Etecs e Fatec ampliaram a presença no Estado de São Paulo com novas unidades, novos cursos e investimentos em modernização da infraestrutura da rede
Centro Paula Souza se consolida como referência nacional em educação profissional, tecnológica e inovação | Crédito: Roberto Sungi
O ano de 2025 foi marcado por avanços significativos no Centro Paula Souza (CPS), consolidando a autarquia como referência nacional em educação profissional, tecnológica e inovação.
Ao longo dos 12 meses, as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais ampliaram a presença no Estado de São Paulo com a inauguração de novas unidades, a criação de cursos inéditos e investimentos robustos na modernização da infraestrutura existente, além de resultados expressivos em avaliações educacionais, olimpíadas do conhecimento, feiras científicas e competições acadêmicas.
A seguir, confira os principais acontecimentos que marcaram cada mês de 2025:
O ano começou com a realização da prova do Vestibular das Fatecs do 1º Semestre de 2026, além de importantes conquistas estudantis, como premiações na Feira Virtual Stem Brasil 2024 e destaque de alunos no Provão Paulista Seriado. O CPS ganhou projeção internacional com a inclusão de um ex-aluno de Etec da Capital na lista Forbes Under 30.
O mês foi marcado pelo retorno às aulas nas Etecs e a inauguração de novas Fatecs em Rio Claro e Porto Ferreira. Também foram destaque no período a visita institucional do governador em exercício de São Paulo, Felício Ramuth, acompanhado da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em exercício, Stephanie Yukie Hayakawa da Costa, à Sede Administrativa do CPS. Houve a posse de Marcos Nogueira Martins como membro do Conselho Deliberativo e o reconhecimento com o Mérito Institucional do Prêmio Jovem Cientista entregue à Etec de Monte Mor, reforçando o compromisso do Centro Paula Souza com a educação de qualidade e o investimento em ciência e tecnologia.
O CPS celebrou o Dia Internacional da Mulher com homenagens e ações institucionais. Estudantes veteranos arrecadaram toneladas de donativos em trotes solidários aplicado aos calouros e conquistaram prêmios na Olimpíada de Educação Financeira e feiras científicas, como a 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O mês também foi marcado pela ampliação da oferta de cursos em CEUs da Capital e iniciativas para marcar o Dia Internacional da Água.
A forte presença do CPS em grandes eventos nacionais, como a Agrishow e a Gamescom Latam, foi destaque no período. Fatecs conquistaram notas de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), enquanto Etecs celebraram resultados expressivos com o acesso de mais de 4,5 mil etecanos a universidades públicas. Houve também a conquista do 1º lugar da Etec de Taboão da Serra na Olimpíada de Aplicativos.
O destaque do período foi a visita de intercambistas do CPS ao governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, antes que o grupo embarcasse para um período de estudos no exterior. O Centro Paula Souza foi reconhecido nacionalmente pelo incentivo à empregabilidade juvenil no Prêmio Ponte para o Trabalho 2025, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Foram realizados em maio a Semana Paulo Freire, dedicada ao patrono da educação brasileira, e a 1ª Primeira fase da InterFatecs, uma maratona de programação que envolve mais de 1,6 mil estudantes. Destaque para a inauguração da Fatec Olímpia, ampliando a oferta de cursos e especializações inéditas. No esporte, a estudante Larissa Silva Barros, da Etec de Ribeirão Preto, sagrou-se campeã mundial de muay thai na categoria entre 14 e 16 anos.
O anúncio de R$ 1,2 bilhão em investimentos para modernização de Etecs e Fatecs mereceu destaque em junho. Duas Fatecs foram inauguradas, nos municípios de Atibaia e Rio Claro, na região de Campinas. O período foi marcado pela aplicação dos exames do processo seletivo das Fatecs para o 2º semestre de 2025. Estudantes se destacaram em competições nacionais como a Olimpíada Brasileira do Saber, no Concurso Canguru de Matemática e durante o Hackathon Acadêmico do CPS de economia verde. A comunidade acadêmica se envolveu em ações solidárias, a exemplo da Campanha do Agasalho 2025, que mobilizou Etecs e Fatecs. Houve também o lançamento do Projeto piloto Ser CPS – Sistema de Acolhimento e Escuta, voltado ao acolhimento emocional de estudantes.
