Fatec Itaquaquecetuba realiza Feira dos Empreendedores

Em sua segunda edição, evento organizado por alunos e professores do curso de Gestão Comercial mostra possibilidades do mundo do empreendedorismo; programação começa às 13 horas

6 de novembro de 2020 11:42 am Fatec, Institucional

Daiane Souza Borges, aluna do curso de Gestão Comercial, será uma das expositoras sobre projetos de negócio | Foto: Divulgação

Empreender pode ser uma boa alternativa também para quem está iniciando a vida profissional. Para apresentar cases de sucesso e abrir os olhos de estudantes para possibilidades no mundo dos donos do próprio negócio, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquaquecetuba realiza nesta sexta-feira (6) a segunda edição da Feira dos Empreendedores.

O evento, 100% digital, será apresentado na plataforma Teams. O público-alvo são os estudantes da Fatec Itaquaquecetuba. O lançamento do livro Gestão Comercial: Olhares Múltiplos na Gerência de Recursos, a partir das 13 horas, marca a abertura da programação.

Às 15 horas, alunos empreendedores fazem a exposição de seus projetos. Entre eles, Daiane Souza Borges, de 25 anos, estudante do sexto semestre de Gestão Comercial, que participa da feira pela segunda vez. Proprietária da Cacau Liss Doceria e da Cacau Liss Papelaria Personalizados, Daiane já era empreendedora antes de entrar na Fatec. Mas o aprendizado no curso foi fundamental para estruturar o espaço físico, padronizar os negócios e mergulhar de cabeça no marketing para divulgar seus produtos.

“A participação na primeira Feira de Alunos Empreendedores me ajudou a perceber que eu poderia ser mais do que uma vendedora de trufas, que fazia poucos bolos sem divulgação”, conta.  “O evento mostrou que o meu produto gerava interesse e me fez ter um olhar diferenciado para o negócio. Foi uma injeção de ânimo que me ajudou a alcançar um crescimento de 50% em relação ao ano anterior.”

Daiane, junto com outros alunos do sexto semestre do curso de Gestão Comercial, ajudou a organizar o evento e mais uma vez participará como expositora.

Às 15h30, ainda como parte da programação da feira, o professor Paulo K. Izumi, apresenta a palestra Empreender é prosperar neste mundo VUCA – sigla em inglês muito conhecida entre os empreendedores para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).

Para a professora Priscila Oliveira, organizadora do evento, a ideia é motivar os alunos não apenas a organizar o evento, mas também a criar seus próprios negócios. “Observamos que muitos estudantes só enxergam a vida profissional por meio do emprego, pois foram ensinados assim, mas queremos mostrar que empreender pode ser um caminho para o sucesso”, afirma.

Segundo Priscila, a expectativa é que no futuro os empreendedores de pequenos negócios do bairro se engajem e participem da iniciativa para que o evento se transforme em um grande movimento na comunidade.

Segunda Feira de Empreendedores
Local: Plataforma Teams