Professora da Fatec SJC realiza pesquisa em Portugal

Projeto será conduzido em parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP); estudos sobre usinagem podem trazer ganhos para as indústrias aeronáutica e automotiva

14 de março de 2023 9:25 am Institucional

Rita é professora dos cursos de Manufatura Avançada, Manutenção de Aeronaves e Projetos de Estruturas Aeronáuticas I Foto: Divulgação

A partir da segunda quinzena de abril, a professora da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos, Rita de Cássia Mendonça Sales Contini, iniciará pesquisa em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal. A docente vai analisar parâmetros de usinagem em materiais avançados e os ganhos que podem trazer para as indústrias aeronáutica e automotiva. A data prevista de retorno ao Brasil é abril de 2024.

Formada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP), Rita ministra aulas nos cursos superiores de tecnologia em Manufatura Avançada, Manutenção de Aeronaves e Projetos de Estruturas Aeronáuticas da Fatec do Vale do Paraíba. A pesquisa está vinculada ao Regime de Jornada Integral (RJI) do Centro Paula Souza (CPS), que tem o objetivo de desenvolver atividades ligadas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo.

Com a parceria, serão atingidos dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 das Nações Unidas:

• ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
  • ODS 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Apoio à pesquisa

Em setembro de 2021, o CPS foi reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e, com isso, além de atuar na área de pesquisa, passou a contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações em parcerias público-privadas, sempre alinhadas às necessidades do mercado. Os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que têm como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

“Depois que o CPS foi reconhecido como ICT, vi a oportunidade de ampliar as minhas referências e de internacionalizar o projeto. Consultei a Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) para que pudessem me ajudar na busca por uma instituição de Ensino Superior internacional, que fosse parceira do CPS. Comecei a procurar entre as universidades indicadas qual se encaixava nos meus objetivos e encontrei o Isep”, comenta.

Ao entrar em contato com o IPP, em 2022, a docente conheceu o coordenador da pós-graduação em Usinagem Avançada, Francisco José Gomes Silva. Após algumas reuniões remotas, começou a integrar a equipe de pesquisadores do Isep, formada por André Pedroso, Naiara Sebbe, Rúben Costa e Vitor Sousa e Raul Campilho, e está contribuindo com o desenvolvimento de estudos e possível viabilização da proposta. “Essa conexão internacional gerou um cenário positivo não só para mim, mas também ao CPS e IPP. Com a parceria, existe a possibilidade de realizar um pós-doutorado no Isep, com supervisão de Silva.”

Os benefícios vão se estender à Fatec onde a professora trabalha, já que o instituto dará apoio em relação aos recursos necessários para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, tais como: matéria-prima e insumos para preparação dos testes, parceria com empresas interessadas, cessão de uso de equipamentos de ponta para execução dos ensaios e para análise do material processado, cessão de uso de ferramentas de usinagem, além de treinamentos em equipamentos de usinagem que poderão ser replicados na unidade após seu retorno ao Brasil.

Rita terá a oportunidade de integrar o comitê organizador e científico da 32ª edição da International Conference On Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM 2023), prevista para ocorrer entre os dias 18 e 28 de junho deste ano, na cidade do Porto, em Portugal.

Regime de Jornada Integral

A pesquisa é promovida pelo Regime de Jornada Integral (RJI), um regime especial de trabalho do corpo docente das Fatecs, e tem o objetivo de gerar e aplicar métodos e técnicas capazes de contribuir na consolidação da instituição como referência em excelência da educação pública profissional técnica e tecnológica.

O RJI possibilita que o docente se dedique à pesquisa tecnológica. O ingresso é aprovado após apresentação de projetos específicos, que tenham o objetivo de desenvolver atividades ligadas ao ensino. A carga horária do professor em RJI é de 40 horas semanais e o projeto deve ser desenvolvido junto a uma unidade de ensino e ligado a um curso tecnológico. A gestão integral do regime é de responsabilidade da Comissão Permanente do Regime de Jornada Integral (CPRJI) do CPS.

Os docentes têm a missão de acompanhar e de expandir a fronteira do conhecimento, atuando como agentes do processo de transformação e de inovação, habilitando os jovens nas atividades de prospecção, de absorção, de elaboração e de difusão da informação e da ciência aplicada.