Sustentabilidade: seminário tem aprendizado e projetos

Organizado pelo Centro Paula Souza, o evento está sendo realizado de forma online, com transmissão pela plataforma do Youtube; programação desta sexta-feira (8) começa às 15 horas

8 de outubro de 2021 10:34 am Etec, Fatec, Institucional

A educação pode mudar a consciência e aumentar a responsabilidade de todos com a sustentabilidade | Foto: Reprodução

Continua nesta sexta-feira (8) o Seminário de Boas Práticas de Sustentabilidade. Organizado pelo Centro Paula Souza, o evento está sendo realizado de forma online e busca oferecer a estudantes e docentes bons exemplos de uso dos recursos naturais e de preservação do meio ambiente, além de promover a proximidade entre escolas e empresas. O primeiro dia de atividades, nesta quinta-feira (7), contou com muita troca de conhecimentos, apresentação de projetos e tour virtual pela Escola Técnica Estadual (Etec) Padre José Nunes Dias, de Monte Aprazível. A programação de hoje começa às 15 horas, com transmissão ao vivo pela plataforma do YouTube.

A programação do seminário apresenta projetos desenvolvidos por Etecs e pelo setor industrial. “Iremos apresentar projetos com preocupação ambiental e as exigências do mercado atual, com o tema de sustentabilidade pós-pandemia”, explica a coordenadora de projetos da Cetec, Denise Moreira dos Santos.

Durante a abertura do evento, o Coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades de Araújo, explicou que o assunto faz parte da rotina educacional da instituição: “A preocupação do Centro Paula Sousa com o tema vem de décadas. Desde que as escolas técnicas começaram a desenvolver projetos, com professores e alunos, esse tema fez parte do ensino.”

A sustentabilidade é um tema que, com o decorrer do tempo, não se desgastou ou saiu de pauta. Ao contrário, é um problema que vem se agravando, em todos os aspectos e em todas as partes do mundo. “O tema tem dimensão global e a educação tem o papel importante de mudar a consciência e aumentar a responsabilidade de todos para com a sustentabilidade”, diz Araújo. “O ensino técnico oferece uma boa contribuição para a causa, com projetos que oferecem conscientização na prática. Essa contribuição se dá em sala de aula, em parceria com empresas e com outras instituições de ensino.”

A programação do primeiro dia de seminário contou com apresentações sobre o tema Caminhos para o futuro da energia limpa, abordando o cenário atual da energia no mundo, fontes, tipos e usos, além dos avanços para o futuro do setor. Outro assunto foi O cenário atual do desenvolvimento sustentável na indústria, que apontou os desafios globais, a definição do que é sustentabilidade e seus pilares. Além disso discutiu-se também Governança Social, Ambiental e Corporativa (ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance) e a sustentabilidade em meio à pandemia.

Também foi possível conhecer o projeto de Biodigestores de baixo custo e entender os benefícios e funcionalidades dessa iniciativa, além das vantagens de usar o recurso no ambiente escolar. Por fim, os participantes puderam acompanhar a apresentação do Projeto de piscicultura da Etec de Monte Aprazível.

Serviço
8º Seminário Boas Práticas de Sustentabilidade
Data: 7 e 8 de outubro
Horário: 15 horas
Local: YouTube dia 8

Compartilhe


Veja também