Google abre inscrições para Etecs no StartUp in School 2018

Alunos e professores passam por capacitação pela consultoria Ideias de Futuro em parceria com a multinacional; unidades que não tenham recebido programa semelhante tem preferência

21 de fevereiro de 2018 9:47 am Etec, Institucional

App criado por alunos da Etec e Fatec de São Caetano do Sul foi lançado no Google Campus em outubro | Foto: Divulgação

O programa StartUp in School está com inscrições abertas para Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) que queiram receber a consultoria em 2018. Esta é a terceira edição da parceria, que envolve o Centro Paula Souza, Google e Ideias de Futuro para levar lições de empreendedorismo a alunos e professores.

Neste ano, podem se inscrever unidades atendidas pelas supervisões regionais Leste, Noroeste, Sul/Baixada, Araçatuba e São José do Rio Preto, com prioridade para as escolas que não receberam esse programa ou similares até 2018. A submissão de interesse deve ser feita pela internet até dia 26. A divulgação das oito escolas selecionadas será feita em 6 de março.

Nesta edição, o curso Competências Empreendedoras na Escola, destinado aos professores, terá 20 horas em vez de 8, incluindo 12 horas na modalidade a distância. Também haverá novas premiações, destacando a Etec com maior cultura empreendedora e premiação adicional para os grupos de estudantes com bom desempenho nas atividades aplicadas na escola.

Ao longo do programa, os alunos passam por uma capacitação que inclui conceitos de design thinking, programação e modelo de negócios, e também  participam de uma competição para criar novas startups. Na última etapa do concurso, os grupos vencedores de cada escola concorrem entre si por um espaço na final, com apresentação de projetos e um Day Camp no campus do Google, na Capital. Os campeões recebem mentoria da Ideias de Futuro durante três meses para continuar aprimorando sua empresa.

Resultados

O StartUp in School já foi aplicado em 17 escolas e produziu startups de sucesso, que saíram do papel. Um dos grupos vencedores da edição de 2016 aproveitou a premiação do ano passado para lançar aplicativo originado no programa, o Walp, disponível para download gratuito para celulares. O projeto, criado por alunos da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, une organizações não-governamentais e doadores e facilita o contato entre os dois. Veja mais informações sobre as edições de 2016 e 2017.

Compartilhe


Veja também