Últimos dias para inscrição no Concurso Altar Día de Muertos

Prazo para cadastro pelo site da ARInter vai até o próximo domingo (24); professores interessados devem inscrever grupos que tenham de três a cinco estudantes

22 de setembro de 2023 10:22 am Internacional

Alunos da Etec de Santana de Parnaíba homenagearam Bruno Pereira e Dom Phillips na última edição e foram os vencedores | Foto: Divulgação

Terminam no próximo domingo (24) as inscrições para a quarta edição do Concurso Altar Día de Muertos. A competição de altares é promovida pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) e o Consulado Geral do México em São Paulo. Para participar, os professores do CPS interessados devem inscrever grupos de três a cinco alunos, pelo site da ARInter.

O concurso, realizado desde 2016 no Memorial da América Latina, na Capital, tem como principal objetivo prestar homenagem à tradição cultural mexicana do Día de Muertos. Os grupos inscritos terão que construir um altar que tenha entre três e cinco níveis, com oferendas (alimentos, bebidas e objetos), arcos de flores, cruz de cal, dobraduras ou decorações em papel de seda, incenso, lanternas, caveiras, tecidos e elementos decorativos que tenham ligação com o homenageado.

O Consulado Geral do México em São Paulo premiará o docente cujo grupo seja o vencedor do concurso, com passagens de ida e volta para o México, com direito a um acompanhante. Para a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis, a participação no projeto contribui na formação dos alunos estabelecendo um diálogo cultural e promovendo o contato com a história e tradições mexicanas. “Os estudantes aprendem a respeitar e compreender a riqueza e as práticas socioculturais a partir da ótica da interculturalidade”, afirma.

Serviço
4ª edição do Concurso Altar Día de Muertos
Inscrições: até 24 de setembro, pelo site da ARInter

Compartilhe


Veja também