Fatecs realizam mostra de projetos de pesquisa docente

Realizado de forma online, evento terá apresentação de 109 trabalhos, além de mesas-redondas e palestras; neste ano, tema da programação é ‘Os Desafios da Pesquisa Aplicada nos Ecossistemas de Inovação’

18 de novembro de 2021 8:19 am Fatec

Evento conta com a apresentação de 109 trabalhos de professores das Faculdades de Tecnologia | Imagem: Divulgação

Atualizada em 19 de novembro, às 11h20

Continua nesta sexta-feira (19) a quinta edição da Mostra de Trabalhos Docentes em Regime de Jornada Integral (RJI). O evento, realizado de forma online, foi organizado pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mococa e traz projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos por professores em RJI das Fatecs de todo o Estado. A programação inclui a apresentação de 109 trabalhos, mesas-redondas e palestras.

A abertura institucional, realizada na quinta-feira (18), contou com a presença da vice-diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Emilena Lorenzon Bianco; do diretor da Fatec Mococa, Adriano Dias de Carvalho; do coordenador-adjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fábio Kon; e da diretora técnica de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), Mayra Silvestre Izar.

Emilena destacou que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação fazem parte da missão, valores e visão de futuro da instituição. “Isso se concretiza muito pelo Regime de Jornada Integral e pelas ações da Inova CPS, agora reconhecido também como núcleo de inovação tecnológica pertencente aos ambientes de inovação do Estado.” Veja aqui a apresentação feita pela vice-superintendente do CPS.

Neste ano, a mostra debate “Os Desafios da Pesquisa Aplicada nos Ecossistemas de Inovação”. O tema foi definido tendo como norte a perspectiva de que o CPS seria reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), fato confirmado em setembro. Com esse novo título, o Paula Souza, além de atuar de forma estratégica na área de pesquisa, poderá contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento de novas tecnologias e de inovações em parceria público-privadas, sempre alinhadas às necessidades do mercado.

“Um dos objetivos desse evento é discutir como mobilizar a pesquisa nos ecossistemas para garantir o desenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo”, explica a coordenadora de projetos da Comissão Permanente de Regime de Jornada Integral (CPRJI), Paula Hypolito. “É uma oportunidade para os pesquisadores mostrarem o que vêm produzindo e apresentar possibilidades de parcerias entre os docentes.” Entre os temas dos trabalhos a serem apresentados estão sustentabilidade, qualidade e segurança alimentar, inteligência computacional, tecnologia assistiva, entre outros.

Hoje, as Fatecs contam com 125 professores com projetos de pesquisa ativos. O número, porém, deve aumentar em 2022. Depois de sete anos, serão abertas inscrições para educadores que desejem ingressar em RJI. “Em geral, os docentes escolhem a área de pesquisa com base em sua formação, curso que ministram e o arranjo produtivo local”, conta a vice-presidente da CPRJI, Cristina Elisei.

Palestras e mesas-redondas poderão ser assistidas pelo Youtube. As apresentações de projetos serão feitas em salas pelo Microsoft Teams.

Serviço:
5ª Mostra de Trabalhos Docentes em RJI
Quando: Hoje e amanhã (18 e 19)
Onde: Youtube e Microsoft Teams
Informações e inscrições: www.fatecmococa.edu.br/rji