Projetos de Etecs entusiasmam visitantes em evento de inclusão

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, e Jorge Street, de São Caetano do Sul, estão fazendo sucesso no 5º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para pessoas com deficiência. Os estudantes dessas […]

2 de agosto de 2013 12:00 pm Institucional

Alunos demonstram funcionamento da muleta Art-Crucht. / Foto: Divulgação.

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, e Jorge Street, de São Caetano do Sul, estão fazendo sucesso no 5º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para pessoas com deficiência. Os estudantes dessas unidades expõem no evento protótipos desenvolvidos em atividades escolares. As inovações e o uso de materiais que barateiam os custos estão atraindo visitantes ao estande do Centro Paula Souza.

O convite para que a instituição expusesse trabalhos das escolas partiu da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Linamara Rizzo Battistella. Os únicos alunos de ensino técnico a participar do encontro são do Paula Souza.

“Fisioterapeutas, profissionais da área da saúde, dirigentes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais gostaram muito do que estamos expondo, pela funcionalidade e baixo custo. Querem levar os protótipos expostos imediatamente”, conta o diretor da Etec de Itatiba, Anderson Wilker Sanfins. “Os profissionais dessa área estão procurando uma solução urgente e de baixo custo.” Segundo Sanfins, a ideia é que os produtos cheguem, sim, ao mercado, por meio da Agência de Inovação Inova Paula Souza.

O tema do encontro neste ano é Tecnologia Assistiva nos Serviços ao Público. O evento, que está no Palácio de Convenções do Anhembi, termina nesta sexta-feira, 2.

Conheça os produtos expostos:

Etec Jorge Street

Assento Preferencial Eletrônico – Criado para evitar que os assentos de uso preferencial de metrô, trens e ônibus sejam utilizados de forma inadequada. Um cartão magnético faz a liberação do assento apenas para pessoas com deficiência, idosos e gestantes. No restante do tempo, o banco fica recolhido e, portanto, inacessível.

Etec Rosa Perrone Scavone

Step by Step – Reabilitador de marcha desenvolvido para minimizar as dificuldades motoras das pessoas com paralisia cerebral, paraplegia e tetraplegia. A pessoa é estimulada a andar em uma espécie de simulador de caminhadas. Com design inovador, tem custo reduzido e é ambientalmente responsável.

Tutor de Marcha – Trata-se de um equipamento de locomoção semelhante a pernas. Com simples movimento, ajuda o usuário a se mover passo a passo, com segurança. É destinado a pessoas paraplégicas, com controle parcial ou total do tronco. Colabora com a melhora dos movimentos musculares e das articulações, contribuindo para a prevenção de osteoporose precoce e doenças renais.

Andador ergonômico “EVOLUTION” – Este novo andador foi desenvolvido com um sistema de amortecimento, impedindo que os músculos recebam diretamente os impactos que ocorrem durante a utilização. Outra inovação é o assento. Quando se cansa, o paciente usa o andador para sentar.

Muleta que vira banco – Art-Crucht – Este equipamento visa o conforto e busca minimizar o cansaço enfrentado no dia a dia por pessoas que usam muletas. O usuário, além de possuir uma confortável muleta, tem um banco de descanso. O mecanismo de apoio é leve, seguro e de fácil manuseio por ser fabricado em alumínio.

Hand Bike – O equipamento é semelhante a um triciclo, desenvolvido para pessoas paraplégicas. Impulsionado por movimentos simples, ajuda o usuária se locomover rapidamente e com segurança.

Compartilhe


Veja também