Gestão da Produção Industrial


Descrição

Planejamento e controle da produção industrial, logística de entrada de matéria-prima e distribuição dos produtos acabados, gestão ambiental, gestão de estoque e criação de produtos, além de administração, direito empresarial e inglês. Cálculo, matemática financeira e informática são importantes para o aprendizado da maior parte das disciplinas do curso.

Atuação

O tecnólogo em Gestão da Produção Industrial trabalha para melhorar a qualidade e a produtividade de uma indústria, atuando no planejamento das atividades, no controle da produção, na criação e no teste de produtos. Pesquisa e identifica oportunidades de negócios e novas tecnologias de produção assim como coordena equipes para aperfeiçoar processos e a logística. Elabora os planos de manutenção de máquinas. Define a localização dos setores e dos equipamentos de uma empresa de acordo com as normas técnicas e de segurança. Acompanha a qualidade dos processos e dos produtos, além de definir como será feito o descarte de resíduos industriais segundo a política ambiental. Está mais focado na gestão, enquanto o tecnólogo em Produção Industrial ocupa-se da parte mais técnica, dos processos produtivos, das máquinas e ferramentas. Os cursos são oferecidos em unidades localizadas em importantes polos industriais de São Paulo.

Onde Trabalhar

Em indústrias no comércio; na direção do próprio negócio; na prestação de serviços de assessoria e na pesquisa tecnológica.

Onde estudar

Fatec Itapetininga – Prof. Antonio Belizandro Barbosa Rezende
Fatec São José dos Campos – Prof. Jessen Vidal
Fatec Cruzeiro – Prof. Waldomiro May
Fatec Guaratinguetá – Prof. João Mod
Fatec Guarulhos
Fatec Diadema – Luigi Papaiz
Fatec Cotia
Fatec Franca – Dr. Thomaz Novelino
Fatec Itapira – Ogari de Castro Pacheco
Fatec Itatiba – Maria Eunice Amadeo de Almeida
Fatec Lins – Prof. Antonio Seabra
Fatec Jahu
Ferraz de Vasconcelos — Fatec Ferraz de Vasconcelos