de Ensino Superior, Angelo Cortelazzo.

Serão 72 horas de capacitação, das quais, 48 a distância e 24 em três encontros presenciais de 8 horas cada. O objetivo é dar suporte aos professores na elaboração do projeto pedagógico do primeiro curso superior de tecnologia semipresencial da instituição: Processos Gerenciais – nova denominação do curso de Gestão Empresarial, já existente nas Fatecs na modalidade presencial. O material será submetido à avaliação do Ministério da Educação (MEC) e, após aprovação, a instituição estará apta a ministrar cursos a distância em nível superior. O pedido será feito em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Projeto Univesp. “Nossa intenção é promover a expansão do ensino superior público por meio da utilização de novas tecnologias”, ressaltou Carlos Vogt.

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais foi escolhido pela alta demanda de profissionais no mercado – estima-se que metade dos gestores de pequenas e médias empresas do país não tenham formação superior. “Esse programa representa um avanço importante na educação a distância. A adoção de novas tecnologias é fundamental para ampliar a oferta de Ensino Tecnológico no Estado”, afirmou Alckmin.

A previsão é que esse primeiro curso tenha entre 20 e 30% de seu currículo oferecido na forma presencial e o restante, a distância. Polos de apoio serão distribuídos pelo Estado para oferecer infraestrutura aos alunos e também para as aulas e provas. Ao final da capacitação, serão selecionados docentes para a preparação do material de suporte para todas as disciplinas e definidos quantidade e localização dos polos.

Para Laura Laganá, “os cursos de tecnologia a distância são uma realidade em diversos países e é extremamente importante que São Paulo adote essa prática o mais rápido possível”.

Cortelazzo explica que o credenciamento da instituição para aplicação de cursos semipresenciais de graduação deve abrir caminho para outras iniciativas. “No futuro, será possível elaborar cursos de pós-graduação, especialização, aperfeiçoamento, que também são de extrema importância para a capacitação continuada de pessoal já formado em nível superior”.

Telecurso TEC

O Centro Paula Souza já possui experiência em ensino a distância no nível técnico por meio do Telecurso TEC, parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho. São oferecidos três cursos no campo de Gestão: Administração Empresarial, Secretariado e Assessoria e Gestão de Pequenas Empresas. Cada um deles com carga horária de 800 horas, divididos em três módulos com 16 semanas de duração. Concluídos os três módulos, o aluno obtém o diploma de técnico com validade nacional. O Telecurso TEC dispõe de recursos educacionais variados e é oferecido em três modalidades: presencial, aberta e on-line.