Filtro de Daltonismo

Vencedores do Desafio Google usam as férias para projetar apps

Alunos das Etecs, criadores dos melhores trabalhos do StartUp in School, receberam ‘lição de casa’ para chegarem preparados à mentoria do Ideias de Futuro, que vai durar três meses. Desafio foi promovido pelo Centro Paula Souza em parceria com o Google

23 de dezembro de 2016 11:55 am Institucional

Crédito: Marcos Ferreira/IAE Brasil | Criadores dos aplicativos receberam prêmio em dezembro

Se os alunos vencedores do StartUp in School acharam que bastava imaginar um bom aplicativo, enganaram-se. Em férias, os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) levaram para casa algumas atividades para não deixarem as ideias esfriarem até o fim de fevereiro, quando começam os três meses de mentoria que será oferecida pelo Ideias de Futuro.

A tarefa de casa é analisar o que já foi feito e organizar as habilidades de cada integrante. “Com essas informações, nós traçaremos trilhas de mentoria individualizadas para cada grupo”, diz Jaciara Cruz, diretora do programa.

Ganhadores

O app Do2Gether, dos alunos da Etec Dra. Ruth Cardoso, venceu na categoria Opinião do Público, com mais de 2 mil likes dos internautas. O aplicativo pretende reunir pessoas desconhecidas para a prática de esporte. “Corremos atrás dos votos para o nosso app e ficamos muito felizes e surpresos com o primeiro lugar”, diz Alisson Quaresma Vassopoli, estudante do curso técnico de Informática.

O escolhido como Top Inovação foi o aplicativo Walp, da Etec de São Caetano do Sul, que deseja aproximar ONGs de investidores. Na categoria Melhor App ficou o SOS Fácil, da Etec Sebrae, um dispositivo para facilitar o acesso de serviços de emergência pelo celular.

Os três projetos participaram de um day camp no campus do Google e receberam um feedback dos jurados do programa para colher ideias e promover melhorias em seus trabalhos.

Durante o ano, dez Etecs receberam mentoria de especialistas para desenvolver modelos de negócios e criar suas próprias startups baseadas em apps para smartphones. A ideia principal era incentivar os jovens a pensar soluções para suas comunidades.

Veja mais sobre os projetos vencedores:

Melhor App
Etec Sebrae, Capital/Aplicativo SOS Fácil – Realiza chamadas de emergência com facilidade. É voltado a idosos ou pessoas que necessitem de cuidados especiais. Alunos: Carlos Miguel Sebastião da Silva, Carolina Beatriz Filipim de Oliveira, Jandir João Lima dos Reis, Tainá Pinheiro da Silva e Vinicius Dias Rocha.Veja vídeo

Top Inovação
Etec Jorge Street, São Caetano do Sul/Aplicativo Walp– Plataforma que disponibiliza informações dos projetos das ONGs, possibilitando a conexão com potenciais doadores/voluntários. Alunos: Fernanda Izabel Bonfim Alves, Matheus Nogueira Batista, Naomi Banno Pimenta Marrocos, Pedro Henrique Medeiros Rezende, Pedro Henrique Ribeiro Gomes. Veja vídeo

Opinião do Público

Etec Dra Ruth Cardoso, São Vicente/Aplicativo Do2Gether – Reúne pessoas com interesses em comum para a prática de esportes e atividades de lazer na cidade. Alunos: Adriano Froes de Oliveira Marrecas, Alisson Quaresma Vassopoli, Camila Ribeiro dos Santos, Lucas Viana dos Santos, Pablo dos Santos Marques, Sidney de Almeida Fernandes. Veja vídeo

Compartilhe


Veja também