Fórum discute papel de municípios na educação profissional

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) realizou nesta terça-feira, 2 de dezembro, na sede do Conselho Regional de Química (CRQ), o evento “O papel dos municípios na educação profissional”, com […]

2 de dezembro de 2008 10:37 am Etec

O Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp) realizou nesta terça-feira, 2 de dezembro, na sede do Conselho Regional de Química (CRQ), o evento “O papel dos municípios na educação profissional”, com o objetivo de integrar os participantes do processo de qualificação no contexto do mundo do trabalho.

Foram cerca de 180 inscritos, entre eles, prefeitos de 50 cidades onde estão implantadas classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com a prefeitura ou empresas, sob a administração de uma Escola Técnica – Etec), além dos diretores responsáveis por essas unidades.

Na parte da manhã, Nacim Walter Chieco, consultor do Departamento Nacional do Senai, abordou a legislação e diversos outros aspectos sobre a participação dos municípios na educação profissional. Yutaka Kanbe, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Guarulhos, e Elisabeth Márcia Martucci, da Prefeitura de São Carlos, falaram das parcerias para promover cursos e implantar escolas em suas cidades.

No período da tarde, as instituições que compõem o Fepesp apresentaram as diversas modalidades de parcerias. “Essas parcerias vêm se convertendo em experiências bem sucedias e consolidadas, trazendo benefícios para as comunidades onde elas estão inseridas. Isso é reflexo do valor que toda a sociedade reconhece na educação profissional”, disse César Silva, vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza.

Além do Paula Souza, compõem o Fepesp a Associação Nacional da Educação Tecnológica (Anet), o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), o CRQ, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo (Sintec-SP) e o Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo (Sintesp).

Para Almério Melquíades Araújo, coordenador de Ensino Técnico do Centro Paula Souza e um dos organizadores do evento, o balanço foi positivo. “Tanto as prefeituras como os representantes do Fepesp trouxeram experiências ricas e números significativos em suas explanações. Tenho certeza de que o debate vai estimular ainda mais a proximidade entre os municípios e as instituições de ensino”.

Compartilhe


Veja também