Videoaulas de manutenção de motos auxiliam o motofretista

Conjunto de videoaulas, com apenas três minutos de duração cada, dão ao condutor o passo a passo da manutenção básica, que pode ser feita em casa 

22 de fevereiro de 2022 10:13 am Etec, Institucional, Qualificação Profissional

Gratuito e online, curso surgiu da parceria entre CPS e Detran-SP dentro do Programa Motofretista Seguro | Foto: Getty Images

A longa fila que se formou no segundo Pit Stop do Programa Motofretista Seguro, em julho de 2021, deixaria uma estatística preocupante: 77% das motocicletas que passaram pela Praça Charles Muller, em frente ao Estádio do Pacaembu, na Capital, apresentavam irregularidades – as maiores eram relativas a freios (28%), luzes (24%) e pneus (15%), segundo os dados do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Problemas como esses podem ser evitados com a manutenção frequente feita pelo próprio dono do veículo. Foi para isso que o Centro Paula Souza (CPS) produziu 14 videoaulas, cada uma com duração de cerca de três minutos, batizadas de Entregas Rápidas. “É um nome adequado para uma categoria que não tem tempo a perder”, avalia o coordenador de produção de material audiovisual do Grupo de Estudos da Educação a Distância (GEEad), Ivan Barbely. “A ideia é que ele faça economia e fique em segurança.”

O técnico em mecânica e professor de matemática e física das Etecs Dr. Carolino da Motta e Silva, de Espírito Santo do Pinhal, e Pedro Ferreira Alves, de Mogi-Mirim, Anderson Rocchi, gravou todas as aulas, curtas e objetivas. “Com uma caixa simples de ferramentas, o motofretista pode cuidar do seu veículo na garagem de casa”, garante.

Como trocar o pedal do câmbio, regular a corrente, trocar a lâmpada do farol, desmontar e montar a roda dianteira a fim de equilibrá-la são alguns dos temas abordados nessas aulas-tutorial de mecânica básica. “O profissional passa a ter controle sobre a durabilidade das peças e a qualidade das marcas que usa na manutenção”,  diz Rocchi. “Ele não vai mais correr o risco, por exemplo, de fazer uma curva com uma lâmpada queimada.”

MOOC na linha de frente dos cursos rápidos

Lançado em novembro de 2021, o Entregas Rápidas foi inserido no curso livre Mecânica Básica de Motos, na modalidade Mooc, com 30 horas de aula divididas em cinco módulos e complementadas com apostilas e atividades autocorrigíveis. Totalmente gratuito e online, o curso surgiu da parceria entre o CPS e o Detran-SP dentro do Programa Motofretista Seguro, lançado pelo Departamento de Trânsito e pelo Governo do Estado de São Paulo para capacitar e regularizar os profissionais dessa categoria em 2020. Esse foi o ano em que o termo “entrega rápida” entrou definitivamente para o vocabulário e para a vida da população, que precisou ainda mais dessa categoria para se manter em isolamento devido à pandemia de Covid-19.

Novos profissionais

Acidentes com motocicletas são quatro vezes mais frequentes do que acidentes com carros. Em um cenário em que quase 60% do salário de um motofretista é destinado a alimentação e combustível – dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) fornecido por Francieli Regina Balem, executiva do Programa Motofretista Seguro –, é possível imaginar que não lhe reste verba para a manutenção adequada do veículo.

É nesse cenário, ainda, que uma nova leva de condutores ingressou sem muita experiência prévia. “O público principal do Entregas Rápidas é o profissional que chegou a esse mercado recentemente, para complementar o orçamento ou porque perdeu o emprego durante a pandemia”, lembra Borbely. Os que já atuavam nesse setor antes de 2020, ele acredita, estão mais familiarizados com seu veículo.  

Para realizar a série de vídeos, estiveram ao lado do professor Rocchi, a coordenadora de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza (CPS), Mariza Souza, e o professor e enfermeiro Benedito Chebeu, do curso Técnico de Enfermagem da Etec de Mogi Mirim.

Compartilhe


Veja também