Etecs e Fatecs retomam aulas presenciais nesta semana

Boa parte das unidades do CPS já está recebendo parte de seus alunos; retorno é realizado com respeito às orientações das autoridades sanitárias e inclui distância de um metro entre as pessoas

3 de agosto de 2021 2:30 pm Etec, Fatec

Fatec Guarulhos, localizada na Região Metropolitana, realizou atividades em sala de aula com os alunos | Foto: Divulgação

Aulas presenciais marcaram o início desta semana em boa parte das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Autorizadas pelo Plano São Paulo – estratégia do Governo do Estado de São Paulo para vencer a pandemia de Covid-19 –, as atividades estão sendo realizadas com respeito às orientações das autoridades sanitárias.

Algumas unidades do Centro Paula Souza (CPS) decidiram inovar na recepção aos alunos. Foi o caso da Etec Aristóteles Ferreira, de Santos, que propôs um quiz para ser respondido pelos alunos antes do retorno, com o objetivo de reforçar os cuidados que devem ser tomados durante o período em que os jovens ficam na escola. “É preciso acertar 13 respostas. Quem não acerta, tem de refazer o questionário”, conta a diretora, Fabiana Golz Ribeiro Pereira. Entre as perguntas estão quais itens o aluno deve levar para a aula, o que está proibido, como descartar máscaras, entre outras questões.

Em Caçapava, o coordenador pedagógico e professor de Informática da Etec Machado de Assis, Carlos Samproni, desenvolveu e espalhou por toda a unidade um QR Code que direciona os alunos para um site com informações sobre horários das aulas e escala de uso dos laboratórios. A iniciativa foi um sucesso e contribuiu para que a escola ficasse organizada desde o primeiro dia de aula, sem alunos perdidos pedindo informação. “Os estudantes estão usando bastante esse recurso. Já estou criando códigos sobre outros assuntos, como o horário de descida para o pátio”, conta o educador.

Na Etec Cônego José Bento, de Jacareí, os alunos começaram a segunda-feira (2) ainda um pouco receosos. “Mas na hora do intervalo já estavam mais soltos, pedindo para conhecer o restante do nosso espaço”, afirma a diretora, Carolina de Oliveira Baccaro. A equipe gestora da unidade preparou para os professores kits contendo face shield e duas máscaras reutilizáveis com o nome da Etec impresso.  

As Fatecs também iniciaram as aulas presenciais. Em Tatuí, mais de cem estudantes passaram pela unidade ao longo da segunda-feira. “Os alunos que compareceram estavam animados”, relata o diretor, Anderson Luiz de Souza. Já em Guarulhos, mais de 70 ingressantes foram recebidos nos turnos da manhã e tarde. “Deu vida à faculdade. Foi bom ver a escola funcionando”, relata a diretora, Mariluci Martino.

Novas regras

Recentemente, o Governo de São Paulo autorizou a retomada das aulas presenciais na Educação Básica (que inclui as Etecs) para todos os alunos, respeitando os limites das instalações físicas e o cumprimento dos protocolos sanitários, a partir de agosto. No Ensino Superior, o número de estudantes não poderá ser superior a 60% da capacidade em cada período.

Apenas nas cidades em que houver decreto municipal limitando as atividades escolares é que não ocorrerão aulas presenciais. Para os alunos, o retorno é facultativo neste momento e para os que optarem por não voltar, serão garantidas as aulas remotas. Para atender ao distanciamento de, no mínimo, um metro é possível que as escolas tenham que organizar um revezamento de alunos nas salas de aula. Portanto, as unidades do CPS ofertarão aulas presenciais e online, para que todos os estudantes tenham acesso ao conteúdo. Vale ressaltar a importância do contato humano, pessoal e presencial, nesse momento em que muitos jovens estão mais sensíveis em consequência das perdas e incertezas com a situação atual.

O Paula Souza criou, ainda em 2020, um protocolo baseado nas orientações das autoridades sanitárias e comprou itens como máscaras de proteção, face shields, totens, tapetes sanitizantes, termômetros digitais e álcool em gel, visando contribuir para a segurança dos alunos, professores e servidores administrativos.

Etec Arnaldo Pereira Cheregatti, de Aguaí

Etec Sebastiana Augusta de Moraes, de Andradina

Etec Albert Einstein, de São Paulo

Etec Prof. Aprígio Gonzaga, de São Paulo

Etec Santa Ifigênia, de São Paulo

Etec Uirapuru, de São Paulo

Etec de Francisco Morato

Etec Bento Carlos Botelho do Amaral, de Guariba

Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá

Etec de Guarulhos

Etec Cônego José Bento, de Jacareí

Etec Joaquim Ferreira do Amaral, de Jaú

Etec Cidade do Livro, de Lençóis Paulista

Etec de Lins

Etec de Mairinque

Etec Prof. Mateus Leite de Abreu, de Mirassol

Etec Francisco Garcia, de Mococa

Etec João Jorge Geraissate, de Penápolis

Etec João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba

Etec Waldyr Duron Junior, de Piraju

Etec Tenente Aviador Gustavo Klug, de Pirassununga

Etec de Santa Isabel

Etec Prof. Elias Miguel Júnior, de Votorantim

Fatec Guarulhos

Fatec Ipiranga

Fatec Itaquera

Fatec Itu

Fatec Jales

Fatec Lins

Fatec Mauá

Fatec Praia Grande

Fatec São Caetano

Fatec Tatuapé

Fatec Tatui

Fatec Bauru

Compartilhe


Veja também