Etec Irmã Agostina vence Prêmio CRQ-IV com biodiesel

Escola da Capital participou da competição com dois projetos; outras três Etecs e uma Fatec também disputaram a final do prêmio que, desde 1988, visa estimular a pesquisa científica entre estudantes

28 de agosto de 2020 9:46 am Etec, Fatec

Orientador e estudantes na apresentação do TCC e encerramento do curso técnico de Química, em 2019 | Foto: Divulgação

A ideia de produzir biodiesel com óleo de cozinha reaproveitado venceu o Prêmio CRQ-IV, na categoria Química de Nível Médio. O projeto foi desenvolvido durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes do curso técnico de Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, na Capital, em 2019.

O resultado da competição foi anunciado no dia 25 pelo Conselho Regional de Química da Quarta Região. A entidade promove a disputa desde 1998 com o objetivo de estimular a pesquisa científica entre estudantes de cursos técnicos e superiores de Química.

O projeto Síntese de biodiesel a partir de óleo residual de cozinha, utilizando argila como catalisador heterogêneo por meio de reação de transesterificação concorreu com outros cinco trabalhos da mesma categoria.

Para o orientador do trabalho, Fábio Rizzo, o projeto se destacou porque explorou duas vertentes da chamada Química Verde. “A pesquisa foi bem avaliada porque propõe a reutilização do óleo de cozinha por meio de reações com um catalisador à base de argila, que também é reutilizável”, explica. 

Dos seis trabalhos finalistas desta edição, cinco foram desenvolvidos por Etecs. Além da Etec Irmã Agostina, que emplacou dois finalistas, as Etecs de Piracicaba, Ribeirão Pires e Santo André também estavam na última etapa do prêmio. Na categoria Química de Nível Superior, a Fatec Deputado Roque Trevisan (Piracicaba) foi finalista.

Referência

A equipe vencedora do CRQ-IV é formada pelos alunos Amanda Reimberg, Fernando dos Santos, Iracema da Silva, Jade Gusmão, Manoela Souza e Maria Aparecida Ramos. A maior parte desse grupo já está cursando o ensino superior nas áreas de Química, Engenharia Química e Engenharia Ambiental.   

Rizzo ressalta a satisfação de fazer parte do time de docentes da Irmã Agostina: “É uma escola jovem que completou dez anos, mas que já é referência em pesquisa e iniciação científica”, afirma. A Etec Irmã Agostina representou o Brasil na final do Prêmio Jovem Água de Estocolmo, conquistou dois prêmios na Feira Brasileira dos Jovens Cientistas e foi classificada em terceiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).     

Compartilhe


Veja também