Alunos de Fatec falam de planos e experiências em intercâmbio cultural

Só neste ano, quatro estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial da Fatec Cruzeiro foram contemplados com bolsas para estudar fora do país

1 de junho de 2023 11:10 am Fatec, Internacional

Neste ano, dois alunos da Fatec Cruzeiro vivenciaram uma oportunidade e outros dois estão com viagens marcadas | Foto: slon.pics/Freepik

A possibilidade de fazer um intercâmbio estudantil pode gerar diversas dúvidas e até mesmo um frio na barriga, mas a experiência pode trazer ganhos para os desenvolvimentos pessoal e de carreira. Afinal, o aluno aprenderá um novo idioma, terá novas vivências e contato com uma cultura diferente, adquirindo mais responsabilidade e independência.

Somente neste ano, dois alunos da turma presencial do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Cruzeiro – Prof. Waldomiro May tiveram o sonho de participar de um intercâmbio realizado. Outros dois estão com as viagens marcadas.

O professor e coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial da unidade, Renan Nogueira, conta que o intercâmbio tem um papel fundamental na formação de alunos, além de permitir que eles expandam seus horizontes ao entrar em contato com novas culturas, tradições e perspectivas acadêmicas. “O intercâmbio oferece oportunidade de aprimorar habilidades linguísticas, essenciais em um mundo globalizado.”

Ao experimentar diferentes sistemas educacionais, os alunos adquirem uma visão mais ampla e crítica, desenvolvendo a capacidade de adaptação e resolução de problemas. “Outro fator importante é a troca de conhecimento entre instituições e o compartilhamento de boas práticas acadêmicas. A experiência internacional enriquece o currículo dos alunos, tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho global.”

O docente fala ainda sobre a satisfação de ver alunos da instituição conquistando objetivos tão importantes. “É gratificante e nos faz pensar que estamos no caminho certo. Essas conquistas refletem o empenho e o talento dos estudantes, bem como a qualidade da educação que fornecemos. É uma sensação de orgulho e satisfação testemunhar o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos”, finaliza.

Intercambio Cultural em Londres

Paloma Renata de Mello Souza viajou em janeiro deste ano para Londres. Juntamente com alunos de outras unidades das Fatecs e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) embarcou para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Acompanhados de monitores do Centro Paula Souza (CPS), os estudantes tiveram uma grade de aulas e passeios para conhecer a cultura do país. “O mês que fiquei em Londres foi o melhor da minha vida, pude andar de avião pela primeira vez, fazer novas amizades, conhecer novas culturas e ter independência em um país totalmente desconhecido”, comenta.

A aluna conta que durante a experiência, teve aulas de inglês, com carga horária diária de sete horas, além de fazer diversos passeios. “Conheci a London Eye, Big Ben, Tower Bridge, Abbey Road, Plataforma 9 ¾ e vários outros lugares. O intercâmbio mudou minha vida em diversos aspectos, tanto pessoal quanto profissional, pois creio que essa oportunidade no currículo abrirá muitas oportunidades.”

Bolsa de Estudo em Portugal

Em 2022, Paulo Vitor Martins da Silva, do quinto período do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial, conquistou uma vaga no Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades. Durante quatro meses, o aluno estudou Gestão de Empresas no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, Portugal.

“Me inscrevi no programa no segundo semestre de 2020 e não fui escolhido logo de cara. Porém, com as desistências de outros alunos, fui selecionado e a sensação foi única, indescritível”, comenta.

Paulo conta que a experiência trouxe inúmeros aprendizados: da organização de documentos para viagem até questões financeiras. “Foi a primeira vez que morei sozinho, então são conhecimentos que não consigo nem nomear. O conteúdo foi tão bom quanto o aprendizado na Fatec e na faculdade em que tive a oportunidade de fazer o intercâmbio”, finaliza.

Curso de Administração na Colômbia

O aluno do quinto período do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial Fabiano Souza conquistou uma vaga de intercâmbio por meio do Programa de Bolsas Internacionais do CPS. O objetivo dele é estudar Gestão junto ao curso de Administração de Empresas na Universidad Antonio Nariño, em Bogotá, na Colômbia.

“Minhas expectativas são as melhores possíveis, quero aperfeiçoar meus conhecimentos profissionais, culturais e o idioma, além de realizar um sonho. Me inscrevo para fazer o intercâmbio desde o primeiro semestre da faculdade.” A viagem está agendada para o segundo semestre e, durante seis meses, Fabiano estudará disciplinas como comércio eletrônico e mercado digital, desenvolvimento de habilidades gerenciais, inovação e modelos de negócios, negócios internacionais e gestão de recursos humanos.

Mestrado na Espanha

Contemplada com uma bolsa de estudos de mestrado em Administração na Universidade de Jaén, na Espanha, a aluna Luciana Maria Rosa, do sexto semestre do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial, conta que está ansiosa para a experiência. “Estou com grandes expectativas, tenho certeza de que a experiência vai ajudar no meu desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Além disso quero conhecer uma cultura diferente e praticar outro idioma.”

O mestrado é de um ano e a previsão de embarque é para setembro. A bolsa contemplará gastos com o programa de mestrado, hospedagem e alimentação.

Intercâmbio na Alemanha

Marina Franco, aluna do curso Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Pindamonhangaba, ganhou uma bolsa de intercâmbio e passará um semestre estudando na Alemanha. “Sempre tive vontade de estudar fora do Brasil e conhecer outros países”, conta a aluna.

A jovem vai estudar Gestão de Negócios Europeus na Universidade de Ciências Aplicadas de Wildau, cidade que fica a 50 minutos de Berlim. “Estou com uma arrecadação virtual para custear as despesas iniciais. O valor será utilizado para comprar a passagem de ida e arcar com meu primeiro aluguel na cidade alemã. Após isso, minha expectativa é conseguir um emprego de meio período”, finaliza.  

Processo seletivo com inscrições abertas

Além de Gestão Empresarial (presencial e EaD), a Fatec Cruzeiro oferece outras três graduações no processo seletivo para o segundo semestre de 2023: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eventos e Gestão da Produção Industrial.

Quem deseja disputar uma das 18.895 vagas oferecidas pelas Fatecs no Vestibular para o segundo semestre de 2023 ainda tem tempo. As inscrições podem ser feitas até as 15 horas da próxima sexta-feira, 12 de junho, pelo site vestibularfatec.com.br. São 91 opções de cursos superiores de tecnologia em todas as regiões do Estado.

Compartilhe


Veja também