Estudantes de países como Chile, Colômbia, Equador e México desenvolveram trabalhos de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Alunas da Colômbia criaram site para ajudar agentes públicos a otimizar distribuição de produtos de higiene menstrual l Foto: Divulgação
Está chegando a hora de um dos eventos mais esperados pelos estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. De volta ao formato presencial, a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) começa na próxima segunda-feira (19) e segue até quinta-feira (22), no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital.
Além de 112 projetos desenvolvidos por etecanos e fatecanos, a 15ª edição da Feteps conta ainda com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais. Desenvolvidos em grupos formados por até três alunos, os projetos foram norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os trabalhos dos estudantes de escolas parceiras abordam questões como produção de alimentos saudáveis, construção de moradias para pessoas desabrigadas e inclusão de jovens no mercado de trabalho.
Conheça abaixo os projetos, que são direcionados pelos ODSs 2 (fome zero e agricultura sustentável), 3 (saúde e bem-estar), 6 (água potável e saneamento), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 9 (indústria, inovação e infraestrutura), 10 (redução das desigualdades), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo e produção responsáveis), 14 (vida na água), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).
A relação de projetos é organizada por ordem alfabética de países:
Município/país |
Unidade |
Nome do projeto/ODS |
Descrição do projeto |
Autores |
Avaré, Brasil |
Faculdade de Engenharia e Administração Paulista (Feap) |
Dispositivo de alerta de assédio e violência (ODS 16) |
Com o objetivo de oferecer uma ferramenta para conscientização e enfrentamento ao assédio sexual e à violência de gênero, as estudantes criaram uma solução tecnológica. Além de um dispositivo para enviar discretamente alertas para agentes e instituições de segurança, como Delegacias de Defesa da Mulher, elas também desenvolveram um site com informações sobre grupos de apoio e outras formas de suporte às vítimas. |
Stela Monteiro, Gabriela Carriel. Orientadores: Danilo Oliveira, Nicolas Colloca |
GreenTech: agricultura sustentável com irrigação e monitoramento inteligente (ODS 2) |
O GreenTech utiliza o sistema embarcado Arduino e a linguagem de programação C++, integrando sensores e microcontroladores para automatizar e otimizar o processo de irrigação em ambientes agrícolas. A tecnologia monitora diversas variáveis ambientais com o objetivo de ajustar os padrões de irrigação de acordo com as necessidades específicas das plantas, economizando água e promovendo o crescimento saudável das culturas. |
Raphael Torigoe, Carlos Lima. Orientadores: Nicolas Colloca, Danilo Oliveira |
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Um oásis em casa: a criação de uma estufa de microverde (ODS 2) |
Microverdes são plantas colhidas entre uma e três semanas após a germinação da semente, quando as primeiras folhas começam a aparecer. São reconhecidas por sua densidade nutricional e versatilidade culinária. Uma estufa caseira com sistema de irrigação automático foi pensada para atender à demanda crescente por esses vegetais. A pesquisa concluiu que, com algumas adaptações, o projeto também pode expandir os horizontes de pequenos produtores. |
Andressa Rossi, Pedro Tito. Orientadores: Nicolas Colloca, Danilo Oliveira |
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La Unón, Chile |
Liceo Bicentenario de Excelencia Agrícola Tecnológico Werner Grob |
Biofertilizante sostenible con suero de leche (ODS 12) |
A pesquisa dos estudantes analisa o comportamento de microrganismos em processos de fermentação do soro do leite. O objetivo é desenvolver biofertilizantes para melhorar a relação entre fungos e raízes de plantas vasculares e a fertilidade do solo. Os resultados obtidos respaldam a estratégia como uma solução benéfica para pequenos e médios agricultores, empresas agrícolas sustentáveis e agências de fomento à agricultura familiar. |
Javiera Soto, Erwin Sidler, Natalia Uribe. Orientadoras: Carmen Guarda, Mireya Vergara |
São Paulo, Brasil |
Colégio Dante Alighieri |
AFROBr: Imersão virtual em monumentos históricos como proposta de aprendizagem antirracista (ODS 10) |
A proposta do projeto é estimular reflexões acerca do preconceito racial por meio da valorização da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, empregando tecnologias imersivas em sequências didáticas que valorizem personalidades negras de relevância histórica, a partir de monumentos. As estudantes se inspiraram na lei federal de 2003 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na Educação Básica. |
Caroline da Silva e Flávia Salvi. Orientador: Ian Bastos |
Aspectos da interação aluno-professor no ensino-aprendizagem na Iniciação Científica Júnior (ODS 4) |
