Filtro de Daltonismo

Centro Paula Souza capacita professores para atender alunos com deficiência visual

O Centro Paula Souza realiza nesta quinta-feira, 8, uma capacitação para 40 professores e coordenadores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) na sede da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). O objetivo é auxiliar os docentes […]

8 de março de 2012 5:00 pm Etec, Fatec

O Centro Paula Souza realiza nesta quinta-feira, 8, uma capacitação para 40 professores e coordenadores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) na sede da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). O objetivo é auxiliar os docentes no atendimento aos alunos com deficiência visual e apresentar opções de tecnologias assistivas para uso em sala de aula, do braile aos softwares de voz.

“A cada Vestibulinho recebemos mais alunos com esse tipo de deficiência, por isso decidimos fazer um treinamento específico para orientar quem já trabalha ou vai atuar diretamente com esses estudantes”, explica Alessandra Aparecida Ribeiro Costa, coordenadora do projeto de inclusão do Centro Paula Souza. A programação inclui palestra sobre uso de tecnologias assistivas com Rubens Soares Leme, que trabalha na Laramara e também na Etec Professor Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, em São Paulo, e também uma visita monitorada aos laboratórios da associação.

Casos de sucesso

Denivane Alves da Silva, de 33 anos, superou as dificuldades da deficiência visual e acaba de se formar no curso de tecnologia em Logística da Fatec Botucatu. “No início do curso, eu usava o sistema braille e a reglete (equipamento para escrever em braile) para registrar as aulas. As provas eram orais e os colegas ditavam o que o professor escrevia na lousa. Sempre foram solidários comigo”, conta. “Apresentei os softwares de voz à direção e a Fatec me emprestou um notebook para usar nas aulas, aí mudou muito. Comecei a fazer as provas iguais às dos outros alunos, usando um pendrive. Sempre dei o melhor de mim.” Ao entrar na Fatec, Denivane já era funcionário público na prefeitura de Botucatu, na área de educação especial. Quer continuar estudando, cursar uma pós-graduação ou o curso de Pedagogia.

Outro aluno recém-formado é Rafael Vicente, de 20 anos, que concluiu o curso técnico de Contabilidade na Etec João Belarmino, de Amparo. “É muito importante ter todo o material digitalizado, o que depende dos professores e também da ajuda dos colegas”, diz. “Arrumei soluções junto com a escola e consegui aprender o mesmo conteúdo que os outros alunos, sempre usando o notebook nas aulas.”

Na Etec de São Sebastião, Alessandro Moreira dos Santos, de 42 anos, está no 3º módulo de Informática para Internet. Seus professores fizeram uma capacitação específica organizada por Alessandra Costa para auxiliar o aluno no aprendizado. “Estou gostando muito do curso. Entrei na Etec para aprender a mexer no computador e ser mais do que um webdesigner”, afirma. “O que depende de mim, faço o melhor possível. A parte mais difícil são os seminários em grupo”.