Compass UOL oferece programa de bolsas para alunos das Fatecs

Desde fevereiro, quando a parceria com o CPS foi formalizada, um total de 153 estudantes de 16 unidades participaram das trilhas de aprendizagem

29 de dezembro de 2022 9:55 am Fatec, Programas

Estudantes da Fatec Mogi Mirim, da Região de Campinas, selecionados em outubro para participar da iniciativa l Foto: Divulgação

Estudantes de cursos superiores do eixo tecnológico de Informação e Comunicação, entre eles, alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), estão tendo uma grande oportunidade de aprender e de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. O Programa de Bolsas da Compass Academy oferece diversas trilhas de aprendizagem que, se completadas com excelência, podem levar à contratação pela empresa.

Desde fevereiro de 2022, quando a parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Compass UOL foi formalizada, 153 estudantes de 16 Fatecs participaram das trilhas de aprendizagem. “Além de aproximar nossos alunos do que há de mais moderno na área da tecnologia, o programa de bolsas é uma oportunidade de inserção no mundo do trabalho”, avalia o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, Rafael Ferreira Alves.

O Programa de Bolsas da Compass UOL tem duração de três a cinco meses. Durante esse período de aprendizado, oferece ajuda de custo ao participante e envolve diversos treinamentos sobre as linguagens de programação e softwares mais utilizados no desenvolvimento de plataformas e produtos digitais. Ao final de cada trilha de aprendizagem, o aluno aprovado recebe um certificado.

“Ao longo de uma década viemos nos aperfeiçoando neste modelo de formação, no qual buscamos a próxima geração de talentos direto de instituições como as Fatecs, o que nos permite, além de abrir oportunidades para esses novos profissionais que estão chegando ao mercado, também nos posicionar como parte da solução do problema de falta de mão-de-obra especializada”, diz Fernando Marcondes, diretor do Programa Compass Academy.

Yhonathan Pavan, estudante da Fatec Mogi Mirim, localizada na região de Campinas, está entre os bolsistas contratados. Matriculado no sexto período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ele participou do programa entre fevereiro e maio. Depois de certificado em diversas capacitações, foi selecionado pela empresa como desenvolvedor Java Spring Boot.

“Realizei diversas trilhas de aprendizagem, nas quais pude aprender e me desenvolver em várias linguagens de programação muito utilizadas no desenvolvimento de soluções digitais”, relata. “Além disso, participei de projetos que simulam a experiência no mercado, com trabalho em equipe e versionamento de código.”

O último processo seletivo para bolsistas ocorreu em outubro. Rebeca Baruch Gusmão de Oliveira, estudante do segundo semestre do curso superior de tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Registro, localizada no Vale do Ribeira, está entre os integrantes do time selecionado. Ela conta que conquistou a oportunidade de participar do programa de bolsas depois de passar por uma prova de conhecimentos em lógica, português e inglês, além de algumas dinâmicas de grupo.

“Fiquei muito feliz por conseguir uma vaga. Além da Compass UOL ser uma empresa consolidada e de referência, o programa abre uma porta enorme de oportunidades”, comemora Rebeca. “Estou aprendendo conceitos e tecnologias muito importantes e requisitadas atualmente pelo mercado. Dentro do programa nós atuamos como em uma situação real do dia a dia do profissional de tecnologia.”

Alunos das seguintes Fatecs participaram do programa em 2022: Americana, Araraquara, Araras, Botucatu, Franca, Ipiranga (Capital), Itapetininga, Lins, Mogi Mirim, Osasco, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taquaritinga.