SiJOGA chega à 5ª edição e movimenta a Fatec Carapicuíba

O SiJOGA terá a participação de profissionais do setor de game e mostra de projetos universitários; evento online começa nesta quinta-feira

23 de junho de 2022 2:22 pm Fatec

A quinta edição do simpósio virtual, SiJOGA, começa nesta quinta-feira e vai até sábado | Foto: Gstudioimagen – Freepik

Hoje começa a quinta edição do SiJOGA – Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos. Organizado por alunos do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Carapicuíba, o evento virtual contará com palestras ministradas por profissionais de games, além da apresentação de uma mostra com projetos de jogos, feitas por alunos ao decorrer do semestre com a melhor avaliação dos docentes. Para participar do evento, acesse o site.

Durante o simpósio, alguns jovens vão exibir trailers e pitchs de games desenvolvidos para os projetos de trabalho de conclusão de curso. As defesas dos trabalhos acadêmicos acontecem nos dias 24 e 25 de junho.

“Desde o início, propomos um evento para dar visibilidade à produção do curso, até então restrita à sala de aula. Hoje temos alunos engajados, um portfólio de jogos consistente, com acesso disponível para a comunidade em geral, e o reconhecimento da mídia e da indústria, que fica de olho nos talentos que estamos formando. Isso é muito gratificante”, comenta a professora Érika Caramello, organizadora do SiJOGA.

Tendência de mercado

Os jogos online seguem crescendo no Brasil, seja como atividade de entretenimento ou ferramenta de estímulo educacional para jovens e crianças. Para o professor Carlos “Beto” Paiva, a programação do evento também tem a função de apresentar toda dinâmica do curso para os interessados. “A atividade serve ainda para envolver os futuros alunos, principalmente neste período em que as inscrições para o vestibular estão abertas”, afirma. Segundo o professor, o SiJOGA é uma vitrine para mostrar aos interessados o que a graduação é capaz de produzir.  “Somos uma faculdade pública e hoje contamos com alunos e ex-alunos que trabalham em grandes estúdios de games no Brasil e no exterior”, conclui.

As inscrições para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do segundo semestre de 2022 devem ser feitas até as 15 horas do dia 28 de junho, pela internet. O processo seletivo para o ingresso do curso, no segundo semestre, oferece 80 vagas – sendo 40 no período da manhã e 40 para as turmas da noite.

5º Simpósio de Jogos Digitais e Analógicos – SiJOGA

Curso de Tecnologia em Jogos Digitais – Fatec Carapicuíba

Data: 23 a 25 de junho de 2022

Mais informações : https://linktr.ee/sijoga

Lives com convidados

Dia 23/6/2022, quinta-feira, a partir das 9h (manhã) e 19h (noite)

Transmissão ao vivo no Youtube

Bancas de Defesa de TGs

Dias 24 e 25/6/2022, sexta-feira e sábado.

Bancas públicas ao vivo no YouTube – vide horário na plataforma

Jogos disponíveis para download gratuito na Itch.io do SiJOGA

Mostra Melhores do SMAUG

Mesas redondas com gamedevs disponíveis apenas para alunos do curso na plataforma Microsoft Teams.

Jogos disponíveis para download gratuito na Itch.io do SiJOGA