A estudante pesquisou a relação entre jovens pesquisadores e seus orientadores por meio da aplicação de questionário e análises qualitativas das respostas. Resultados preliminares apontam que os mais experientes esperam mais flexibilidade e compreensão de seus orientadores, enquanto os mais iniciantes desejam mais auxílio de seus orientadores para a busca das leituras sobre o tema a ser investigado. |
Anna Heck. Orientadora: Pércia Barbosa |
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Avaliação do perfil dos metabólitos secundários no cultivo do maracujá in vitro e na terra (ODS 3) |
Estudos mostraram que o cultivo de algumas plantas in vitro é mais eficiente do que na terra para a extração de metabólitos secundários com propriedades medicinais – compostos responsáveis por defender a planta contra fatores externos, bióticos ou abióticos. O objetivo deste projeto é acentuar a produção dessas substâncias por meio do cultivo de sementes de maracujá in vitro. |
João de Melo. Orientadoras: Camila Rizzo, Nilce de Angelo |
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O efeito dos probióticos na infecção pelo parasita intestinal Giardia lamblia (ODS 3) |
Giardia lamblia é o nome científico de um protozoário enteroparasita que causa uma das doenças negligenciadas mais comuns do mundo, a giardíase, cujos principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia. A dupla de alunos estuda o tratamento da enfermidade por meio de probióticos: microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. |
Pedro Bernardes, Tomás Biselli. Orientadora: Bianca Sales |
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Los Ángeles, Chile |
Liceo Agrícola El Huerton Los Ángeles |
Fuego Silencioso, un robot para la detección de incendios forestales de origen subterraneo (ODS 15) |
Incêndios florestais subterrâneos ocorrem embaixo das raízes das plantas, em locais de concentração de húmus (matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas). É para combater esse fenômeno que os estudantes desenvolveram o Fuego Silencioso, um robô capaz de resistir a altas temperaturas e operar em ambientes hostis, para detectar mudanças de temperatura no subsolo, possibilitando intervenções de prevenção e extinção do fogo. |
Anahy Isla, Ashleey Isla, Aran Poblete. Orientadora: Verónica Contreras |
Puyehue, Chile |
Liceo People Help People se Pilmaiquen |
Ecofilm PHP: transformación sostenible de plásticos en filamento (ODS 14) |
O projeto de produção de filamentos de impressoras 3D a partir do reaproveitamento de garrafas plásticas surge como uma solução sustentável para abordar a crescente contaminação do meio ambiente em nível global. As metas dos estudantes incluem desde a redução dos resíduos até a geração de postos de trabalho no setor de reciclagem, passando pela sensibilização sobre a importância da reutilização de materiais plásticos. |
Benjamin Vargas, Fernando Vegas. Orientadora: Vanessa Sepulveda |
Bogotá, Colombia |
Universidad Antonio Nariño |
Construyendo un futuro saludable: diseños asequibles de tratamiento de agua en zonas rurales (ODS 6) |
A pesquisa dos estudantes observou uma defasagem no abastecimento de água própria para consumo em áreas rurais da Colômbia em relação aos centros urbanos. Para ajudar a solucionar o problema, eles desenvolveram um sistema de tratamento de água potável de baixo custo. Feitas com materiais facilmente encontrados em lojas de ferragens, as estações de purificação são passíveis de montagem e manutenção pelas próprias famílias beneficiadas. |
Leidy Díaz, Brenda Velasquez, Diego Gonzalez. Orientador: Didier Flórez
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Menstruación Rosa (ODS 3) |
Ao detectar carência de políticas específicas para proteger pessoas que menstruam em pactos internacionais da ONU, o grupo criou a plataforma Menstruación Rosa. Com um enfoque flexível, permitindo a cada país adotar e adaptar a ferramenta às suas políticas públicas e legislação, o site pode ser utilizado por agentes públicos para cadastrar pessoas que necessitem de produtos de higiene menstrual e sua localização, além de fornecer informações educativas. |
Laura Fonseca, Giselle Cárdenas. Orientadores: Jeimy Triana, Ricardo Parra |
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Proyecto Malla Flip: propuesta de un diseño y manufactura de un sistema semiautomático para el volteo de malas (ODS 9) |
Com o objetivo de evitar acidentes de trabalho, reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade, os estudantes desenvolveram um sistema semiautomático para manipulação de malhas soldadas para reforço de concreto, dentro do ambiente industrial. O projeto consiste em uma mesa de 6 por 2,35 metros, com dois braços basculantes acionados por cilindros pneumáticos, que serão sustentados por uma válvula solenóide. |
Mónica Villamil, Diego Toscano, Nicole Hurtado. Orientadoras: Nancy Esperanza, Elsy Hernandez |
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Fundación Universitaria del Área Andina |
Lab Emprende: elevando ideas de negocio al siguiente nivel conectando juventud y emprendimiento (ODS 8) |
Com o objetivo de promover o empreendedorismo e a empregabilidade dos jovens colombianos, a dupla desenvolveu o software multiplataforma Lab Emprende. Focado na área de marketing e publicidade, a ferramenta oferece diversas informações e treinamentos para quem pretende começar ou ampliar seu próprio negócio, e para estudantes sem experiência no mercado de trabalho que estejam em busca da primeira oportunidade. |
