Filtro de Daltonismo

Feteps: confira projetos sobre consumo e produção responsáveis

Estudantes de Etecs, Fatecs e outras instituições desenvolveram trabalhos de acordo com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; veja classificados no ODS 12

13 de agosto de 2024 9:38 am Projetos, Qualidade de Ensino

Alunas da Etec de Atibaia desenvolveram tecnologia para monitorar níveis de água para irrigação da horta escolar l Foto: Divulgação

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, além do uso eficiente de recursos naturais. Entre outras propostas, é disso que trata o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12: “consumo e produção responsáveis”, previsto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Orientados por essas diretrizes, estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estaduais desenvolveram alguns dos projetos selecionados para participar da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps).

De volta ao formato presencial, a Feteps será realizada entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado no distrito do Jabaquara, na zona sul da Capital. Em sua 15ª edição, a mostra vai apresentar 132 projetos. Destes, 112 foram desenvolvidos por estudantes das Etecs, Fatecs e do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do CPS. A competição ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nacionais e internacionais.

Confira os projetos orientados pelo ODS 12, relacionados abaixo por ordem alfabética de municípios. A tabela também contempla projetos orientados pelos ODSs 16* (paz, justiça e instituições eficazes) e 17** (parcerias e meios de implementação):

Município

Unidade

Nome do projeto

Descrição do projeto

Autores

Americana

Etec Polivalente de Americana

Beecop – copo biodegradável à base de cera de abelha e amido de milho

Copos plásticos têm poucos segundos de vida útil e demoram em torno de 200 a 400 anos para se decompor na natureza, causando impactos ambientais diversos. Pensando no problema, alunas propõem uma alternativa sustentável ao poluente, a partir da produção de recipientes biodegradáveis, utilizando cera de abelha e amido de milho. Com propriedades como flexibilidade, estabilidade térmica e impermeabilidade, a cera se mostrou adequada para o desenvolvimento dos utensílios.

Isabela Sousa, Vitória Monteiro e Laura Dias. Orientadoras: Ester Menezes e Tatiana Nunes

Hidrogel à base de pectina da laranja enriquecido com nutrientes presentes na casca da banana

A partir de uma fibra solúvel encontrada na laranja, enriquecida com nutrientes da casca da banana, estudantes propõem a produção de um hidrogel sustentável. Rica em minerais essenciais para as plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio, a substância será utilizada em adubação, contribuindo para a hidratação de sementes e plantas. A solução também pode ter aplicações na indústria alimentícia, para conferir firmeza, retenção de sabor e aroma aos produtos.

Amanda Marson, Caio Pereira e Julia Felipe. Orientadora: Denise Rosada

Atibaia

Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi

MonitoraCaap’s: monitoramento do volume da captação e armazenamento de águas pluviais na Etec

A Etec desenvolve um projeto de captação e armazenamento de água da chuva para auxiliar na irrigação de uma horta escolar. O MonitoraCaap’s é um software criado para monitorar os níveis dessa água, combinando tecnologias como sensor ultrassônico de distância e plataforma de prototipagem Arduino. O aplicativo oferece recursos como acompanhamento em tempo real, indicação do clima para o racionamento hídrico adequado e gerador de gráficos para a visualização dos dados coletados.

Giovanna Oliveira, Maria Tagomori e Lorranny Cunha. Orientadores: Katia Fushita e Carlos Gomes

Cachoeira Paulista

Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel

Beeotecnia**

Para enfrentar a extinção da abelha amarela do cerrado, estudantes criaram o Instituto Beeotecnia. O objetivo é firmar parcerias com produtores de alimentos cítricos para criação da espécie em parte de suas propriedades. Em contrapartida, eles ficariam com uma porcentagem do lucro obtido com a produção de mel, além do benefício de terem a produção polinizada pelas abelhas. Empresas parceiras também participariam do projeto, fornecendo tecnologias como câmeras, sensores e drones.

Maria Silva, Ana Rezende e Pedro Faria. Orientadores: Alisson Ferreira e José Carvalho

Capital

Etec Tiquatira

Estudo da viabilidade do uso do biopolímero ecovio® como substituto do TNT no lenço umedecido

A proposta da equipe da Etec localizada na zona leste da Capital é produzir um lenço umedecido sustentável. Os produtos disponíveis no mercado são feitos a base de TNT, tecido que é subproduto da refinação do petróleo. A pesquisa dos estudantes aponta para a possibilidade de utilização do bioplástico ecovio®, cuja biodegradação, em uma usina de compostagem industrial, leva apenas algumas semanas, segundo a fabricante.

