Fatecs oferecem acesso pelo Provão Paulista a diversos cursos gratuitos

São 90 opções de cursos superiores de tecnologia disponíveis para os estudantes da terceira série do Ensino Médio concorrerem a uma vaga por meio da avaliação

21 de novembro de 2023 1:07 pm Avaliações

Com alto índice de empregabilidade para os alunos, Fatecs contam com cursos em diferentes áreas do conhecimento | Foto: Divulgação

Os cursos gratuitos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), estão entre as opções disponibilizadas pelo Provão Paulista aos estudantes de Ensino Médio da rede pública, que pretendem concorrer a uma vaga no Ensino Superior, por intermédio do novo modelo de avaliação seriada do Governo de São Paulo.

Ao todo, as Fatecs vão oferecer 10 mil vagas pelo Provão Paulista, com ingresso entre o primeiro e o segundo semestre de 2024. São 90 opções de cursos, de diferentes áreas do conhecimento, voltadas a alunos de Escolas Estaduais da Secretaria da Educação (Seduc-SP) e de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do CPS, bem como de outras redes participantes.

Cada estudante matriculado na terceira série do Ensino Médio ou Integrado deve indicar os cursos de sua preferência, até dia 8 de dezembro, no Portal de Escolha de Vagas do Provão Paulista, no endereço: provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

Além das Fatecs, o provão disponibiliza cursos da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). É possível optar por formações de diferentes instituições e localidades. São três grupos disponíveis. Os estudantes podem pleitear vagas, simultaneamente, em cada um dos grupos, sem ordem de prioridade. No grupo 1, estão opções da Unesp, Unicamp ou USP. No grupo 2, das Fatecs. No grupo 3, da Univesp. Veja abaixo como indicar as vagas.

Alta empregabilidade

O foco no mercado de trabalho é um dos diferenciais das Fatecs. Os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade do Estado, em áreas como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante. Entre os exemplos estão Alimentos, nas Fatecs Marília e Piracicaba; Big Data no Agronegócio, nas Fatecs Pompeia e Bebedouro; Gestão Portuária, na Fatec Baixada Santista; Projetos de Estruturas Aeronáuticas, na Fatec São José dos Campos; e muitos outros.

A alta empregabilidade é uma das vantagens da graduação tecnológica. Mais de 91% dos estudantes das Fatecs estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. “O tecnólogo desenvolve competências e habilidades para melhorar os processos de gestão e inovação tecnológica, com o uso ou criação de novas tecnologias na solução de problemas complexos”, afirma o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves. Segundo ele, existe uma procura grande por profissionais formados pelas Fatecs porque “as empresas sabem que vão contar com pessoas de perfil criativo e empreendedor”, ressalta.

Datas e locais de prova

O Provão Paulista será aplicado automaticamente na própria unidade onde os alunos estudam, sem necessidade de inscrição. Mesmo quem frequenta as aulas em período diferente deverá comparecer no horário determinado. Jovens que trabalham podem pedir na secretaria da escola a comprovação da participação nos exames.

As provas da terceira série do Ensino Médio estão marcadas para os dias 28 de novembro, das 8 às 12 horas, e 29 de novembro, das 8 às 13 horas. O segundo dia de provas para as turmas da terceira série terá uma hora a mais de duração porque também contará com uma redação.

Já os estudantes matriculados na primeira e segunda séries do Ensino Médio farão as provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A segunda série prestará os exames no período da manhã, das 8 às 12 horas, nos dois dias. Os alunos da primeira série, no período da tarde, das 14 às 18 horas, nos dois dias.

No primeiro dia de prova, serão aplicados os exames de linguagens e ciências da natureza. No segundo dia, ocorrerão as avaliações de matemática, ciências humanas e sociais.

Os estudantes matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar da avaliação deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando eles estiverem na terceira série.

Acesso ao portal

Podem selecionar as opções desejadas somente os jovens matriculados, atualmente, na terceira série. É necessário acessar o portal e informar o número de Registro do Aluno (RA), identificação fornecida pela Seduc-SP aos estudantes de todos os estabelecimentos de ensino localizados no Estado. O número do RA é diferente do Registro de Matrícula (RM) no CPS e pode ser consultado na página inicial após login no sistema acadêmico (NSA/Siga) ou na Diretoria Acadêmica da Etec. Após informar o RA, o aluno deverá inserir suas informações pessoais, definir uma senha de acesso ao sistema e preencher um questionário socioeconômico.

Até dia 8 de dezembro, prazo final para indicação das vagas, o estudante poderá alterar suas escolhas no site. O aluno tem a possibilidade de indicar até três opções de cursos nos grupos 1 e 3. No grupo 1 é possível selecionar até duas instituições diferentes. No caso das Fatecs, pode escolher até cinco cursos. Não é obrigatório preencher todas as opções. Após o prazo final, o acesso ao portal estará disponível apenas para consulta.

Vestibular

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs ou das universidades, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.