Filtro de Daltonismo

Telecurso TEC é lançado no Palácio dos Bandeirantes

O Telecurso TEC foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Capital. Parceria entre o Governo do Estado de São Paulo – por meio do Centro Paula Souza – e […]

28 de junho de 2007 10:05 am Institucional

Laura Laganá dá detalhes do Telecurso TEC.

O Telecurso TEC foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Capital. Parceria entre o Governo do Estado de São Paulo – por meio do Centro Paula Souza – e a Fundação Roberto Marinho, visa expandir a oferta de ensino profissionalizante no Estado de São Paulo e posteriormente em todo o país.

O governador José Serra anunciou o projeto como “um componente a mais para a democratização do ensino profissionalizante no país”. Na cerimônia foram apresentados o conteúdo didático e trechos do programa de TV.

O Telecurso TEC dispõe de recursos educacionais variados, como programas de TV, CD-ROM, livros e ambiente virtual, e é oferecido em três modalidades: presencial, aberta e on-line.

São três cursos no campo de Gestão: Administração Empresarial, Secretariado e Assessoria e Gestão de Pequenas Empresas. Cada um deles com carga horária de 800 horas, divididas em três módulos com 16 semanas de duração.

“O que nos motivou a começar pela área administrativa foi o alto índice de empregabilidade dos alunos no setor. 77% dos formados nos nossos cursos de Administração estão inseridos no mercado de trabalho”, explicou a diretora-superintendente do Paula Souza, Laura Laganá.

Falou também sobre a estratégia para desenvolvimento e ampliação do Telecurso TEC. “Já estamos com uma experiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, de seis turmas presenciais em unidades de ensino da cidade”.

As tec-salas estão instaladas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Inácio Monteiro, Paz, Pêra Marmelo, Rosa da China, Três Lagos e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Campos Sales da cidade de São Paulo.

Também estiveram presentes ao evento o vice-governador e Secretário Estadual do Desenvolvimento, Alberto Goldman, o ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

Educação a distância

Na TV, o Telecurso TEC estréia na segunda-feira, 9 de julho. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira na Rede Globo (às 5h30), na TV Cultura (às 6h e às 11h45) e no Canal Futura (às 18h).

O conteúdo tem como características marcantes a linguagem dinâmica e direta, ensinando a partir de exemplos reais e com recursos da publicidade e propaganda, presentes no dia-a-dia dos telespectadores.

Para José Roberto Marinho, “o projeto traduz de forma exemplar o bom uso da comunicação em prol de uma educação de qualidade, complementando um ciclo de programas dedicados à formação básica”.

Outra modalidade de ensino a distância a ser aplicada pelo Telecurso TEC, a On-line, estará disponível a partir de 2008. Será organizada em turmas de educação a distância, permanentemente apoiadas por um tutor que conduz as atividades por meio de um ambiente virtual (clique aqui para mais informações).

José Roberto Marinho, José Serra e Alberto Goldman,
durante o lançamento do programa.
José Roberto Marinho, José Serra e Alberto Goldman, durante o lançamento do programa.