Alunos do CPS chegam à final da Huawei ICT Competition

Estudantes da Fatec Registro, que participam da etapa nacional, farão prova na Capital, junto a jovens de outras doze instituições; final mundial será realizada na China

26 de dezembro de 2022 9:36 am Fatec, Premiação

Nayara, Vinícius e Diogo: alunos da Faculdade de Tecnologia chegam à final nacional da Huawei ICT Competition | Foto: Divulgação

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Registro compõe o grupo das 13 instituições brasileiras, entre as 97 inscritas, que chegaram à final nacional da Huawei ICT Competition 2022-2023. O evento, que pretende revelar novos talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) começa nesta terça (27), na Capital, e segue até quinta-feira (29). A prova decisiva está marcada para a manhã do dia 28, com o resultado divulgado na tarde do mesmo dia.

Os estudantes Nayara de Azevedo Leal, Diogo Kawaguchi Rosa e Vinícius da Silva Costa só participaram da primeira prova, realizada online, por insistência e apoio do corpo docente. “Foram 60 questões, em inglês, para serem resolvidas em uma hora”, conta Nayara, que não via no horizonte a possibilidade de ir para a etapa nacional. A relação de notas enviada pela Huawei mostrou que os estudantes não só conquistaram uma vaga na etapa nacional como alcançaram as primeiras colocações.

“O nível de dificuldade era muito alto, por isso nem alimentamos muitas expectativas com o resultado”, continua a jovem, egressa da Escola Técnica Estadual (Etec) de Registro, que acaba de concluir o segundo semestre do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma na faculdade. Por enquanto, esse é o único curso oferecido pela Fatec Registro, criada no início de 2022.

“Além da prova ser em inglês, havia muitos acrônimos e a maioria das questões era sobre a tecnologia da Huawei”, diz Diogo, aluno que completou o primeiro semestre do curso. A saída encontrada pelos estudantes foi fazer a correlação entre o sistema openEuler, da Huawei, com o Linux, similar e conhecido por eles.

Na etapa nacional, a prova terá 90 questões formuladas na língua inglesa. Os três jovens já se empenham para superar o desafio. Diferentemente do que aconteceu na primeira fase, quando não se sabia em que consistiria o teste, a multinacional chinesa enviou para os participantes a lista do material a ser estudado. “Agora vamos fazer um intensivão”, avisa Vinícius, colega de turma de Diogo e também ex-aluno da Etec.

A ICT Competition foi criada pela Huawei em 2015 com a intenção de difundir, entre os estudantes de tecnologia e engenharia, o conhecimento das áreas de tecnologias disruptivas: nuvem, redes e inteligência artificial.

Os vencedores terão o próximo desafio no começo de 2023, quando a fase regional reúne, em um país do Mercosul, os jovens universitários da América Latina. A final mundial está programada para maio e acontece na China.