Serra entrega Fatec de Mogi das Cruzes

Nesta sexta-feira, 13, o governador José Serra entregou oficialmente a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes. A unidade oferece 80 vagas para o curso de tecnologia em Redes de Empresas, Associativismo e Cooperativismo […]

13 de março de 2009 2:26 pm Fatec

Nesta sexta-feira, 13, o governador José Serra entregou oficialmente a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes. A unidade oferece 80 vagas para o curso de tecnologia em Redes de Empresas, Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio e é a segunda instalada no Alto Tietê, que já contava com a Fatec de Itaquaquecetuba. O evento contou com as presenças do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

Quadragésima sexta Fatec em funcionamento no Estado, a unidade iniciou suas atividades em setembro de 2008 e está instalada em um prédio, cedido pela Secretaria Estadual da Educação, reformado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O bloco térreo abriga 11 salas administrativas, um mini-auditório, três laboratórios de informática com 20 computadores cada, cozinha, refeitório, vestuários e quadra poliesportiva. No 1º andar, estão as 12 salas de aulas da unidade, três salas de estudo e a biblioteca.

Durante a cerimônia, o governador também anunciou a implantação de um novo curso na unidade, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, para o 2º semestre de 2009. “É um curso muito importante na área das profissões exigidas para o desenvolvimento de São Paulo”, ressaltou Serra.

Na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a Capital, há 11 Fatecs em funcionamento. Desse total, cinco unidades – Guarulhos, Itaquaquecetuba, Santo André, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes – integram o Plano de Expansão do governo do Estado de São Paulo que, até 2010, vai aumentar em 100 mil a quantidade de matrículas das Escolas Técnicas (Etecs) e dobrar o número de Fatecs, passando de 26 – total em 2006 – para 52 unidades. Em dois anos, parte dessas metas já foi atingida: 34% no ensino técnico e 80% no tecnológico.

“A capacitação dos nossos jovens para o mercado de trabalho é a melhor resposta para a crise”, declarou Alckmin.

Ao ampliar sua rede de ensino profissionalizante, o governo do Estado amplia também as chances de entrada dos jovens no mercado de trabalho. De acordo com levantamento feito pela Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, realizada em 2007, o grau de empregabilidade dos tecnólogos formados pelas Fatecs é de 93,2%. O índice apresentou ligeira elevação em relação ao da última pesquisa, realizada no ano anterior, que foi de 92%. A média de remuneração dos ex-alunos é de 5,5 salários mínimos.

“Estamos desenvolvendo um ensino que se transforma em emprego, que vai consolidar São Paulo como centro de excelência na formação de mão-de-obra qualificada”, disse o governador.

“Quanto mais expandimos nossa rede e investimos na qualidade do nosso ensino, aumentamos a chance de inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, observou Laura Laganá.