Filtro de Daltonismo

Projetos de Etecs são destaque no Dia Nacional do Pesquisador Científico

Comemorada em 8 de julho, data celebra importância da ciência para o desenvolvimento do País; conheça projetos de pré-iniciação científica de duas Etecs com bolsas do CNPq

8 de julho de 2024 8:00 am Etec, Parcerias, Projetos, Qualidade de Ensino

Aluna da Etec Cepam, localizada na Capital, durante atividade de incentivo ao ingresso de meninas na ciência | Foto: Divulgação

Celebrado no dia 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico ressalta a importância da ciência para o desenvolvimento do País e homenageia os pesquisadores que dedicam suas vidas ao avanço do conhecimento científico e tecnológico na sociedade. Reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), o Centro Paula Souza (CPS) estimula a participação de estudantes e professores de Escolas Técnicas (Etecs) e de Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em atividades de pesquisa aplicada sob várias vertentes. Entre os destaques, estão os programas de iniciação científica com bolsas de instituições de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Por meio desses projetos, esperamos ampliar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, avalia o presidente do Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do CPS, Fernando de Almeida. “Queremos contribuir com a formação de recursos humanos, além da produção de conhecimento e sua aplicação prática para solução de problemas no mercado de trabalho”, completa a vice-presidente do comitê, Rosemeire dos Santos Almeida.

Aproximação com a universidade

Localizada no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da Capital, a Etec Cepam dispõe de três iniciativas desenvolvidas atualmente com recursos do CNPq. Supervisionadas, respectivamente, pelos professores Alexandre Piero, Erika Caracho Ribeiro e Silvia Craveiro, as pesquisas contam com a participação de 14 alunos e abordam os temas Vivências Educomunicativas, Ensino Técnico no Campo de Públicas no Brasil: um estudo exploratório, e Olhar Direto de Saberes: educação de qualidade no pós-pandemia.

De acordo com a diretora da unidade, Erika Caracho Ribeiro, muitos estudantes que participam da pré-iniciação científica conseguem ingressar no ensino superior público, principalmente na USP, que é uma das parceiras dos projetos. “O resultado mostra que a aproximação da Etec com a universidade, por meio de trabalhos de pesquisa científica, inspira a trajetória dos nossos estudantes”, afirma.

Desenvolvimento de ideias

Também com bolsa do CNPq, as alunas Ana Júlia Inocêncio de Oliveira e Cecília Oliveira Lima, da Etec de Ibaté, localizada na região Central do Estado, realizaram ações voltadas à divulgação do programa Dignidade Íntima, que garante acesso de estudantes a meios adequados de higiene pessoal nas escolas. Sob supervisão das professoras Andreia Carlino e Vanessa Chacon, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e incluiu palestras, minicursos, entrevista à Rádio UFSCar, concursos de desenho e literatura, análises de dados e elaboração de artigo científico.

“O estímulo à ciência e à pesquisa é a base para uma sociedade cada vez mais livre de tabus e preconceitos, se apoiando no desenvolvimento de ideias por meio de metodologias adequadas”, ressalta o diretor da unidade, Plínio Gabriel João. Segundo ele, o contato com cientistas renomados revigora a vontade e o empenho dos alunos.

Entrevista à Rádio UFSCar foi uma das ações de estudantes da Etec de Ibaté para divulgação do programa Dignidade Íntima | Foto: Divulgação

Compartilhe


Veja também