Instituto Proa capacita professores de cursos do Novotec Expresso

Iniciativa oferecerá atividades voltadas ao aperfeiçoamento das competências socioemocionais dos alunos do programa com foco na construção de seus projetos de vida e de empregabilidade

6 de março de 2020 3:48 pm Etec, Fatec, Institucional, Qualificação Profissional

Equipes de professores e gestores do Centro Paula Souza e do Instituto Proa durante treinamento realizado na Capital | Foto: Divulgação

Aperfeiçoar as competências socioemocionais dos jovens para que eles construam seus projetos de vida e de empregabilidade. Essa foi a proposta de um treinamento do Instituto Proa oferecido a cerca de 70 professores e gestores do Centro Paula Souza (CPS) nesta sexta-feira (6). A ideia é incluir esses temas na grade do programa Novotec Expresso.

O projeto-piloto terá início neste semestre em 34 unidades do CPS na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que oferecem os cursos de Auxiliar de Logística, Técnicas de Vendas e Gestão de Pequenos Negócios.

Para a coordenadora de projetos de capacitação da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Judith Terreiro, a iniciativa tende a ampliar cada vez mais a utilização de metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula. “A experiência que será desenvolvida no Novotec Expresso servirá de modelo para ser replicada no dia a dia das unidades”, afirma.

De acordo com o diretor-executivo do Instituto Proa, Rodrigo Dib, as habilidades comportamentais são determinantes para o ingresso do jovem no mercado de trabalho. “Vivemos em um mundo que exige competências muito além do conhecimento profissional. Será uma grande oportunidade para o estudante aperfeiçoar seus talentos e planejar um projeto de vida”, diz.

Entre os conteúdos abordados no projeto estão autoconhecimento, valores pessoais, propósito de vida, dicas de empregabilidade e processo seletivo, empreendedorismo, uso de redes sociais, gestão de imagem, de tempo e de finanças, além de temas conectados com a realidade dos jovens da geração Z.