Fatec de Americana elabora programa de intercâmbio com universidade de Nova Iorque

O diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Americana, Rafael Alves, e o professor do curso de Gestão Empresarial, Osvaldo Succi Junior, realizaram uma visita à State University of New York (Suny), universidade do Estado […]

17 de dezembro de 2009 5:43 pm Fatec

O diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Americana, Rafael Alves, e o professor do curso de Gestão Empresarial, Osvaldo Succi Junior, realizaram uma visita à State University of New York (Suny), universidade do Estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O intuito da visita foi estabelecer programas de intercâmbio para alunos e docentes das duas instituições educacionais.

Recepcionados pela diretora do Departamento de Programas Internacionais da Suny, Sally Villela, eles visitaram sete dos 64 campi da universidade, todos no Estado de Nova Iorque. A partir dos contatos realizados com professores e administradores da instituição, quatro tipos de programas foram elaborados e estão em análise:

Programa cultural

Alunos da Fatec visitam um dos campi da Suny por um ou dois semestres para aprofundar conhecimentos linguísticos e culturais, sob o acompanhamento de um orientador local.

Programa de extensão

O programa de extensão poderá ser realizado de duas formas, por meio da ida do estudante à unidade da Suny durante dois semestres ou por meio de grupos de alunos realizando parte do curso na modalidade a distância, parte na modalidade presencial local (Brasil) e parte na modalidade presencial internacional em um dos campi da universidade.

Programa de estudo e trabalho

O aluno passa um semestre (assim como no programa de extensão) no Nassau Community College, Nova Iorque, em seguida viaja para o Walt Disney World Resort em Orlando, Flórida, onde ficará por mais um ou dois semestres para realizar cursos nas áreas de hospitalidade, gerenciamento, liderança, comunicação, criatividade, inovação, recursos humanos, marketing e trabalhar nas dependências do parque.

Programa de idiomas

Visando aperfeiçoar o conhecimento cultural e da língua inglesa, em curtos períodos de tempo, o programa poderá ocorrer de duas formas: alunos ou grupos de alunos/docentes da Fatec poderão participar dos cursos de imersão nos campi da Suny ou grupos de alunos/docentes da universidade vêm ao Brasil e oferecem cursos de idiomas para alunos da Fatec.

De acordo com o diretor, “todos os grandes centros educacionais do mundo possuem um intenso programa de intercâmbio. O intercâmbio de docentes e alunos traz vigor e torna mais fácil a busca de novos modelos para orientar mudanças”.

Mais informações: osvaldo@succi.pro.br e em www.succi.pro.br