Teleférico ecológico, simulador de terremotos e piso que converte passos em energia são destaques na Feteps

Começou nesta terça, 23, e vai até quinta, 25, a 6.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Participam da mostra 256 projetos de mais de mil estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de […]

22 de outubro de 2012 5:00 pm Etec, Fatec

Laura Laganá discursa na abertura do evento em São Paulo. / Divulgação.

Começou nesta terça, 23, e vai até quinta, 25, a 6.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Participam da mostra 256 projetos de mais de mil estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de 25 de alunos de instituições internacionais, totalizando 281 trabalhos. O evento acontece na Expo Barra Funda e a entrada é gratuita.

A novidade desta edição é a presença, no mesmo espaço, da Empírika, feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação realizada pela primeira vez em 2010, na Espanha, antecipando as comemorações do 8° centenário da Universidade de Salamanca. Desde então a Feira é realizada cada ano em um país. Nesta edição a Empírika apresentará 44 trabalhos.

A cerimônia de abertura, na tarde de terça, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e de dois idealizadores da Empirika, Miguel Angelo Quintanilla, catedrático da Universidade de Salamanca, na Espanha, e Carlos Vogt, coordenador da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

“A Feteps é uma prova de que os nossos alunos são capazes de transformar conhecimento em inovação”, disse Laura Laganá. “Neste espaço estão reunidos os melhores projetos de futuros técnicos e tecnólogos, frutos de uma educação muito séria e de professores que desafiam estudantes.”

Destaques

Ao todo, serão expostas 196 criações de Etecs e 52 de Fatecs, mais 8 destaques nas áreas de indústria, serviços, saúde, agroindústria, ciências, meio ambiente, informática, iniciativas sociais e arte. No último dia, os melhores trabalhos serão premiados com tablets, ipods e troféus (destaques).

Entre os projetos, estão um teleférico para transporte de carga em área de proteção que foi levado à Rio+20 (Fatec Itapetininga), uma técnica para solidificação de petróleo em caso de vazamentos (Etec de Barretos), um simulador de terremotos (Etec de Vargem Grande do Sul), softwares para controle de diabetes melitus (Fatec Jundiaí) e de controle de vacinas (Etec de Franco da Rocha), piso que converte passadas em energia, pontos de ônibus (Etec de Diadema) e semáforo para pessoas com deficiência (Etec de Piraju), além de robôs para exploração de terrenos (Etec de Ibitinga) e locomoção de pessoas (Fatec de Osasco).

Veja fotos de projetos na página do Paula Souza no Facebook no Twitter do Centro Paula Souza.

Compartilhe


Veja também