Localizada na Região de Sorocaba, a Escola Técnica Estadual Dr. Domingos Minicucci Filho conta com mais de mil estudantes matriculados em diversos cursos técnicos e integrados
Participaram do encontro mais de 560 estudantes matriculados no período da manhã l Foto: Célio Messias/Governo do Estado de SP
Dentre as atividades de abertura do segundo semestre letivo de 2024, cerca de 560 alunos que estudam no período da manhã na Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Domingos Minicucci Filho, localizada em Botucatu, receberam as boas-vindas do governador Tarcísio de Freitas, na manhã desta quarta-feira (31).
Participaram do encontro, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá; além de estudantes matriculados no Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Mecânica e Nutrição e Dietética.
Durante o evento, três alunos representaram os demais colegas e fizeram perguntas a Tarcísio de Freitas, sobre temas como a trajetória estudantil do governador, a estratégia para oferta de empregos no Estado e a importância dos cursos técnicos para o desenvolvimento do País.
Criada em 1936, a Etec foi integrada ao CPS em 1994. Atualmente, conta com 1.066 alunos, distribuídos entre cursos técnicos de Automação Industrial, Enfermagem e Mecânica, além do Ensino Médio integrado a Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica e Nutrição e Dietética. No processo seletivo para o segundo semestre de 2024, a Etec disponibilizou 80 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Automação Industrial e Mecânica, no período noturno.
Por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a unidade ainda administra duas classes descentralizadas, que oferecem cursos integrados em escolas estaduais de Botucatu.
Criatividade
Um grupo de estudantes da Etec Dr. Domingos Minicucci Filho classificou o projeto Monitoramento da saúde do paciente, utilizando a tecnologia IoT, para a 15ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que ocorrerá entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, pavilhão de exposições localizado na zona sul da Capital.
A criação dos alunos Luiz Mariotto, João Surreicao e Julio Sacramento integra dispositivos inteligentes que coletam dados biométricos em tempo real, como batimentos cardíacos, pressão arterial, padrões de sono e atividade física. Por meio de conexões sem fio, os dados são transmitidos para uma plataforma centralizada, onde são processados e analisados por algoritmos. A vigilância contínua e personalizada da saúde do paciente permite identificar padrões e detectar anomalias. As informações também podem ser acessadas remotamente. Eles foram orientados pelo professor Roger Felix.
Ensino Superior Tecnológico
A população da cidade conta também com a oferta de cursos superiores de tecnologia por meio da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Botucatu. A unidade tem 1.116 alunos matriculados, divididos entre as seguintes graduações: Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Logística, Produção Industrial e Radiologia. O processo seletivo para o segundo semestre de 2024 ofertou 280 vagas para os cursos citados.
Recentemente, a Fatec foi responsável pelo primeiro registro de software para o CPS. O professor do curso de Agronegócio da unidade, Geraldo de Nardi Junior, criou um sistema de monitoramento de casos de brucelose, uma doença infectocontagiosa de grande impacto econômico na pecuária.