Durante o fim de semana, competição de desenvolvimento de aeronaves pilotadas remotamente envolve estudantes de instituições de educação profissional de todo o País
Equipe da Etec de Itatiba chegou a Itajubá, Minas Gerais, nesta quinta (1º) para credenciamento na Fórmula Drone l Foto: Divulgação
Estudantes de sete Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os representantes paulistas da edição 2019 da Fórmula Drone, que começa nesta sexta-feira (2) e segue até domingo (4), na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais. Promovida pela Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade (SAE Brasil), a competição consiste no desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados, pilotados remotamente, desde a concepção, detalhamento do projeto, construção e testes, até colocá-los efetivamente à prova diante dos projetos dos colegas. Alunos de educação profissional de todo o País, orientados por professores de suas respectivas instituições, participam da Fórmula Drone divididos em equipes de até 15 integrantes.
“Esse tipo de atividade estimula competências fundamentais para o bom desempenho profissional dos estudantes de cursos técnicos”, avalia a coordenadora de projetos da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza – Inova CPS, Meire Yokota. “Mais que um drone, eles são desafiados a desenvolver aptidões como planejamento, criatividade, empreendedorismo, captação de recursos, liderança, trabalho em equipe e capacidade de vender projetos e ideias.”
Participam desta terceira edição do evento estudantes das Etecs Bento Quirino (Campinas), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Vereador e Vice-Prefeito Sérgio da Fonseca (Ibitinga), Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Sylvio de Mattos Carvalho (Matão), Pedro Ferreira Alves (Mogi Mirim) e Coronel Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba).
Edições anteriores
É a segunda vez que as Etecs estão na competição. No ano passado, Itatiba foi a Etec melhor colocada, com o terceiro lugar entre 39 equipes. “A Fórmula Drone é uma competição de tecnologia diferente de tudo que já havíamos participado”, afirma o diretor da unidade, Cristiano de Oliveira. “Durante as provas dá para notar a empolgação e motivação dos alunos, uma experiência incrível para todos os participantes.”