Filtro de Daltonismo

Cases de sucesso do AMS são apresentados a equipes regionais do CPS

Primeiro Encontro de Regionalização de 2025 destaca boas práticas do formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior e incentiva adesão de novas unidades

6 de maio de 2025 5:43 pm Institucional

Encontro na sede do CPS reuniu equipes regionais e coordenadorias para discutir ações e resultados do AMS | Foto: Roberto Sungi

A nova etapa dos Encontros de Regionalização do formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) teve início nesta terça-feira (6), na Administração Central do Centro Paula Souza (CPS), na Capital. O objetivo do encontro é socializar práticas, alinhar diretrizes e incentivar a adesão de novas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) ao modelo.

Durante a abertura do evento, o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, ressaltou o papel transformador do AMS. “Nós temos em mãos a chance de melhorar a vida de cada jovem que chega até nós com o sonho de construir um futuro melhor. É por meio da educação que podemos interferir positivamente na vida do estudante, na sociedade, na economia e nos rumos do País”, afirmou. “Tudo que fazemos no Centro Paula Souza é para conduzir esse aluno para a melhor vida possível.”

Já o vice, Maycon Geres, destacou o caráter inovador do formato educacional. “Todos que articularam o AMS se orgulham de ver que o modelo dá certo quando ousamos fazer diferente na educação. A iniciativa representa exatamente o que o mercado demanda: formação focada, de qualidade e integrada. Com esse projeto, o CPS ocupa seu lugar de vanguarda, oferecendo uma educação contemporânea, dinâmica e alinhada com o mercado de trabalho atual.”

Expansão

O encontro também contou com as presenças de representantes das coordenadorias de ensino e das equipes regionais. Para Robson dos Santos, coordenador de Ensino Superior de Graduação, o sucesso da iniciativa exige sinergia entre as unidades. “O AMS é o único programa de verticalização curricular em execução no País. Nosso compromisso é ampliar esse modelo e fortalecer sua presença nas unidades.”

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Técnico, Amneris Ribeiro Caciatori, destacou a importância dos encontros para esclarecer dúvidas e fortalecer a implantação do modelo. “A verticalização curricular traz impactos positivos, como a permanência dos alunos, a qualidade da formação e o contato direto com o ambiente universitário e profissional, desde o início do percurso. O CPS foi pioneiro e os resultados comprovam a eficácia da proposta.”

Em 2024, os primeiros encontros ocorreram nos Núcleos Regionais de Administração (NRAs) de Sorocaba e Itapeva. Neste ano, outras regionais receberão o evento, em locais que serão divulgados posteriormente, com datas previstas até novembro:

  • 03/06 – NRA 03
  • 24/06 – NRA 12
  • 12/08 – NRA 06
  • 02/09 – NRA 02
  • 23/09 – NRA 05
  • 07/10 – NRA 01 e 10
  • 29/10 – NRA 08
  • 18/11 – NRA 09

AMS

Criado em 2019, o AMS permite que o aluno estude os ensinos Médio, Técnico e Superior em cinco anos, de forma contínua, sem necessidade de novo vestibular. O modelo é pioneiro no Brasil e foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação. Atualmente, está presente em 23 Etecs e Fatecs, distribuídas por 11 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

Ao longo dos três primeiros anos, além da base curricular básica, os estudantes participam de atividades de contextualização profissional em empresas parceiras. Na sequência, ingressam diretamente no Ensino Superior, onde concluem a formação em dois anos. A estrutura curricular é desenhada para eliminar a sobreposição de conteúdos.

A iniciativa reforça o compromisso do Centro Paula Souza com uma formação profissional integrada, inovadora e de qualidade, beneficiando diretamente os estudantes e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Compartilhe


Veja também