Tecnologia para combater praga agrícola conquistou primeiro lugar no Desafio da Inovação Holambra; projeto também foi campeão da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Equipe da Fatec superou instituições de Ensino Superior como Unesp, que ficou em segundo lugar, e USP, em terceiro l Foto: Divulgação
O projeto Nema Vision, desenvolvido por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pompeia, localizada na Região de Marília, conquistou mais um prêmio. Desta vez os alunos ganharam o primeiro lugar no Desafio da Inovação Holambra, cuja final foi realizada na última quinta-feira (5). A equipe da Fatec superou colegas de outras instituições de Ensino Superior, como a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que ficaram em segundo lugar, e da Universidade de São Paulo (USP), em terceiro.
Realizada pela Holambra Cooperativa Agroindustrial, a competição começou com 50 equipes inscritas, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação. Destas, 26 foram selecionadas para a segunda fase, com mentorias para o desenvolvimento das iniciativas: atividades online com especialistas, visando o fortalecimento do propósito, orientação das propostas e dúvidas, além da promoção do engajamento ao programa.
“Inicialmente não estava muito esperançoso de vencer, pois a concorrência era muito forte, com equipes de universidades renomadas. Mas, à medida que os projetos foram sendo apresentados, comecei a ficar mais confiante”, explica um dos alunos desenvolvedores do Nema Vision, Israel Oliveira. Ele trabalhou no projeto ao lado de Felipe Oliveira e Miguel Piffer, com orientação dos professores Carlos Otoboni, Hannes Fischer e João Favan.
Feteps
Em agosto, entre 112 finalistas da 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), o Nema Vision foi o que mais impressionou os avaliadores, conquistando a primeira posição. Trata-se de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para identificar e combater diferentes gêneros da praga agrícola nematóide.
A tecnologia utiliza inteligência artificial, visão computacional e aprendizagem profunda. A proposta aborda uma lacuna no mercado, oferecendo uma alternativa acessível para análises agrárias de solo, cruciais para o diagnóstico e tratamento desta praga.
Mais um projeto premiado
Também desenvolvido por Israel, desta vez com seu colega de Fatec Luís Gava, em parceria com o estudante Gabriel Shiniti, da Unesp, o projeto Bicudo conquistou a segunda colocação no Prêmio Jovens Inovadores Sicredi 2024. O grupo é orientado pela professora da Fatec Pompeia, Renata Favan.
A criação dos alunos consiste em uma armadilha tecnológica para monitorar e combater o besouro Sphenophorus levis, popularmente conhecido como bicudo, uma das principais pragas que atingem as lavouras de cana-de-açúcar. Israel e Luís pretendem dar continuidade ao desenvolvimento da tecnologia como trabalho de graduação.
Vestibular
O processo seletivo das Fatecs para o primeiro semestre de 2025 está com inscrições abertas até quinta-feira (12), às 15 horas, exclusivamente pelo novo site vestibular.fatec.sp.gov.br. As Fatecs ofertam 20.060 vagas, sendo 15.103 destinadas ao Vestibular e 4.957 vagas aos candidatos do Provão Paulista.
As oportunidades estão distribuídas para unidades de todas as regiões do Estado de São Paulo. São 97 opções de cursos superiores de tecnologia gratuitos, presenciais e no formato online, que têm duração mínima de três anos.
Entre as novidades deste processo seletivo está o curso superior de tecnologia em Sistemas Inteligentes, que será oferecido pela Fatec Pompeia, com 40 vagas no período da noite. A unidade também disponibiliza outras 80 vagas para Mecanização em Agricultura de Precisão, divididas entre manhã e noite. Saiba mais