Xiomara Pineda, Ashley González. Orientador: Osmar Cortes |
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Teen Talents Hub: conectando jóvenes talentosos con el mundo laboral (ODS 8) |
Baseado em pesquisa realizada com estudantes de Administração, Comunicação e Design, o Teen Talents Hub é uma plataforma desenvolvida com o objetivo de apoiar jovens universitários da Colômbia e do Brasil a enfrentarem o desafio de conquistar o primeiro emprego. A proposta do Teen Talents Hub é conectar jovens que estejam prestes a se graduar ou recém-formados a pequenas e médias empresas para que eles tenham suas primeiras experiências profissionais. |
Juan Macias, Maria Velasquez, Paola Mellizo. Orientador: Gino Acosta |
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Loja, Equador |
Universidad Nacional de Loja |
E-Reader: sistema para la inclusión lectora basado en inteligencia artificial (ODS 10) |
Com recursos de inteligência artificial, o estudante criou um software para auxiliar na inclusão de pessoas com deficiência visual. O E-Reader traduz textos escritos para a linguagem falada e descreve o entorno do usuário. Tecnologias como o Jetson Nano (computador que possibilita o processamento de redes neurais para aplicações como classificação de imagens e processamento de fala) e o modelo de linguagem multimodal Gemini do Google foram utilizadas no desenvolvimento. |
Juan Calva. Orientadores: Pablo Ordoñez, Oscar Cumbicus |
Extrusora PET Recic: sistema de reciclaje de botellas de plástico para la produccion de filamento de impresora 3D (ODS 9) |
Para promover a economia circular e o reaproveitamento de materiais, o grupo desenvolveu um dispositivo que produz filamentos de impressoras 3D a partir da reciclagem de garrafas PET. O protótipo funciona com um microcontrolador Arduino Nano, que aciona o cartucho de calor até atingir a temperatura adequada para moldar o material. Um termostato monitora constantemente o aquecimento para garantir que não exceda os valores exigidos, tornando possível obter os filamentos. |
Alberto Viñan, Hernán Merchán, Kevin Sarmiento. Orientador: Jonathan Espinosa |
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Monterrey, México |
Prepa Udem/ Universidad de Monterrey |
Bcalmed – ayudando a la salud de los jovenes del mundo (ODS 3) |
A equipe avaliou uma série de propostas para ajudar adolescentes a enfrentarem os sintomas da ansiedade, mal que aflige milhões de pessoas em todo o mundo. A solução escolhida pelas estudantes foi a criação de um aplicativo para celulares, o Bcalmed, que traz informações para que pessoas identifiquem as causas do problema, características da doença, formas de tratamento, como buscar ajuda e um “botão de emergências” para ser acionado caso seja necessário. |
Sofía Hernández, Chantal Castañeda, Carolina Rodríguez. Orientadora: Adriana Gorena |
Tepic, México |
Instituto Tecnológico de Tepic |
Dativa: vivienda emergente para comunidades damnificadas ante desastres naturales (ODS 11) |
Com o objetivo de oferecer abrigo temporário decente a pessoas afetadas por desastres naturais em todo o mundo, a equipe propõe três protótipos de solução habitacional, para duas, quatro ou oito moradores. Priorizando eficiência no uso de recursos e impacto ambiental mínimo, as moradias se destacam pela adaptabilidade e replicabilidade em diferentes contextos geográficos, com design flexível que possibilita a participação ativa das comunidades no processo de construção. |
Estefanía Monroy, Sebastian Monroy, Ulises Hoyo. Orientadora: Maria Magaña |
Veracruz, México |
Universidad Anáhuac Veracruz |
Hortusaterra: optimización y automatización de un sistema de iluminación LED aplicado a cultivos hidropónicos (ODS 11) |
Os estudantes pesquisam uma alternativa de cultivo de plantas alimentícias que seja menos suscetível a ameaças como pragas ou a crise hídrica pela qual passa o México. A solução proposta foi a otimização e automação de um sistema de iluminação LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz) aplicado a culturas hidropônicas. Os protótipos desenvolvidos se mostraram eficientes para germinação e crescimento de diversas qualidades de alface. |
Darbien Rivas, Saul Bonilla, Leslie García. Orientadoras: Maria Flores, Miriam Hernández |
Leia mais:
Connheça projetos orientados pelo ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável)
Connheça projetos orientados pelo ODS 3 (Saúde e Bem-estar)
Confira os projetos orientados pelos ODSs 4 e 5 (Educação de Qualidade e Igualdade de Gênero)
Confira os projetos orientados pelo ODS 6 (Água potável e Saneamento)
Confira os projetos orientados pelo ODS 7 (Energia Limpa e Acessível)
Confira os projetos orientados pelo ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico)
Confira projetos orientados pelo ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura)
Confira os projetos orientados pelo ODS 10 (Redução das Desigualdades)
Confira os projetos orientados pelo ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis)