Etecs e Fatecs comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Uma série de eventos tem como objetivo conscientizar alunos e comunidade sobre a necessidade de preservar os recursos naturais e cuidar do descarte de resíduos

30 de maio de 2022 9:47 am Etec, Fatec

A obra de Vik Muniz foi a inspiração de uma Etec para fazer arte com descarte | Foto: Metropolitan Transportation Authority

Volte 50 anos no tabuleiro do xadrez mundial: no dia 5 de junho de 1972, em Estocolmo, era instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os efeitos das emissões de CO2 já atingiam níveis preocupantes e a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorrida na capital sueca, sob o título O Homem e o Meio Ambiente, foi o primeiro alerta que se acendeu para o mundo.

Para lembrar a data, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais criaram programações voltadas para o assunto com palestras, rodas de conversa e visitas técnicas, entre outras atividades. O professor Fábio Albert Basso, coordenador do Curso de Meio Ambiente da Etec Jacinto Ferreira de Sá, acredita que a humanidade tem avançado nessa questão, especialmente na área acadêmica. Mas as empresas também ficaram mais atentas. “A fiscalização aumentou e muitas instituições entenderam que boas práticas ambientais elevam sua pontuação no mercado”, avalia.

A questão do descarte está no centro das discussões na maioria das escolas, que trazem a reciclagem nas palestras e também em atividades pontuais, desde a troca de adubo orgânico por lixo eletrônico (que assim poderá ser descartado corretamente), à transformação do descarte em arte. Na Etec João Belarmino, o documentário Lixo Extraordinário, de 2010, em que o artista plástico brasileiro Vik Muniz retrata os trabalhadores do Jardim Gramacho, então o maior aterro sanitário da América Latina, foi a inspiração para que os estudantes usassem a criatividade com as sobras da sociedade.

A seguir, confira a programação de treze Etecs e duas Fatecs. As unidades aparecem por ordem alfabética de município:

Etecs

Município Unidade Evento Data

Amparo

Etec João Belarmino

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente e aos os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, os alunos produziram trabalhos com materiais inusitados e recicláveis, inspirados pelo estudo de fotografias e do documentário “Lixo Extraordinário”, de 2010, do artista plástico Vik Muniz. Na semana de 30 de maio a 3 de junho, esses e outros trabalhos ficam expostos na escola.

De 30 de maio a 3 de junho

Araras

Etec Prefeito Alberto Feres

Entre os dias 6 e 9 de junho, a unidade trará alunos egressos e profissionais da área para uma série de palestras.

Dia 7 de junho: Os alunos do 2º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente participam da  47ª Expo Citros e 43ª Semana de Citricultura de Cordeirópolis.

Dia 11 de junho: O Centro de Reabilitação  de Animais Silvestres (Cras) será aberto ao público. A ação é parte do Projeto Pró-Arara de Asas Abertas, no Lago Municipal.

De 6 a 11 de junho

Barra Bonita

Etec Comendador João Rays

Dos dias 6 a 10 de junho, a escola estará voltada para os assuntos mais urgentes em relação ao meio ambiente, em uma programação voltada para a comunidade escolar.

Na Biblioteca da unidade, todas as turmas se revezarão para discutir o programa Plástico, Inimigo Mortal, apresentado na TV Cultura, a respeito do descarte incorreto desse material. Na ocasião serão apresentadas várias inovações tecnológicas que alguns países vêm implantando para minimizar o problema. Depois da explanação década turma haverá uma discussão mediada pelos professores responsáveis pela biblioteca ativa.

Em sala de aula, as turmas do Projeto Práticas Empreendedoras trabalharão os 17 temas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) listados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante esse período, ainda, os estudantes alimentarão as redes sociais (Instagram e Facebook da Biblioteca) frases de impacto sobre o meio ambiente.   

De 6 a 10 de junho

Birigui

Etec Dr. Renato Cordeiro

A unidade programou quatro palestras, abertas à comunidade e englobadas sob o título “Uma só Terra: a vida sustentável em harmonia com a natureza”.

Dia 30 de maio: “De Estocolmo aos ODS: a formação da agenda 2030”.

Dia 1º de junho: “Restauração da Mata Atlântica”.

Dia 2 de junho: “Produção agroecológica e soberania alimentar”.

Dia 3 de junho: “Educação ambiental para a sustentabilidade”.

Todas acontecem no auditório, a partir das 8 horas. A inscrição é feita no início de cada palestra.

De 30 de maio a 3 de junho

Cafelândia

Etec Profa. Helcy Moreira Martins Aguiar

Dia 31 de maio: Palestra sobre a acomodação do lixo: reduzir, reutilizar e recliclar — ações que pedem mudanças  comportamentais a fim de diminuir o impacto do lixo na natureza.

Aberta para alunos, professores e funcionários na biblioteca da escola.

Dia 1 de junho: Palestra sobre a importância da água.

Aberta para alunos, professores e funcionários na biblioteca da Etec.

Dia 3 de junho: Plantio de árvores na praça da escola.

Dia 4 de junho: Plantio de árvores frutíferas também na praça da unidade escolar. A organização avisa que o cronograma desses eventos podem sofrer alteração em função do clima.

31 de maio a 4 de junho

Cubatão

Etec de Cubatão

A programação é extensa, com ações são voltadas para os alunos, professores e funcionários da unidade.

Do dia 3 a 9 de junho, estão programadas sete palestras; do dia 10 ao dia 12, acontecem eventos como oficinas e trilhas:

Dia 3: Projeto Tamar, às 11horas

Dia 6: Serpentes da Serra do Mar, às 14 horas; ReciclaClub nas Escolas. Às 19h30.

Dia 7: Mudanças climáticas, às 14 horas; Monitoria ambiental – prática de ecoturismo, às 19 horas.

Dia 8: Georreferenciamento com uso de drone, às 14 horas e às 19h30.

Dia 9: Arborização urbana, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, às 14 horas, na Câmara Municipal da cidade.

Dia 10: Oficina de mudas e plantio, às 14 horas e às 19 horas.

Eventos externos

Dia 11: Ação de limpeza de praias, parte do Projeto Lixo Zero, em parceria com o Aquário de Santos. Às 8 horas, em frente ao Aquário; Roteiro Ecocultural no manguezal, parte do Projeto Manguezal Vivo, às 14 horas, na Marina Andrade.

Dia 12: Trilha Passareúva, no Núcleo Itutinga-Pilões, às 8 horas.

A organização lembra que o Roteiro Ecocultural e a Trilha Passareúva devem ser previamente agendados por meio de um formulário disponibilizado na Etec.

De 3 a 9 de junho

Espírito Santo do Pinhal

Etec  Dr. Carolino da Motta e Silva

Dia 6 de junho: Palestra sobre plantas medicinais: aspectos agronômico e farmacêutico. Para alunos do 3º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente, das 10h20 às 12 horas.

Dia 7 de junho: Palestra sobre Semana da mulher. Para as alunas da escola, das 10h20 às12 horas

Dia 9 de junho: Ação de educação ambiental: caça ao tesouro selvagem. Para alunos do 2º e 3º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente e Agropecuária, dividos em três grupos e três horários: com início às 8 horas, às 10h20 e às 13h30.

De 6 a 9 de junho

Franca

Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior

Um representante da Polícia Militar Ambiental fará uma palestra aos alunos, às 19h30, na unidade escolar.

Dia 8 de junho

Hortolândia

Etec de Hortolândia

Em parceria com a prefeitura, a Etec fará a troca de equipamentos eletrônicos por adubo orgânico. Está prevista também a doação de mudas de palmeiras para quem quiser plantar uma árvore em sua calçada. A partir das 12 horas.

Dia 4 de junho

Igarapava

Etec Antonio Junqueira da Veiga

As palestras e rodas de conversa serão dirigidas aos alunos, enquanto algumas atividades abrem-se a toda a comunidade. Dia 6 de junho: Sustentabilidade Ambiental, palestra com a ambientalista Geovana Andrade, das 9 às 11 horas.

Apresentada no auditório, é destinada aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Dia 7 de junho: rodas de conversa sobre conscientização ambiental, das 7 horas às 15h30, aberta a toda a comunidade escolar.

No dia 8 de junho, o plantio de mudas nativas, das 7 horas às 11h30, é uma atividade exclusiva para os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Dia 9 de junho: Dia “D” da Conscientização Ambiental, das 13 horas às 15h30, para alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente.

No dia 10 de junho, também para esse grupo de estudantes, é a vez do cinema no auditório da Etec, das 9 horas às 11h.

No dia 11de junho, na Câmara Municipal de Igarapava, tem lugar a palestra “PMVA – Floresta Urbana/poda”, às 11 horas, aberta a toda a comunidade.

De 6 a 11 de junho

Jacareí

Etec Cônego José Bento

Além de organizar uma feira com produtos orgânicos e um brechó, a escola programou três palestra para a comemorar a Semana, sempre abertas ao público:

Dia 2 de junho: “O monitoramento das redes meteorológicas, hidrelétricas e assoreamento”, às 19h30.

Dia 3 de junho: “Alimentação saudável”, às 19h30.

Dia 4 de junho: “Licenciamento ambiental”, às 9h30.

De 2 a 4 de junho

Marília

Etec Antonio Devisate

Distribuição do Sabão Etecológico entre as entidades beneficentes  da cidade. O sabão é feito pelos alunos com óleo, produto altamente poluente, coletado por eles na escola e na comunidade. O Etecológico é 100% biodegradável.

Dia 6 de junho

Mauá

Etec Mauá

Ao longo do dia, o tema do aquecimento global, a partir do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, do político e ambientalista norteamericano Al Gore, será o tema proposto aos alunos. A ideia é provocar a reflexão dos estudantes e estimular neles a busca por possíveis soluções. 

À noite, a partir das 18h30, a programação acontece no teatro Municipal Mauá, aberta ao público. Haverá exposições no saguão do teatro, de artesanato em sucata a utensílios biodegradáveis. No palco, as apresentações incluem música, dança e o desfile “Fashion Week Reciclável”, com o Instituto de Mães do Jardim Ipê. 

Também está prevista uma palestra proferida pelo biólogo Ronaldo Moraes, diretor do Bioparque Macuco, de Ribeirão Pires, às 20 horas.

Dia 3 de junho

Miguelópolis

Etec Laurindo Alves de Queiroz

Dia 3: Palestra realizada em parceria com a Polícia Florestal da região.

Dia 8: Palestra realizada em parceria com a SABESP. Na ocasião, haverá distribuição de cartilhas que informam sobre os cuidados que cada um deve ter com o uso correto da água. 

Durante a semana, além das palestras, voltadas para os alunos, serão doadas mudas de árvores, produzidas e cultivadas em nossa unidade escolar, para a prefeitura, escolas, creches e entidades filantrópicas do município. 

De 3 a 8 de junho

Mococa

Etec Francisco Garcia

São três dias de atividades e palestras. No dia 4 de junho, os alunos distribuirão sacolinhas de TNT no centro da cidade, a partir das 10 horas.

Dia 7 de junho acontece a palestra “O impacto do resíduo tecnológico na natureza” e, no dia 21 de junho, “A poluição provocada pelo óleo de cozinha e como corrigir este mal”. As palestras, para os alunos da unidade, acontecem na quadra da escola, em dois horários: 8h50 às 9h50 e das 10 horas às 11 horas.

De 4 a 21 de junho

Ourinhos

Etec Jacinto Ferreira de Sá

O “1º Meio Ambiente em Foco” apresenta cinco palestras na manhã do dia 9.

8 horas: “Uso de geotecnologias voltado ao meio-ambiente”.

9 horas: “O que fazer para termos segurança hídrica”.

10h10: “O papel da meliponicultora na conservação da biodiversidade e manutenção do meio ambiente.”

10h40: “Educação ambiental na defesa dos serviços ecossistêmicos”.

11h30: “Horta na escola – um espaço pedagógico e ambiental”.

Dia 9 de junho

Monte Alto

Etec Alcides Cestari

A palestra “Plantando o Futuro” será dada pelo Secretário Municipal de Agricultuta e Meio Ambiente, Fábio Gabriel Nascibem, no refeitório da unidade, apenas para os alunos, em dois horários: às 9 horas e às 20 horas. Durante a palestra, os alunos recebem  mudas doadas pelo Viveiro Municipal de Monte Alto.

Dia 8 de junho

Oswaldo Cruz

Etec Amin Jundi

O professor Éverton Henrique Gonçalez, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, profere a palestra “Ações locais que fazem a diferença”, dirigida aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente e os concluintes dos Cursos Técnicos em Marketing, Farmácia, Enfermagem, Contabilidade e Logística. Os estudantes podem levar convidados. Às 19h30.

Dia 2 de junho

São Bernardo do Campo

Etec Lauro Gomes

A partir da oficina com palestras sobre o meio ambiente, que acontecem ao longo dia, tem início os trabalhos voltados às necessidades da escola com as seguintes pautas: área de convivência, coleta seletiva de lixo, noções de moda circular, compostagem e criação de horta. Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados na Semana da Etec, em outubro.

Dia 11 de junho

São Manuel

Etec Dona Sebastiana de Barros

Todas as palestras e atividades são destinadas a estudantes entre 6 e 14 anos de toda a comunidade.

Os temas abordados nas palestras serão “Biodiversidade”, “Município sustentável” e “Gerenciamento de resíduos sólidos”. Estão entre as atividades a produção de mudas Panc’s, princípios da compostagem e mutirão de coleta de resíduos sólidos no bairro, além de peças de teatro.

É preciso agendar a participação pelo telefone (14) 3841-2288.

De 30 de maio a 3 de junho

São Paulo

 

Etec

São Mateus

 

Dia 2 de junho

13 horas: Apresentação do painel “A Importância de conhecer e cuidar do meio ambiente”.

16h horas: Abertura oficial do evento com dois debates – “Conhecer e cuidar do meio ambiente” e “O papel das Ongs ambientais”.

Participam os alunos do Novotec Meio Ambiente, do Etim Administração, Nutrição, Informática para a Internet e Segurança do Trabalho.

Dia 3 de junho

13 horas: Palestras “Gestão dos resíduos sólidos” e “Os 5Rs e sua Importância nas empresas”.

16 horas: Exibição de vídeos do Portal de Educação Ambiental. Para alunos do Novotec Meio Ambiente.

Dia 6 de junho

10 horas: Apresentação de peça sobre o papel de cada cidadão para a construção de um ambiente limpo e saudável (para a turma da manhã). Às 13h a peça é reapresentada para a turma da tarde.

11h30: Palestra “Marketing Verde”.

16h00 – Encerramento do evento com apresentação de musicais relacionadas com a preservação do meio ambiente.

De 2 a 6 de junho

 

Fatecs

Município Unidade Evento Data

Baixada Santista

Fatec Rubens Lara

Resíduos sólidos: desafio para a sociedade é o título da live que acontece às 19 horas pelo canal Fatec RL no Youtube, no dia 8 de junho. O convidado é o Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de São Vicente, Luis Zantut.

Dia 8 de junho

Jaú

Fatec Jahu

O projeto “Educando sobre as águas” conta com a parceria da ONG Mãe Natureza e oferece várias atrações – uma delas é a Unidade Móvel Fatec, um ônibus com ferramentas lúdicas e didáticas que facilitam a compreensão e a conscientização de crianças, jovens- e adultos em relação ao uso racional da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Os alunos do Curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos servirão de guia, atuando como facilitadores no entendimento. O programa Fatecológico deve realizar uma campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos. Posteriormente, eles serão destinados ao descarte adequado.

De 1 a 10 de junho

Mococa

Fatec Mococa

Sob a bandeira “Agro e meio ambiente juntos – uma noite de conversa sobre o agronegócio”, três convidados discorrem sobre o assunto: Thiago Factor, Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Unidade de Pesquisa de Mococa (UPD Mococa), Ademar Pereira – produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Caconde e um representante da Geotec – Engenharia Ambiental e Rural/ Consultoria Ambiental e Rural.

Às 19h30, no Auditório Industrial. Aberto aos alunos da unidade.

30 de maio

Compartilhe


Veja também