Sessão no Senado Federal debate caminhos para educação profissional

Convidada pelo senador Marcos Pontes, diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, apresentou a instituição e discutiu o avanço da modalidade de ensino

14 de novembro de 2023 12:23 pm Institucional

Personalidades homenageadas com a condecoração Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek | Foto: Geraldo Magela

Nesta segunda-feira (13), no plenário do Senado Federal, em Brasília, a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, apresentou um panorama da instituição com informações e números, a convite do senador astronauta Marcos Pontes. A sessão especial teve como objetivo celebrar o Dia da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), comemorado anualmente em 23 de setembro.

Na oportunidade, Laura Laganá destacou a importância de ampliar a oferta de cursos gratuitos em todo o Brasil, a exemplo das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. “A tendência é aumentar cada vez mais a modalidade de ensino no País frente aos investimentos que têm sido feitos nos estados. Em São Paulo, as Etecs e as Fatecs estão presentes em diversas localidades, principalmente nas periferias, onde é necessário garantir oportunidades de emprego para os jovens e ascensão social para suas famílias”, afirmou.

A diretora-superintendente do CPS ressaltou ainda a possibilidade de diversificar a modalidade com a integração da rede básica de ensino. “O governador Tarcísio de Freitas tem como uma de suas prioridades a oferta de cerca de 80 mil novas vagas nas escolas da Secretaria da Educação, a partir de 2024, visando atender ao quinto itinerário do Ensino Médio”, disse.

Por sua vez, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, também reforçou o diferencial do Ensino Médio integrado à educação profissional e considerou a sessão especial do Senado uma oportunidade para mostrar que esse é o melhor caminho para aprimorar a educação no Brasil. “Todos os números apontam para isso. O Ensino Médio pode ser o melhor sozinho, mas quando acrescenta a educação profissional, a gente vê uma significativa diferenciação, seja na empregabilidade ou no acesso ao Ensino Superior”, ressaltou.

O evento contou ainda com a participação de representantes de diversas instituições do ramo, como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, colégios técnicos de Campinas e Limeira da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e de Guaratinguetá, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto de Artes e Ofício de São Paulo.

“A educação profissional e tecnológica é uma transformação de vida. Significa dar oportunidade aos jovens, especialmente quem vive em condições de vulnerabilidade social. É a porta de entrada para realizar sonhos, gerar empregos e desenvolver atividades que vão transformar suas histórias” disse o senador Marcos Pontes, que conduziu a sessão.

Ao final da cerimônia, juntamente a outros profissionais, a diretora-superintendente do CPS foi homenageada com a condecoração Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, em reconhecimento ao trabalho feito na instituição.

Frente Parlamentar

De acordo com Marcos Pontes, a EPT possibilita aos estudantes acesso a uma formação mais adequada às demandas do mercado de trabalho, preparando os jovens de forma mais efetiva para os desafios do mercado do trabalho. No período da tarde foi criada a Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica, que tem como objetivo fortalecer a educação profissional no País, buscando promover políticas e ações que impulsionem a modalidade.

Com informações da Agência Senado

Assista à sessão na íntegra: