Um detalhado documento esclarece docentes sobre nova rotina didático-pedagógica; material traz respostas para questões referentes a planejamento de aulas, infraestrutura e funcionamento da plataforma
Material, já disponível na internet, foi elaborado por professores para professores | Imagem: Guia de Orientação Didático-Pedagógica
As aulas vão recomeçar nas Fatecs trazendo grandes desafios para todos. Os professores receberam capacitações e se prepararam para um modelo de ensino remoto, que vai exigir o reposicionamento tanto de quem dá aula, quanto de quem assiste.
Até que os procedimentos se incorporem totalmente à rotina acadêmica, poderão surgir dúvidas no dia a dia. Para reforçar o suporte oferecido aos docentes das Fatecs, foi desenvolvido o Guia de Orientações Didático-Pedagógicas, elaborado por professores para professores.
O documento trata dos diversos aspectos da educação no ambiente digital, explicando a diferença entre Ensino a Distância (EAD) e ensino online, além de apresentar respostas para as principais questões referentes a planejamento de aulas, infraestrutura e funcionamento da plataforma virtual. Há também sugestões de práticas e montagem de material didático.
O guia traz ainda para os professores um passo a passo minucioso de como fazer as adequações das aulas com autonomia e segurança.
Todas essas novidades serão implantadas, mas sem perder de vista a proposta educacional que marca a qualidade do ensino nas Fatecs. “Os princípios, as abordagens, os conteúdos continuam sendo os mesmos da aula presencial na Fatec, ou seja, continuam tendo como forte pilar de sustentação a interação docente-aluno”, divulga o Guia.
Incentivando os professores a tirar o máximo de proveito dos recursos tecnológicos que estarão disponíveis, o documento alerta que a aula online é uma alternativa a uma situação emergencial, que visa dar continuidade ao semestre letivo dos cursos presenciais.