Com a ajuda de voluntários da Sage, multinacional britânica de software de gestão, jovens criaram a miniempresa Pangus, de produção de bolsas em tecido; valor atribuído dos impostos do empreendimento foi doado à Apae da cidade
Cerimônia de premiação foi realizada na terça-feira, dia 11, na Capital l Foto: Junior Achievement/Divulgação
Estudantes dos cursos técnicos de Administração e de Logística integrados ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana, na região de Campinas, ganharam o prêmio destaque de empreendedorismo do ano do Programa Miniempresa. Idealizada pela Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, iniciativa tem por objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens.
O projeto vencedor, anunciado em cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 11, na Capital, é uma iniciativa de 40 alunos que, com a mentoria de funcionários da Sage, multinacional britânica de software de gestão, criaram uma miniempresa de produção de bolsas em tecido, a Pangus. Em 15 encontros semanais, os estudantes colocaram a “mão na massa”, com a ajuda dos voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Os profissionais da empresa também apresentaram conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
“Foi uma experiência enriquecedora. Além do empreendedorismo, o projeto despertou nos alunos interesse maior pelo curso, melhorando o desempenho deles em outras disciplinas”, avalia a diretora da Etec, Mary Damiani.
A Etec Tiquatira, localizada na zona leste da Capital, também esteve entre os finalistas e ganhou na categoria ações de marketing, com a miniempresa Base, cujo produto é um chaveiro suporte para celular.
Empreendedorismo e solidariedade
A trajetória empreendedora contou ainda com a exposição dos produtos em uma feira realizada no Shopping Eldorado, na zona oeste da Capital paulista, na qual os alunos conheceram e aplicaram também técnicas de vendas, marketing e finanças. Em um dia foram vendidas 41 peças, arrecadando mais de R$ 1 mil. O valor atribuído dos impostos da miniempresa foi doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Americana.
“Parabenizamos os estudantes da Etec pelo espírito empreendedor e pela dedicação que demonstraram. É motivo de enorme satisfação para nós ter tido voluntários da Sage envolvidos nesta iniciativa por meio das atividades da Sage Foundation. Estimular o empreendedorismo como futuro profissional para jovens é uma das nossas maiores bandeiras”, afirma o presidente da empresa no Brasil e América Latina, Jorge Santos Carneiro.
*Atualizada 13 de dezembro, às 13 horas