Termina amanhã prazo para inscrever projetos para o Prêmio Jovem Cientista

O período de inscrições para a 16ª edição do Prêmio Jovem Cientista termina nesta sexta-feira, 31. Os interessados em participar devem se cadastrar pelo site do prêmio. O tema deste ano, “Inovação Tecnológica nos Esportes”, foi […]

30 de agosto de 2012 10:00 am Etec

Ana Gabriela Ramos, em Brasília, durante o anúncio dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista, em 2011. / Marcelo Gondim.

O período de inscrições para a 16ª edição do Prêmio Jovem Cientista termina nesta sexta-feira, 31. Os interessados em participar devem se cadastrar pelo site do prêmio. O tema deste ano, “Inovação Tecnológica nos Esportes”, foi definido em função dos eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos – a Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O Prêmio Jovem Cientista reconhecerá os três melhores projetos nas categorias estudante do Ensino Médio (que inclui o técnico), estudante do Ensino Superior e graduado.

Para participar é necessário elaborar uma pesquisa sobre uma das linhas científicas propostas: Educação e Cidadania para os Esportes; Cuidados com a Saúde e Nutrição nos Esportes; Aplicação e Desenvolvimento de Materiais Esportivos; Gestão e Instalação de Infraestruturas Esportivas e Tecnologia da Informação para os Esportes. O trabalho deve ser orientado por um professor. Mais informações no regulamento.

Em 2011, Ana Gabriela Ramos, que se formou técnica em Meio Ambiente pela Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, foi vencedora na categoria Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista. Com orientação da professora Erica Bortolotti, Ana Gabriela desenvolveu uma embalagem ecológica para mudas aproveitando resíduos de biomassa, como bagaço de cana.

Premiação

Ao todo, serão distribuídos R$ 600 mil em prêmios, inclusive bolsas de pesquisa, nas três categorias, além do Mérito Escolar, destinado à instituição que se destacar com o maior número de trabalhos inscritos. Os vencedores na categoria Ensino Médio receberão bolsas de iniciação científica júnior, laptops e impressoras multifuncionais. Para o vencedor na categoria estudante de Ensino Superior, os prêmios vão de R$ 15 mil a R$ 10 mil. A instituição vencedora em Mérito Escola receberá R$ 35 mil para investir em equipamentos e infraestrutura de pesquisa.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Roberto Marinho (FRM) e das empresas Gerdau e GE. Foi criado em 1981 para estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que busquem soluções para desafios brasileiros.

1º de abril a 31 de agosto – inscrições pelo site www.jovemcientista.org.br
Setembro – avaliação dos trabalhos pelas comissões julgadoras
Novembro – anúncio dos vencedores
Dezembro – cerimônia de entrega dos prêmios