Quintal produtivo da Etec de Limeira é finalista da Febrace

Estudantes de Limeira desenvolveram um kit para ensinar a plantar alimentos em casa, em vasos ou no quintal, e mostram o passo a passo para melhorar a alimentação da família e gerar renda extra

16 de fevereiro de 2021 11:52 am Etec

Professores e alunos da Escola Técnica de Limeira se preparam para apresentação do projeto durante a feira | Foto: Divulgação

A proposta de desenvolver um kit para estimular a produção sustentável de alimentos e ensinar a fazer um “quintal produtivo” foi uma das finalistas da 19ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). O projeto Kit Eco-Nutri foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do Ensino Técnico de Nutrição e Dietética Integrado ao Médio (Etim), da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira. O Centro Paula Souza estará representado por 19 trabalhos na competição, que tem a final marcada para acontecer entre os dias 15 e 27 de março, de forma virtual.

O Kit Eco-Nutri inclui o Manual Acessível da Alimentação Saudável e Sustentável, ferramentas e insumos como sementes, mudas, adubos e defensivos. A ideia da equipe formada por Felipe Milk, Fernando Cyrillo e Gustavo Kühl de montar esse projeto começou a amadurecer em 2019, mas após a pandemia algumas etapas tiveram de ser adaptadas por causa das regras da quarentena. Apesar disso, eles não desanimaram e acreditaram que o kit poderia ser até uma solução para este momento de crise sanitária em que a população está mais dentro de casa e precisa cuidar melhor da alimentação, mas enfrenta desafios como a perda ou queda da renda.

“Muita gente não sabe, mas é possível cultivar uma variedade grande de alimentos em espaços pequenos e até em apartamentos. Com a pandemia, o tema do TCC ganhou ainda mais pertinência”, afirma Felipe. A pesquisa do grupo identificou outras vantagens da prática da horticultura sustentável, como o combate à ansiedade e estresse e a possibilidade de unir as pessoas. “São benefícios que preservam a saúde mental e estreitam as relações familiares.”

A parte prática do TCC contou com o plantio de culturas como manga palmer, melancia, ora pro nobis, alface, rúcula, tomate, abobrinha, chuchu e milho. A maioria dessas mudas foi plantada em tubos de PVC, garrafas PET e pneus. Apenas as frutas foram cultivadas no solo, mas, segundo os alunos, poderiam ter se desenvolvido também em vasos maiores.

Cada aluno fez o plantio na sua própria casa para acompanhar no dia a dia, a evolução e grau de dificuldade de cada espécie. As informações foram registradas por meio de anotações, vídeos e fotos no Diário de Bordo, que fez parte da documentação do TCC e ajudou a validar a eficiência dos itens presentes no Kit Eco-Nutri.

Materiais e utensílios fazem parte do Kit Eco-Nutri desenvolvido para incentivar a prática do cultivo sustentável e saudável de plantas | Foto: Divulgação
Materiais e utensílios fazem parte do Kit Eco-Nutri desenvolvido para incentivar o cultivo sustentável e saudável de plantas | Foto: Divulgação

Saúde na mesa e no planeta

O projeto foi dividido em três etapas, detalhadas no Manual Acessível da Alimentação Saudável e Sustentável. Com uma linguagem e layout bastante didáticos, a publicação tem a proposta de incentivar pessoas inexperientes a se aventurarem no mundo da horticultura sustentável. O Manual traz informações sobre o valor da alimentação saudável e sustentável do ponto de vista da saúde e da economia.

A orientadora do TCC, Margarete Galzerano, ressalta os benefícios do quintal produtivo: “Além de garantir economia na feira e melhorar a alimentação da família, a cultura sustentável ainda pode gerar renda extra por meio da venda do excedente da produção”. O projeto contou também com a co-orientação da educadora Jacqueline Duarte.

A segunda parte do Manual traz o passo a passo de como fazer o quintal produtivo. Reúne, por exemplo, instruções de como plantar e produzir sementes, regar as plantas, adubar, limpar, colher e usar as ferramentas. A terceira parte aborda técnicas para higienizar e consumir legumes e frutas. Essa parte final inclui receitas práticas, criativas e baratas, além de um sumário com informações nutricionais de cada alimento.

O Manual traz também receitas simples para preparar substâncias antipragas eficientes e inofensivos para o meio ambiente. É barato e prático, acompanhe o passo a passo abaixo:

Composteira de fungos

Corte uma garrafa PET para usar como recipiente

Primeiro coloque terra no fundo pavimentando a primeira camada da composteira

Depois acrescente folhas secas ou qualquer resíduo vegetal triturado

Na sequência, coloque caules, raízes e cascas. Só não utilize proteína animal porque o cheiro é muito forte.

Acrescente areia e cubra o recipiente

Abra a composteira apenas para molhar e mexer

Faça furos no recipiente para escoar o líquido que se forma e guarde

Ao final de um mês, a experiência renderá dois tipos de antipragas: a pasta orgânica e o líquido (chorume) que se formou