skip to Main Content

Ex-aluno da Fatec Rio Preto cria site para encontrar palestrantes

Ex-aluno Da Fatec Rio Preto Cria Site Para Encontrar Palestrantes
Wendell Guimarães apresenta plataforma online Palestart, que já contabiliza mais de trinta clientes em carteira | Foto: Divulgação

Ao perceber a dificuldade que muitas organizações enfrentam para encontrar o palestrante ideal para seus eventos corporativos, Wendell Guimarães, de 26 anos, ex-aluno do curso superior tecnológico de Informática para Negócios da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São José do Rio Preto, teve a ideia de criar a plataforma online Palestart voltada exclusivamente a pessoas interessadas em dar palestras, treinamentos e cursos.

Após ter sido selecionado, em outubro de 2018, para participar do programa de coworking do parque tecnológico do município, o site foi lançado em janeiro deste ano e hoje soma mais de trinta clientes em carteira.

Wendell explica que o diferencial do modelo de negócio é a possibilidade de conectar as empresas diretamente com os palestrantes. “Enquanto uma agência tradicional faz a intermediação e cobra uma porcentagem dos contratos, nós trabalhamos com um plano de assinatura mensal dos palestrantes e deixamos as empresas livres para contatá-los e negociar diretamente”, diz. Outra vantagem é a possibilidade de qualquer pessoa oferecer seus serviços. “As agências assessoram nomes já conhecidos. Nossa intenção é dar espaço para novos especialistas.”

Carolina Lima é uma das primeiras clientes da startup. Profissional na área de gestão de pessoas e carreiras, ela conta que foi convidada para liderar um treinamento de uma grande empresa da região por meio da plataforma. “O retorno tem sido muito positivo. O site abriu um leque de networking com diferentes tipos de empreendimentos. Quem visita o portal tem acesso fácil aos temas e aos profissionais disponíveis conforme o valor que cada organização pode pagar”.

Escola de Inovadores

Antes de conquistar uma vaga na incubadora do parque tecnológico, o projeto recebeu apoio da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza – Inova CPS, por intermédio da Escola de Inovadores – curso de extensão gratuito oferecido em Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em startups. As atividades abordam temas como gestão empresarial, design thinking, prototipagem, Canvas, marketing e tecnologia aplicada aos negócios.

“O conteúdo das aulas e o apoio dos professores foram fundamentais para elaboração do plano de negócios conforme as exigências do edital do parque tecnológico. A Escola de Inovadores nos deixou mais preparados, confiantes e seguros para enfrentar as etapas do processo de seleção”, afirma Wendell. Além do ex-aluno da Fatec, participaram do curso os demais integrantes da startup, Felipe Cipolato, Francine Leal e Marcus Bondezan.

Para Liszeila Martingo, professora da Fatec Rio Preto e agente regional da Inova CPS, os projetos na área de tecnologia estão se tornando uma tendência na Escola de Inovadores. “Estamos trabalhando com muitas propostas de plataformas e aplicativos em diferentes áreas, como agronegócio, contabilidade, direito, saúde e ação social. É um mercado muito promissor, principalmente, em cidades de interior que ainda apresentam um grande campo a ser explorado.”

Notícias

Matrícula da primeira lista do Vestibulinho começa nesta quarta
Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular
Etecs divulgam classificação geral do Vestibulinho
Etec de Rio Preto desenvolve app para estimular doação de sangue
Fatec Osasco terá curso intensivo e gratuito de programação

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top