Professores da Fatec de Jaú vão à Holanda para curso de capacitação

Na próxima segunda-feira, dia 6, professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu embarcam para um período de duas semanas de capacitação na Holanda. O curso de Formação de Pessoas na Área Hidroviária é […]

2 de janeiro de 2014 2:44 pm Fatec

Visita ao porto de Roterdã é parte do programa dos docentes da Fatec de Jaú

Na próxima segunda-feira, dia 6, professores da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu embarcam para um período de duas semanas de capacitação na Holanda. O curso de Formação de Pessoas na Área Hidroviária é resultado de uma parceria da unidade com o STC Group – uma das principais empresas europeias em formação aquaviária — e o governo daquele país, que vai custear o projeto, estimado em 50 mil euros.

O grupo, formado por nove docentes, entre eles Rosa Padroni, responsável pelo projeto, conhecerá de perto o trabalho de gestão e operação do porto de Roterdã, o maior da Europa e um dos mais importantes do mundo. A programação inclui palestras e visitas técnicas voltadas às questões relacionadas à gestão de hidrovias, transporte fluvial, cadeia logística, leis trabalhistas, gerenciamento de pessoas, prevenção de acidentes, medidas de resgate, prevenção de poluição, tratamento de resíduos e treinamento prático em navio-escola, entre outros .

“Será uma experiência muito positiva”, diz Rosa Padroni, que destaca a aprovação do projeto como mais um sinal de reconhecimento do trabalho da Fatec Jahu e também do Centro Paula Souza. “Somos uma instituição de ensino e, como tal, nosso papel é disseminar toda informação e técnica adquiridas a nossos alunos”. Essa é a segunda vez que professores da Fatec Jahu viajam à Europa para cursos de capacitação em temas aquaviários. A primeira foi à Bélgica, em 2010.

Participam da viagem, além de Rosa, os professores Alex Almeida Prado, Marcos Shoiti Saito, Magaly Romão, Vladimir Cancian Júnior, Luiz Alberto Sorani, Maria Hermínia M. Leite, Antonio Eduardo Assis Amorim e o diretor da Fatec Jahu, Paulo Buscariollo.

Roterdã destacou-se como notável centro de transporte marítimo no final do século 17. Ainda hoje é o maior da Europa e está entre os dez portos mais importantes do mundo, dentre os quais nove são asiáticos.

Compartilhe


Veja também