Mariana Pizzi e Marcos Almeida. Orientador: Leandro Batista

Etec Zona Leste

ScannerRF: sistema de identificação de pessoas com reconhecimento facial*

Com o objetivo de auxiliar agentes escolares na fiscalização do acesso dos estudantes e identificação de pessoas estranhas ao convívio escolar, grupo desenvolveu um sistema de monitoramento por reconhecimento facial. As fisionomias capturadas pela câmera são arquivadas a partir de um algoritmo, sendo registradas de acordo com a matrícula. O software também possibilita a gestão dos dados dos alunos e a supervisão dos históricos de presença.

João Rodrigues, Paulo Silva e Lucas Carvalho. Orientadores: Jeferson Lima e Rogério Costa

Garça

Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros

Ecovellas chama limpa

Uma das principais características da Ecovella é a sustentabilidade. Entre seus ingredientes está o óleo proveniente de fritura, que deixa de ser descartado incorretamente no meio ambiente. Como alternativa à parafina, produto derivado do petróleo adicionado às velas tradicionais, os estudantes utilizaram cera de abelha. Com a adição do óleo aromático de citronela, a Ecovella ganha ação repelente contra insetos como o transmissor da dengue.

Michelle Godoy, Matheus Dias e José Borrago. Orientadora: Jamile Sacca

Piracicaba

Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa

Geleia de umbu: propriedades nutricionais de frutas nativas e exóticas do Brasil

Com o objetivo de valorizar frutas nativas e exóticas do Brasil, estudantes desenvolveram uma geleia de umbu, fruto presente no norte de Minas Gerais e em todo o Nordeste. Produzida de forma totalmente orgânica, a iguaria é direcionada a quem busca sabores autênticos e valores éticos na produção de alimentos. O projeto também incluiu criação da embalagem, logotipo, rótulo nutricional, ficha técnica e cálculo do custo de preparação.

Lanah Caum, Mariana Rego e Rebeca Graciani. Orientadores: Neila Moura e Flávio Almeida

Santa Bárbara D’oeste

Etec Prof. Dr. José Dagnoni

Leave-in sólido para tratamento da alopecia androgenética com sálvia rosmarinus e ricinus communis

Estudantes desenvolveram um produto para combater a calvície a partir de óleos naturais à base de alecrim e mamona. Trata-se de um creme capilar sólido para ser aplicado em homens com problema de queda de cabelo e fios ralos. O cosmético traz um diferencial de sustentabilidade: sua embalagem será produzida com papel reciclado, com o objetivo de diminuir o descarte de plástico no meio ambiente.

Adriana Fernandes, Vitoria Torres e Julio Soncine. Orientadores: Vivian Barbosa e Douglas Silva

Taquaritinga

Fatec Taquaritinga

Hestiacomparação de preços de itens de supermercado

Por meio do Hestia, estudantes buscam promover uma experiência de compra mais eficiente e econômica para os usuários. Utilizando uma abordagem multiplataforma, o software se propõe a atender às demandas tanto dos consumidores quanto de estabelecimentos. Além de permitir comparação de preços, navegação personalizada e elaboração de listas de compras no mesmo ambiente virtual, o Hestia também abre espaço para as empresas divulgarem suas ofertas.

Thais Oliveira, Paulo Cruz e Raul Ferreira. Orientadora: Daniela Gibertoni

*Projeto orientado pela ODS 16

**Projeto orientado pela ODS 17

Leia mais:

Connheça projetos orientados pelo ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável)

Connheça projetos orientados pelo ODS 3 (Saúde e Bem-estar)

Confira os projetos orientados pelos ODSs 4 e 5 (Educação de Qualidade e Igualdade de Gênero)

Confira os projetos orientados pelo ODS 6 (Água potável e Saneamento)

Confira os projetos orientados pelo ODS 7 (Energia Limpa e Acessível)

Confira os projetos orientados pelo ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico)

Confira projetos orientados pelo ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura)

Confira os projetos orientados pelo ODS 10 (Redução das Desigualdades)

Confira os projetos orientados pelo ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis)

Compartilhe


Veja também