O mês teve início com o governador Tarcísio de Freitas assinando o decreto que criou a Fatec Porto Ferreira e a inauguração da Etec de Boituva. Ainda em julho, houve a aplicação da prova do Vestibulinho das Etecs para o 2º semestre aos mais de 64 mil inscritos. O período contou com a premiação de alunas da Etec de Jacareí durante a feira Tech Valley Summit. A professora Claudia Delfino apesentou projetos acadêmicos sobre linguística desenvolvidos nas Fatecs Praia Grande e Zona Leste na ‘13ª International Corpus Linguistics Conference’, na cidade de Birmingham (Inglaterra).
Agosto foi celebrado o aniversário de 80 anos da Etec Benedito Storani, em Jundiaí, consolidando a unidade como referência em qualidade de ensino. Foi o mês de publicação do decreto que criou a Fatec em Olímpia, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas. E ocorreu oficialização da doação de um terreno para a construção da Etec e da Fatec de Marília, que receberão R$ 50 milhões em investimentos. O período foi marcado, ainda, pela apresentação do novo modelo de gestão do Centro Paula Souza, reestruturação para modernizar a administração, agilizar processos, melhorar o atendimento à sociedade e valorizar os servidores. Por fim, foi destaque a conquista da medalha de bronze de uma equipe da Etec de Votuporanga na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).
O CPS promoveu ações permanentes de valorização da vida durante o Setembro Amarelo e consolidou seu protagonismo científico com a abertura da 16ª Feteps, com a apresentação de trabalhos acadêmicos inovadores produzidos por alunos de Etecs e Fatecs. As finais dos Jogos Escolares de São Paulo foram marcadas por conquistas protagonizadas por estudantes das Etecs, que subiram ao pódio em nove oportunidades durante o evento esportivo com atletas de 170 municípios paulistas. Além disso, o mês ainda reservou os resultados expressivos dos estudantes do Centro Paulo Souza no Enem – 35 Etecs estão entre as 50 escolas estaduais de SP com maiores notas no exame – e as comemorações pelos 65 anos da Etec de Araras.
O CPS celebrou os 56 anos da sua fundação com uma programação intensa voltada à inovação, tecnologia e empreendedorismo. O mês teve o prosseguimento da Feteps 2025, evento acadêmico de Etecs e Fatecs que atraiu mais de 30 mil visitantes ao Distrito Anhembi, em São Paulo, e recebeu a visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. O evento esteve repleto de recordes e novidades como MercadoTec e o Espaço Creator, além da Arena Robótica. Outro destaque do período foi a consolidação da parceria internacional do CPS com o governo do Reino Unido, com a realização da visita do diretor-executivo global do British Council, Scott McDonald, à sede da Administração Central, na Capital.
Os principais destaques do mês foram as 15 medalhas conquistadas por alunas das Etecs durante a Olimpíada Nacional Feminina de Química – Quimeninas 2025. A Olimpíada de Professores de Matemática rendeu premiação ao professor André Zanatto, da Etec de Campo Limpo Paulista. A realização da 5ª edição da Expo Game Jam, promovida pela Fatec de São Sebastião, resultou na criação de 12 jogos eletrônicos matemáticos desenvolvidos por alunos da unidade. Também foram realizadas as provas do Vestibulinho Etec 2026 e foram divulgadas as listas de selecionados no programa Intercâmbio Cultural CPS 2025, que ofereceu bolsas de estudos para cursos de língua estrangeira no exterior.
O mês foi marcado pela aplicação dos exames do Vestibular das Fatecs a mais de 63 mil candidatos. O curso mais concorrido entre os estudantes foi Engenharia Civil, uma das carreiras estreantes no processo seletivo. Em dezembro, o presidente Clóvis Dias apresentou o balanço da gestão e das conquistas acadêmicas do Centro Paula Souza no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Também foi apresentado aos gestores de toda a rede o Projeto Ser CPS – Sistema de Acolhimento e Escuta, uma ação permanente de acolhimento emocional a estudantes. O clima de fim de ano estimulou a solidariedade nas unidades de Etecs e Fatecs, com arrecadação de donativos, ações sociais e iniciativas sustentáveis, fortalecendo o vínculo das unidades com as comunidades locais.