Minicursos gratuitos ensinam a planejar o futuro em duas Fatecs

Em Araraquara e São Carlos, aulas sobre orçamento familiar e gestão empresarial têm em comum uma professora empenhada em levar informações úteis à comunidade

15 de abril de 2024 12:27 pm Cursos, Fatec

Para Janaina Oliveira, levar informação às pessoas é uma forma de atrair alunos para a faculdade | Foto: Divulgação

Nesta segunda quinzena de abril e ao longo de maio, as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Araraquara e São Carlos oferecem minicursos em diversas áreas, de gestão de negócios a economia doméstica. Gratuitas e abertas a todos os interessados, as aulas são ministradas por professores voluntários empenhados em levar conhecimento à comunidade em que estão inseridos e chamar a atenção dos estudantes para os cursos superiores ministrados em suas unidades.

Em São Carlos, a partir desta segunda-feira (15), têm início os cursos: Orçamento Familiar: Planejar as Finanças; Gestão Financeira Empresarial; Gestão de Carreira; Formas de Economizar e Investir na Renda Pessoal e Como Organizar um Fluxo de Caixa: Técnicas para Microempreendedores.

Na Fatec Araraquara, uma parceria entre a unidade e a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), firmada por intermédio do professor Carlos Henrique Aiello, promove os minicursos que abordam de gestão financeira a conversação básica em inglês.

Parcerias bem-sucedidas

Nos bastidores de muitos desses eventos está Janaina Oliveira, professora das duas Fatecs, graduada em Administração de Empresas, no Centro Universitário Central Paulista (Unicep), e mestre em Economia, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Há dez anos, ela se dedica à vida acadêmica, sempre de olho em possíveis brechas na sua grade para incluir mais algumas aulas – como voluntária.

Na Fatec Araraquara, onde é professora nos cursos superiores de tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão Comercial, levou a ideia dos minicursos a Carlos Aiello, professor da unidade, que conseguiu viabilizá-los firmando uma bem-sucedida parceria com a Acia. Depois disso, ela começou a conversar com outros docentes, que se prontificaram a participar do projeto. Presenciais, os cursos ocorrem em dois endereços: na Fatec e na sede da Associação.

“Eu vim de uma família simples e tinha o sonho de me formar na área de administração, o que me dava a perspectiva de uma vida melhor”, explica Janaina. “Fiz mestrado em Economia porque eu queria ser docente de Ensino Superior”, diz, evidenciando sua veia de professora.

Nas tardes de terça e de quarta-feira ela se desloca para São Carlos, onde ministra, na Fatec, quatro disciplinas nos cursos de Administração Financeira e Orçamentária, Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Janaina desenvolveu o projeto Fatec na Comunidade, em que utiliza salas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Afro para conscientizar a população sobre Orçamento Familiar, Gestão Financeira Empresarial e Gestão de Carreira.

Futuros alunos

Não são os primeiros cursos criados por ela. No início de abril, por exemplo, Janaina conseguiu, junto à Secretaria de Desenvolvimento Humano de Araraquara, uma sala com capacidade para 40 pessoas, que rapidamente lotou com interessados no curso Intensivo de Matemática, tendo em vista, principalmente, o exame do Vestibular da Fatec, que será aplicado em junho. “Vejo na classe meus futuros alunos”, diz. As aulas são ministradas uma vez por semana. “Eu estava livre nas noites de segunda-feira e pensei em criar esse intensivo”, conta. Com foco nos mais novinhos, ela procurou a Associação Filhos do Sol, onde ensina matemática para as crianças da comunidade.

O que Janaina quer é atrair o maior número possível de alunos para as Fatecs e, ao mesmo tempo, criar uma integração maior com a comunidade. Os jovens são um estímulo para que ela se mantenha ativa em tantas frentes. “O amor que eu recebo deles é o combustível que me mantém na profissão, feliz e realizada”, conclui.

Confira os cursos:

Minicursos ministrados na Fatec Araraquara

Gestão Financeira27/0416hJanaina OliveiraClique Aqui
Gestão Financeira29/0421hJanaina OliveiraClique Aqui
Gestão de Negócios: Realidade x Necessidade9/0515h30José Marcos Paula TheodoroClique Aqui
Excel Básico14/0515hCaçãoClique Aqui
Introdução à Programação de Computadores com Linguagem Python21/0515hCaçãoClique Aqui
Gestão Financeira27/0521hJanaina OliveiraClique Aqui

Fatec Araraquara – Minicursos ministrados na Associação Comercial

Orçamento Familiar15/0421hJanaina OliveiraClique Aqui
Inscrições até 10/04/2024
Atendimento e Vendas – Sua Excelência o Cliente18/0420hCarlos AielloClique Aqui